Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento docente"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento docente em Métodos Ativos de Ensino/Aprendizagem na formação do médico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-30) Almeida, Maria Tereza Carvalho [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho traz como objetivo investigar o processo de desenvolvimento docente para atuação em currículos que utilizam Métodos Ativos para a formação do médico. Os sujeitos desta pesquisa foram 115 professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que trabalham com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização desde 2002 e já desempenharam as diversas funções docentes propostas. Vários aspectos dos objetos desse estudo foram investigados: como os professores se prepararam para desempenhar as atividades docentes propostas nos Métodos Ativos de ensino/aprendizagem e quais são suas necessidades relativas ao processo de formação/desenvolvimento docente, quais as dificuldades enfrentadas neste processo e que demandas específicas trazem para um programa de desenvolvimento docente. Na coleta de dados utilizamos um questionário com assertivas relacionadas à temática pesquisada e análise do grau de concordância e/ou discordância que foram sistematizadas, classificadas, tabuladas e dispostas em gráficos. Para o aprofundamento da pesquisa, utilizamos a entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos à análise temática. A maioria dos entrevistados fez curso de especialização na área de educação, porém, uma boa parte não recebeu um preparo formal. Relatam as experiências vivenciadas sem o preparo formal e enfatizam o autopreparo, seja pela intuição, por meio da própria prática ou a partir da observação de outros professores quando eram estudantes ou ainda a observação de outros colegas docentes. Dentre as dificuldades, há uma ênfase na desvalorização docente que é reforçada pela falta de reconhecimento, pelos baixos salários e consequentemente pela falta de tempo, uma vez que o professor se sente obrigado a assumir outras atividades além da docência. Quanto às demandas, eles assumem a necessidade de desenvolver seus saberes e práticas em docência, falam do aprendizado com o outro, seja por meio da observação de colegas mais experientes, seja por meio de grupos de estudo e/ou da troca de experiências e ressalta a prática como eixo estruturante. Neste contexto, a avaliação surge como uma importante estratégia de Desenvolvimento Docente, uma vez que estimula a reflexão da própria prática, porém, apontam a necessidade de seu aprimoramento. Um grande destaque é dado à necessidade de investimento pessoal e institucional para que haja a indução e sustentabilidade do processo de desenvolvimento docente. Eles são veementes ao apontar a importância destes programas estarem inseridos no Projeto Político Pedagógico, o que possibilita a inserção na carga horária, a obrigatoriedade, ter um planejamento que favoreça a objetividade e prática e a utilização de estratégias que os tornem mais significativos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento docente nos Cursos de Medicina fundamentados na Aprendizagem Baseada em Problemas: uma revisão sistemática da literatura.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-01) Marques, Cinthia Fernanda Rêgo [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/1329113485445538; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As propostas de formação docente tern encontrado, na pratica docente, um movimento de ar;ao-reflexao-ar;ao coma ponto de partida para serem empreendidas mudanças no cotidiano do ensinar e aprender que emergem coma instigantes caminhos a serem trilhados nas práticas de formação na e para a Educação Superior e particularmente para Educarão Medica. Essa pesquisa assumiu coma objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura - RSL no âmbito da formação docente em currículo médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas - ABP/PBL. 0 caminho metodol6gico abrangeu busca, identificar;ao , seler;ao e analise de estudos nas bases de dados: SCIELO, LILACS, COCHRANE, MEDLINE, IBESC, PUBMED e ERIC com os descritores: faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and problem-based teaming, no período de agosto a dezembro de novembro 2009. A selarão dos estudos deu-se com os critérios de inclusão: (1) estudos que apresentavam uma combinac;ao de dais ou mais descritores definidos na pesquisa; (2) estudos que no abstract e nos descritores tivessem: faculty; medical, schools; problem-based learning; (3) estudos que tinham como objeto central "desenvolvimento docente em cursos médicos a fundamentados na metodologia de ensino PBL". Foram identificados 101 achados LILACS, 16 IBESC, 124 MEDLINE, 27 ERIC, 49 SCIELO, 143 PUBMED. Na base de dados da COCHRABE não obtivemos achados. Temos, assim um total de 442 achados. lniciamos a seleção dos estudos com a aplicar; ao dos critérios de indusao, configurando, ao final, um campo empfrico de 18 estudos para analise. Estes foram publicados no período de 1980 a 2008, tendo coma origem os países Africa, India, Canada, Australia, Sufc;a, Reino Unido, USA, Brasil, Bangladesh. Os achados nos apontam para uma produção ainda não significativa no que se refere ao desenvolvimento de professores nos currículos PBL. A base de dados LILACS não apresentou estudos abordando a temática PBL, PUBMED também apresentou um número de artigos reduzidos com baixa produção em currículos PBL; todavia, traz várias publicações em desenvolvimento docente. ERIC e SCIELO apresentam igualmente um número reduzido de artigos na temática em foco. A base de dados MEDLINE aparece com o maior número de publicações na temática: desenvolvimento docente nos currículos PBL. Os diferentes estudos analisados apresentam uma ênfase em três eixos temáticos : (1) características das estratégias de ensino-aprendizagem dos programas de desenvolvimento docente nos currículos PBL/ABP; (2) os desafios revelados nos programas de desenvolvimento docente; (3) as perspectivas que surgem nestes programas. A análise da produção científica revelou se um campo importante para elucidar questões emergentes sabre o tema, bem coma surgimento de novas questões de pesquisa.
- ItemEmbargoDocência na saúde em contextos interprofissionais: da revisão de escopo a validação de um instrumento(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Santos, Geovannia Mendonça dos [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/3247162368902300; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A reflexão sobre a docência, frente ao contexto das inúmeras mudanças nos territórios e serviços de saúde, demanda a sensibilidade de compreender quem são os docentes que fazem parte destes espaços de formação e como se formam para mediar processos de ensinar e aprender. Evidencia-se maior aprofundamento sobre o desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional (EIP), buscando caminhos para uma formação que corresponda às necessidades atuais e que possa subsidiar o trabalho do/da professor/professora nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de profissionais de saúde que consigam responder às demandas contemporâneas. A literatura aponta que apesar da crescente investigação e produção sobre o tema, muitas são as lacunas que necessitam ser preenchidas. Esta pesquisa teve como objetivo a análise do campo da formação docente para a EIP, por meio da realização de uma Revisão de Escopo sobre as competências docentes para a formação interprofissional no Ensino Superior em Saúde e da Adaptação Transcultural de uma escala de avaliação das competências essenciais de EIP dos educadores de saúde e assistência social - “Interprofessional education_IP-Teacher Competencies” (IPEcat). A análise empreendida no âmbito da Revisão de Escopo permite inferir que o alinhamento entre as competências esperadas para a atuação profissional docente na EIP e as competências colaborativas para a prática interprofissional, já validadas em diferentes países, é uma etapa imprescindível para o avanço nas propostas para o Desenvolvimento Docente na área, corroborando com a compreensão obtida no processo de Adaptação Transcultural. O trabalho analítico, também permitiu apreender o esforço que vem sendo feito para viabilizar a formação dos e das profissionais de saúde, considerando não apenas a complexidade da formação interprofissional, mas principalmente o objetivo final que são as práticas de cuidado em saúde pautadas na ética e na busca por melhorias assistenciais. A presente pesquisa demonstra a importância de ser delineado um conjunto de competências docentes que possam ser abordadas e trabalhadas pelas pessoas envolvidas na formação para e no trabalho em saúde em contextos de EIP, na perspectiva do trabalho em equipe interprofissional colaborativo e das aprendizagens compartilhadas, reafirmando o compromisso com o SUS e o reconhecimento da educação e da saúde como direitos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão nas escolas médicas e sustentabilidade dos programas de desenvolvimento docente(Universidade de Sorocaba, 2013-07-01) Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the perception of teachers who work in medical schools that use active methods of teaching / learning about the importance of management performance and sustainability of a Faculty Development Program (PDD). The subjects were 115 medical school teachers in a State University that work with Problem Based Learning (PBL) and Problematization and they have performed many of the roles proposed. The data collected used a questionnaire with statements related to the topic researched and assess the degree of agreement and / or disagreement systematized, classified, tabulated and displayed on graphs. For further research, we used semi-structured interviews, and the data was submitted to thematic analysis. The results indicate weaknesses of management regarding the sustainability of the PDD. Teachers point out that this program will only be effective if the management of the course ensure its sustainability, thereby assuming its importance, institutionalization, planning and support in the implementation and execution. They do not talk about the actions of the managers of this institution in PDD but they do emphasize the unpreparedness of the team, the consequences of this lack of preparation and assumes the need to prepare itself to assume the functions proposed by the active methods. They recognize the formative evaluation as an important management tool and also emphasize that it has not been used effectively. In exercising any of its activities, the manager is constantly an evaluator, therefore, it is believed that if the assessment was being used by managers as an formative instrument of the actors involved and the process of teaching / learning, this research would not have appeared so many weakness in the management, which might allow greater sustainability to the PDD. It is necessary, other studies to broaden this discussion, since it is a topic of great relevance and importance.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenções de desenvolvimento docente na graduação em instituições de ensino superior em saúde: uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Silva, Paulo Ricardo Giusti da [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Peccin, Maria Stella [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/7926107875266208; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Contexto: As pesquisas na área de desenvolvimento docente em saúde são amplas e envolvem estudos de caráter qualitativo e quantitativo, de acordo com o tipo de pergunta a ser respondida. No que tange ao desenvolvimento docente em cursos de graduação da área da saúde, faltam estudos que avaliem a efetividade das diferentes intervenções destes programas em relação aos docentes, discentes e instituições. Objetivo: avaliar a efetividade das intervenções dos programas de desenvolvimento docente em professores de graduação de Instituições de Ensino Superior em Saúde, nos discentes e nas respectivas instituições e fundamentar a construção de uma plataforma interativa online para desenvolvimento docente. Métodos: Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados: MEDLINE via PubMed (1948 a 16 janeiro de 2014), EMBASE via Elsevier (1980 a 16 de janeiro de 2014); Portal de Pesquisa BVS - LILACS-Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde via formulário IAHX / IBECS – Índice Bibliográfico da Espanha em Ciências da Saúde / BDENF – Biblioteca da Enfermagem / COCHRANE (1982 a 16 janeiro de 2014), ERIC via Web (1964 a 16 de Janeiro de 2014) e BEME (2000 a 16 de Janeiro de 2014). Seleção dos estudos: Foram incluídos estudos controlados randomizados que avaliaram os efeitos dos programas de desenvolvimento docente em professores da graduação de instituições de ensino superior em cursos da área da saúde. Coleta de dados: Dois autores, independentes, realizaram a extração de dados e avaliação do risco de viés. Resultados: Foram identificados 3.946 artigos, 26 livros e 22 teses. Destes, 83 foram selecionados para avaliação inicial. Foram incluídos cinco estudos controlados randomizados, envolvendo um total de 283 participantes em intervenções direcionadas para o desenvolvimento docente. Na avaliação dos desfechos educacionais, segundo Kirkpatrick, um estudo foi classificado no nível 4B, cinco no nível três, três no nível 2B, quatro no 2A e três no nível 1. Nenhum dos cinco estudos foi classificado com baixo nível de viés para todos os domínios avaliados. A média do Medical Education Research Study Quality Instrument (MERSQI) para os cinco estudos foi de 15,7 pontos. Quanto aos resultados dos desfechos avaliados, foram definitivamente benéficos à participação no programa de desenvolvimento docente, conscientização de pontos fortes e problemas, assim como o desejo de avaliar e melhorar o método de ensino, alterando a forma de ensinar durante o período de atividade docente em que se encontravam, mudanças na avaliação, feedback e mudanças no aumento da retenção do aprendizado. Conclusão dos autores: As evidências disponíveis por meio de estudos controlados randomizados demonstram a efetividade dos programas de desenvolvimento docente na graduação dos cursos da área da saúde. Mais estudos controlados randomizados são necessários para reforçar os achados dos estudos incluídos nesta revisão.