Navegando por Palavras-chave "Design gráfico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)DE+DG Framework para comunicação entre designers educacionais e designers gráficos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-11) Goyeneche, Ana Clara Viola [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/9338403599780927A atuação do Designer Educacional, especialmente no contexto EaD, prevê a articulação entre os diferentes profissionais da equipe multidisciplinar, de modo a garantir uma experiência de aprendizagem adequada ao contexto e às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Para cumprir esse papel de articulador é importante que o DE compreenda aspectos fundamentais das áreas com que se relaciona. O presente trabalho propõe um framework para auxiliar Designers Educacionais na análise da interface de projetos solicitados a Designers Gráficos, permitindo uma comunicação mais clara entre os profissionais e gerando proejtos melhores para a aprendizagem do aluno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Ativista: Um olhar da história da arte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-24) Garotti, Josiane Vieira [UNIFESP]; Brandão, Angela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779; http://lattes.cnpq.br/8890599488684624O movimento Design Ativista é um coletivo que reúne designers e artistas digitais de todo Brasil e surgiu como uma reação sociopolítica de quem "não aguenta mais" a situação no Brasil em 2018, ano de eleição presidencial e grande avanço das fake news no país. O movimento de cunho ideológico surge como uma forma de utilizar os conhecimentos gráficos e de produtos digitais de designers de todo o país para conscientizar politicamente o público consumidor das redes sociais, mais precisamente, o Instagram. Esse texto tem como base pesquisas bibliográficas para um olhar histórico e artístico sobre o uso do design como ferramenta social e política em direção ao movimento Design Ativista no Brasil. Tem como objetivo trazer à tona a importância do papel social do designer, sua influência política e o uso do design como forma de impacto social, à contrapelo da busca por lucros dentro do sistema empresarial e capitalista mundial, como foi comumente compreendido. Com a alta circulação das imagens no mundo atual decorrente das redes sociais, pretendo discorrer sobre o impacto dessas imagens, produzidas e compartilhadas pelo movimento, como sociedade e como indivíduos. Este trabalho também contempla o uso de metodologias e conhecimentos de design incluídos sob o contexto e o olhar da história da arte, inserindo o design e a produção digital e cartazes de cunho ideológico no âmbito teórico-metodológico da história da arte contemporânea, partindo também da historiografia sobre o uso do design em momentos de guerras culturais, políticas e sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre Canhões e Papéis: a Guerra do Paraguai (1864-1870) nas ilustrações de Henrique Fleiuss e Angelo Agostini(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-05) Kröhling, Leonardo Barreto de Siqueira da Silva [UNIFESP]; Costa, Wilma Peres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1353008197382462A monografia a seguir é uma análise das ilustrações dos caricaturistas Henrique Fleiuss e Angelo Agostini sobre a Guerra do Paraguai publicadas entre os anos de 1864 e 1870 nos jornais, revistas e folhas Semana Ilustrada (18601876); Diabo Coxo (18641865); Cabrião (18661867); O Arlequim (1867) e A Vida Fluminense (18681875). A análise se atenta às críticas sociais, econômicas, políticas e artísticas expressas em suas ilustrações (entre elas caricaturas e charges), ausências e presenças, que de algum modo envolveram o conflito mencionado, buscando desenvolver perspectivas nacionais e estabelecer conexões entre o mundo ilustrado platino. Ele também pretende desenvolver sobre a evolução artística e editorial da imprensa ilustrada brasileira, o uso da fotografia e o papel do conflito platino nesse processo, em especial pela perspectiva do sudeste brasileiro.