Navegando por Palavras-chave "Economic Development"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das estratégias de desenvolvimento industrial e inserção internacional da Coreia do Sul no período de 1960-1980.(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Sala, George Oliveira [UNIFESP]; Dessoti, Fabiana Rita [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0595866131747817Este trabalho busca descrever, em termos gerais, quais foram os principais fatores que determinaram o desenvolvimento industrial sul-coreano, com objetivo de entender com um olhar mais crítico o conjunto e a complexidade das variáveis que integram o esforço do desenvolvimento. A abordagem deste artigo leva em conta, ainda que brevemente, experiências de desenvolvimento de outros países, em diferentes conjunturas e períodos históricos, principalmente entre os séculos XIX e XX, como foco nas políticas industriais, comerciais e tecnológicas (ICT) colocadas em prática nestes, com a intenção de analisar possíveis padrões históricos existentes nos países que atingiram um nível de desenvolvimento industrial mais elevado e sua relação com a economia de mercado. Para realizar uma análise mais completa, utiliza-se algumas das principais teorias do comércio internacional e do desenvolvimento que se relacionam mais diretamente com a Coreia do Sul, assim como conceitos da economia política internacional. A hipótese é de que o desenvolvimento da Coreia do Sul não necessariamente foi consequência de um fator específico, mas foi influenciado por uma conjuntura externa e interna e estratégias adequadas ao seu momento que contribuíram para os resultados atingidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das limitações existentes no Brasil para a implementação da 4ª Revolução Industrial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Oliveira, Maluã [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto Feldmann [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225Em um primeiro momento, é apresentada uma breve definição da Quarta Revolução, seguida de uma análise das suas potencialidades, limitações e dos problemas que podem surgir, destacando o atual estágio tecnológico da indústria brasileira. Paralelamente, são examinadas as restrições que o Brasil enfrenta em sua capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, e desigualdade estrutural e regional e investimento que podem dificultar a implementação efetiva de uma indústria 4.0. Posteriormente, explora-se a discussão sobre como o atraso no processo industrial, decorrente do histórico do subdesenvolvimento, gerou um desafio significativo para o sucesso da indústria 4.0. Nesse contexto, serão consideradas a Teoria do Subdesenvolvimento de Furtado e Prebisch, além da Teoria da Complexidade, visando justificar o atraso industrial como um obstáculo intrínseco ao desenvolvimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Austrália: fatores de desenvolvimento em país exportador de matéria-prima(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-04) OLIVEIRA, Isabel Cristina Elias de Souza, UNIFESP; Tessari, Cláudia Alessandra, UNIFESP; http://lattes.cnpq.br/8309807316441794De uma colônia penal a um dos poucos países abaixo da linha do Equador que se enquadra no padrão de desenvolvimento do Norte. Sua riqueza oriunda de minas de ouro faz da Austrália uma incógnita. É a décima terceira economia do mundo com PIB per capita similar ao dos Estados Unidos e maior do que o de países como o Reino Unido e o Japão. Ficou em segundo lugar na classificação de Índice de desenvolvimento humano em 2010. Assim como Brasil e Canadá, a Austrália não possui complexidade econômica tão elevada quanto de países como Estados Unidos e Alemanha e tanto sua pauta exportadora quanto seu PIB são primordialmente originários de exploração de matéria-prima. Esse estudo tem por finalidade esmiuçar o desenvolvimento econômico da Austrália de modo a esclarecer quais fatores foram fundamentais para que tal evolução social e econômica ocorresse em um país primário exportador. ABSTRACT From a penal colony to a highly developed country in the Southern Hemisphere. Its Wealth from gold make an incognito. Australia has the world's thirteenth-largest economy, tenth-highest per capita income, similar to USA, higher than United Kingdom and Japan, and second-highest Human Development Index (2010). Like Brazil and Canada, Australia is not comparable to advanced economies for economic complexity. Export products include natural resources, mainly. This study aims to explore the economic development of Australia with the intention of clarifying which factors were fundamental for the social and economic evolution of this primary exporting country.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mercado De Trabalho Brasileiro Recente: Uma Análise Das Condições Da Aproximação Ao "Pleno Emprego"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-07-10) Barros, Andre Correa [UNIFESP]; Carvalho, Marcelo Soares De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Discussion About The Labor Market And The Possible Occurrence Of A Full Employment Situation Was Observed Recently In The Brazilian Economy, More Precisely Until Mid-2014, During Which The Unemployment Rate Calculated By Ibge Reached A Historically Low Mark Of 4,8%. After This Period, However, The Labor Market Has Been Registering Successive Decreases In The Generation Of Jobs, Which Consequently Contributes To A Significant Increase In The Brazilian Unemployment Rate. Given This Employment Context, The Study Aims To Contextualize The (Specific) Experience Of Growth Of The Brazilian Economy Within The Period 2002-15, As Well As The Characterization Of Jobs Generated At The Specific Moment In Which Favorable Conditions Were Observed Full Employment Situation. This Focus Was Chosen Due To The Fact That In The Face Of A Significant And Rapid Rise In The Unemployment Rate At A Later Time The Nature Of The Jobs Previously Generated Would Not Correspond To That Of Full Employment In Its Context Of Developed Econo