Navegando por Palavras-chave "Dinâmica social"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O mal-estar dos professores da rede de ensino estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-28) Tomassini, Marcelo Goes [UNIFESP]; Dias, Marian Ávila Lima e; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735; http://lattes.cnpq.br/9739330006532006A educação e as instituições escolares nas sociedades contemporâneas apresentam uma série de situações que indicam um mal-estar do professor das perspectivas econômica, social e psíquica. A presente pesquisa busca investigar este mal-estar associado à profissão dos professores da educação básica da rede de ensino estadual de São Paulo e o modo como ele se manifesta mediado por suas dinâmicas sociais e de precarização do trabalho. Investigamos o modo particular do mal-estar docente se estabelecer como sofrimento e como realiza, a partir disso, uma marca no modo de ser docente. Por meio de entrevistas com os professores da rede de ensino estadual de São Paulo, sob variados regimes de contratação e tempos de magistério, analisamos o mal-estar como um fenômeno que é simultaneamente parte do processo civilizatório e resultado de uma dinâmica social determinada historicamente. A partir do livro O mal-estar na civilização, de Sigmund Freud e da escuta de quatro professores e quatro professoras entrevistados, compreendemos as bases e os fundamentos da intensidade deste mal-estar, que se manifesta em um sofrimento hegemonicamente de caráter destrutivo e não criativo. Analisamos, a partir das entrevistas semiestruturadas, que o mal-estar docente na rede de ensino estadual de São Paulo produz uma dinâmica social no interior das escolas que favorece sociabilidades regressivas, adoecimentos e modos e estratégias de defesa individuais ou em grupo. A análise dos dados da pesquisa nos fez ampliar a leitura do conjunto dos textos freudianos, assim como sua relação com os escritos de Theodor W. Adorno sobre educação e formação. Na medida em que este mal-estar se espraia para variadas perspectivas sociais e culturais, Adorno nos ajuda a compreender as formas regressivas pelas quais a modernidade e o mal-estar se estabeleceram na atualidade. Também foram utilizados referenciais relacionados ao psicanalista Sándor Ferenczi, que ampliou as possibilidades de compreender os fenômenos traumáticos e sua relação com a realidade social, através do desmentido e das manifestações de cisões do Eu, assim como um conjunto de outros autores que pensam as dimensões psíquicas e sociais do mal-estar contemporâneo. Nossas investigações apontaram que o mal-estar docente reflete uma variável complexa de fenômenos econômicos, culturais, sociais e psíquicos que não podem ser analisados isoladamente, sob o risco de construir uma leitura mutilada deste mal-estar, ora culpabilizando o professor individualmente, ora refletindo determinismos sociais sem apreender as particularidades do modo de sofrer destas professoras e professores.