Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento Sustentável"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Amazônia Legal e o Acordo de Associação Mercosul-União Europeia: uma análise da política ambiental brasileira no governo Bolsonaro 2019-2021(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-12) Vailant, Izabel Lourença [UNIFESP]; Levy, Dan Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1450750405466069; http://lattes.cnpq.br/3788200878356472As negociações do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia foram finalizadas no ano de 2019. Hoje, o acordo depende da ratificação dos Estados-membros de ambas as regiões. No entanto, há algumas discussões que impedem o avanço dessa relação entre os dois blocos. No centro disso está o governo brasileiro do presidente Bolsonaro, que exibe uma postura anti-ambientalista em relação às queimadas e ao desmatamento na região Amazônica. Deste modo, a presente pesquisa busca entender se as políticas ambientais do governo Bolsonaro sobre a Amazônia Brasileira dificultam a ratificação do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do reaproveitamento da água da chuva e o reuso de água em lava-rápido na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Momensso, Felipe [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; http://lattes.cnpq.br/6897086000907990; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A problemática da água no Brasil é marcada por perdas durante a distribuição, desperdício e desigualdades no abastecimento. O cenário futuro aponta para o crescimento econômico e fatores climáticos corroborando com o aumento do consumo desenfreado de água, os quais exigem soluções ambientais em prol da redução do uso, principalmente em atividades em que há grande consumo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica da aplicação de um projeto sustentável, envolvendo o tratamento e o reuso da água utilizada nas lavagens de carros e o aproveitamento da água de chuva em lava-rápidos na cidade de Guarujá, São Paulo. A aplicação da água proveniente da captação de chuva e o reuso da água utilizada nas lavagens foram avaliadas como um único sistema em conjunto para diminuir o consumo de água nos comércios de lavagem de veículos. Para o desenvolvimento do projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, coletas de dados climatológicos e financeiros. Posteriormente foi aplicada a metodologia de VPL (Valor Presente Líquido) para determinar a viabilidade do projeto. Foi verificado que a aplicação do tratamento de água para reuso, com o sistema de gradeamento, caixa de água e óleo (SAO) e flotação por ar dissolvido possui uma eficiência na remoção de contaminantes estimada em 95% e atende os padrões de lançamento de efluentes exigidos pelas legislações ambientais. Também foi avaliado que o sistema de reuso e o aproveitamento da água de chuva foram capazes de atender toda demanda mensal de água do lava-rápido. Com isso concluímos que este projeto possui investimento sustentável e rentável, com um retorno de investimento de 5 meses e uma TIR (taxa interna de retorno) de 9%.
- ItemSomente MetadadadosOportunidades políticas e o movimento ambientalista: a sociedade civil nas conferências ambientais da ONU(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Brogelli, Barbara Joan [UNIFESP]; Alves, Humberto Prates da Fonseca [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9256145672271645; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Recently, environmental issues and sustainable development has gained prominence in politics, society and international relations. Consequently, the environmental movement has grown and consolidated, pressing for public policies and a daily behavior more aware of these issues. The brazilian environmentalism has passed through several changes motivated by political opportunity structures, a notion developed by Sidney Tarrow to explain how the different political contexts encourage the collective action. Based on this theory, the present study will examine two important political opportunity structures to the brazilian environmental movement: the UN environmental conferences known as Rio-92 and Rio +10. This study will expose the negotiations and decisions of these meetings, the participation of environmentalists and the influence of these events on the course of the movement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Serviço Social e a questão ambiental: particulariades e desafios na intervenção profissional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-08) Santos, Claudia Pereira dos [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/7050241991579401; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho pretende analisar, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, a atuação do assistente social na implementação de projetos socioambientais, com a proposta de identificar determinações e perspectivas teóricas utilizadas na intervenção profissional. Buscou-se identificar os desafios que estão presentes para sua execução, no sentido da garantia dos direitos e justiça social. Justifica-se a pesquisa, a partir de uma análise histórico-crítica do conceito de desenvolvimento sustentável que tem sido utilizado como resposta à degradação do meio ambiente, que tem a educação ambiental como elemento fomentador do debate socioambiental na profissão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Serviço Social e Questão Ambiental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-08) Silva, Valdenice Oliveira da [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/5631674239809490; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo busca abordar as possibilidades de intervenção do Serviço Social no cerne das propostas em torno da questão ambiental na atualidade. Sabendo que se trata de um campo relativamente “novo” para a profissão e entendendo que implica em novas demandas trazidas para os profissionais desta área, bem como um desafio que exige um olhar mais crítico e investigativo para o relevante assunto que está em grande pauta mundial. O estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica apesar de não encontramos muitas referências nem tão pouco profissionais que atuam na área. Buscamos entender esta realidade pesquisando o assunto de modo geral, até focarmos na Baixada Santista e encontrar uma única profissional que trabalhou com esta demanda no município de Guarujá. Para análise do nosso tema situamos a Política Nacional de Meio Ambiente e resgatamos a história do município de Guarujá e sua construção social, econômica e política, fazendo um recorte a Política de Meio Ambiente do município e a produção teórica existente.