Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento profissional"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A bateria de testes de funções executivas adaptada para uso no Brasil (bateria FREE - Free Research Executive Evalution): Livro 1(Dos autores, 2023) Miranda, Monica Carolina [UNIFESP]; Zanini, Gislaine de Almeida Valverde [UNIFESP]; Segura, Isis Angelica [UNIFESP]; Moreira, Hugo Cogo [UNIFESP]; Pompéia, Sabine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9118075016908696; http://lattes.cnpq.br/3983842097381076; http://lattes.cnpq.br/8964415380671590; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393A Free Research Executive Evaluation (FREE) é uma bateria de testes (ou tarefas) de acesso aberto (sem direitos autorais) desenvolvida para avaliar alguns tipos de funções executivas (FEs). Ela inclui testes que avaliam os domínios executivos de atualização, alternância e inibição com base no modelo teórico denominado “unidade e diversidade de FEs” proposto inicialmente por Miyake et al. (2000). A bateria é composta por seis subtestes, dois de cada um desses domínios. Esse volume (Livro 1) aborda as bases teóricas da Bateria FREE, contém a descrição detalhada dos testes e curvas de desempenho de jovens com desenvolvimento típico de 9 a 15 anos de idade. O Livro 2, em outro volume, descreve como aplicar e corrigir as duas tarefas de cada um dos domínios de inibição, alternância e atualização executiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inserção profissional de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Mogi das Cruzes e o processo de avaliação da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-27) Nepomuceno, Carolina Domingues [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; http://lattes.cnpq.br/8876934701871694A inserção profissional de professores é uma fase basilar para o seu desenvolvimento profissional e possui características e necessidades próprias. As pesquisas sobre esse período evidenciam que os professores iniciantes enfrentam dificuldades no começo da carreira, que podem levá-los até a desistir da profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas por esse profissional, optou-se pelo foco na avaliação da aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos professores iniciantes com a avaliação da aprendizagem de seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Mogi das Cruzes, constatando como seu (des)preparo para essa ação influencia em seu desenvolvimento profissional. Utilizamos como base teórica, os estudos de Huberman (1992) e Tardif e Raymond (2000) para tratar o início da carreira e a inserção profissional; os estudos de Marcelo Garcia (1999) e Imbernón (2004) para apoiar o aprofundamento do conceito de Desenvolvimento Profissional Docente e os estudos de Luckesi (2011) e Saul (2010) para conceituar a avaliação. Utilizou-se como método a aplicação de um survey para caracterizar os professores do município e, em seguida, um questionário aberto destinado apenas aos iniciantes. Os dados do survey foram organizados por meio da elaboração de gráficos que, analisados, definiram o perfil dos professores do município estudado. Os dados do segundo questionário foram lidos de forma recorrente e analisados pelo método da análise de prosa. Concluiu-se que os professores iniciantes de Mogi das Cruzes também enfrentam os dilemas e desafios descritos na literatura. Há indícios de que a avaliação da aprendizagem está entrelaçada com a avaliação externa do município. Não há evidências da realização de uma avaliação emancipatória, defendida por Saul (2010), cujo conceito foi utilizado como referencial desta pesquisa.
- ItemEmbargoPublicação de relatos de práticas de ensino em revistas educacionais - importância para o desenvolvimento profissional de professores e campo educacional.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Borges, Janaína dos Santos [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499O presente trabalho versa sobre os relatos de práticas de ensino publicados em revistas de acesso público e irrestrito. O objetivo consistiu em compreender a importância desse tipo de publicação para o desenvolvimento profissional de professores e para o campo educacional. Teve como finalidade construir conhecimento sobre as práticas e valorizar a sua escrita e publicação, por professores, a partir da identificação de possibilidades concretas de sua utilização. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudo documental, de artigos e revistas acessadas no google acadêmico, utilizando a análise de conteúdo. Foi realizada a compilação de algumas revistas voltadas à educação e ao ensino, a sua análise quanto à presença de relatos de práticas e/ou pesquisas sobre práticas, quanto aos elementos presentes em seu foco, escopo e regras de submissão e, com isso, a interpretação das informações assim obtidas. Assim, num total de 25 revistas analisadas, 19 continham um ou mais relatos de práticas de ensino. E de 76 artigos que se analisou nessas revistas, 32 eram publicações de relatos de práticas e 44 de diferentes tipos de pesquisas sobre práticas. Destacam-se como principais resultados: 1) Ao menos, duas definições terminológicas de relatos de práticas, selecionadas nas referências consultadas, uma de Lopes Viegas e Pinto (2018) e uma de Delmanto e Faustinoni (2009), que tem como semelhança serem descrições ou registros detalhados sobre práticas de ensino ocorridas e que abordam, de maneira o mais completa possível, a dinâmica realizada em uma aula ou atividade; 2) A sua diferenciação em relação a outros gêneros de registro da atuação profissional docente, como biografias, autobiografias, histórias de vida e diários de professores; 3) A identificação, de maneira teórica, na literatura consultada, da importância que possuem para o desenvolvimento profissional docente, como o compartilhamento, reflexão e transformação da própria prática e, também, para o campo educacional com a produção de um material fonte para pesquisas e, consequentemente, para a promoção de melhorias nas práticas de ensino; 4) Por fim, características relacionadas ao processo de sua publicação em revistas, incluindo a periodicidade, a titulação mínima exigida aos autores, os modelos ou templates de escrita de relatos e as definições dadas pelas revistas, quando existentes, sobre os relatos aceitos e sua origem, em práticas realizadas ou em diferentes tipos de pesquisas, a seção em que são publicados e quando devem estar presentes em um item específico dentro do corpo textual do artigo.