Navegando por Palavras-chave "Digital influencers"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Influenciadores digitais e a divulgação de conhecimento científico sobre Diabetes Mellitus em redes sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Guimarães, Julia de Almeida Tavares [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/2566128388905337; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O Ministério da Saúde determina que implementar ações básicas de diagnóstico e controle do diabetes nos diferentes níveis de atendimento do SUS é de extrema urgência, alinhando-se ao compromisso ético-político de defesa da vida. Imerso na era da cibercultura, o sistema vem apostando em inovações nos modos de produção de cuidado em saúde no país, contando com o meio digital e as redes sociais virtuais como aliados neste processo, seguindo seus novos ritmos de produção de conteúdo e de divulgação científica. Objetivo: Analisar a produção de conteúdo e as interações geradas a partir do compartilhamento de postagens sobre diabetes no Instagram. Por um lado, acompanhando o perfil do Ministério da Saúde e, por outro, de uma influenciadora digital que convive com a condição e compartilha seu cotidiano na rede. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza enquanto metodologia a etnografia virtual. O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira foi o acompanhamento das publicações feitas pelos perfis selecionados assim como das interações ocorridas; a segunda, a seleção, categorização e análise das publicações acompanhadas. Resultados: A pesquisa contou com 25 publicações selecionadas, cinco realizadas pelo perfil do Ministério da Saúde e 20 realizadas pelo perfil da influenciadora. Elaboramos seis categorias para enquadrar e discutir as postagens de acordo com a natureza de seus conteúdos. Conclusão: A divulgação de conhecimento e o compartilhamento do cotidiano nas redes sociais tem avançado e influenciado modos de vida, de consumo e do cuidado em saúde, como o autocuidado das pessoas com diabetes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A propaganda de medicamentos isentos de prescrição no universo dos influenciadores digitais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-16) Monzú, Esther Cristina de Almeida [UNIFESP]; Andréo Filho, Newton [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4715398927727906; http://lattes.cnpq.br/9926987624511469Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), automedicação é a seleção e o uso de medicamentos (incluindo chás e produtos tradicionais) por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas. Atualmente, estamos convivendo em uma era que no ano de 2018, mais da metade da população mundial já possuía acesso à internet, somando mais de quatro bilhões de pessoas conectadas . O Brasil se destaca nesse cenário, sendo o terceiro com mais tempo de acesso, com média de nove horas por dia, além de contar com mais de 150 milhões de usuários de internet, sendo que, mais de 90% também já são ativos nas redes sociais, segundo relatório publicado pelo We Are Social em 2020. A influência social possibilita alterar o comportamento das pessoas à mensagem emitida, e torna-se uma influência das mídias sociais dependendo do canal de propagação. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo entender a propaganda de medicamentos isentos de prescrição no atual cenário das redes sociais através da publicidade realizada pelos influenciadores digitais. Os resultados obtidos demonstraram que a atuação dos influenciadores já são parte da nossa sociedade assim como a utilização de medicamentos isentos de prescrição e dessa forma devemos compreender como essa relação pode coexistir. É importante pensar sobre a fiscalização desses meios de publicidade e urgentemente de uma atualização da legislação da propaganda de medicamentos para que sua nova versão condiga com as atuais necessidades da sociedade.