Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento Econômico"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das estratégias de desenvolvimento industrial e inserção internacional da Coreia do Sul no período de 1960-1980.(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Sala, George Oliveira [UNIFESP]; Dessoti, Fabiana Rita [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0595866131747817Este trabalho busca descrever, em termos gerais, quais foram os principais fatores que determinaram o desenvolvimento industrial sul-coreano, com objetivo de entender com um olhar mais crítico o conjunto e a complexidade das variáveis que integram o esforço do desenvolvimento. A abordagem deste artigo leva em conta, ainda que brevemente, experiências de desenvolvimento de outros países, em diferentes conjunturas e períodos históricos, principalmente entre os séculos XIX e XX, como foco nas políticas industriais, comerciais e tecnológicas (ICT) colocadas em prática nestes, com a intenção de analisar possíveis padrões históricos existentes nos países que atingiram um nível de desenvolvimento industrial mais elevado e sua relação com a economia de mercado. Para realizar uma análise mais completa, utiliza-se algumas das principais teorias do comércio internacional e do desenvolvimento que se relacionam mais diretamente com a Coreia do Sul, assim como conceitos da economia política internacional. A hipótese é de que o desenvolvimento da Coreia do Sul não necessariamente foi consequência de um fator específico, mas foi influenciado por uma conjuntura externa e interna e estratégias adequadas ao seu momento que contribuíram para os resultados atingidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das limitações existentes no Brasil para a implementação da 4ª Revolução Industrial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Oliveira, Maluã [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto Feldmann [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225Em um primeiro momento, é apresentada uma breve definição da Quarta Revolução, seguida de uma análise das suas potencialidades, limitações e dos problemas que podem surgir, destacando o atual estágio tecnológico da indústria brasileira. Paralelamente, são examinadas as restrições que o Brasil enfrenta em sua capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, e desigualdade estrutural e regional e investimento que podem dificultar a implementação efetiva de uma indústria 4.0. Posteriormente, explora-se a discussão sobre como o atraso no processo industrial, decorrente do histórico do subdesenvolvimento, gerou um desafio significativo para o sucesso da indústria 4.0. Nesse contexto, serão consideradas a Teoria do Subdesenvolvimento de Furtado e Prebisch, além da Teoria da Complexidade, visando justificar o atraso industrial como um obstáculo intrínseco ao desenvolvimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desenvolvimento econômico em Celso Furtado: da superação do subdesenvolvimento à construção do mito(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-09) Costa, Hugo Jefferson da Silva [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353A concepção do desenvolvimento econômico e suas implicações são preocupações presentes ao longo de nossa história contemporânea. Não foi diferente com Celso Furtado. Dada a necessidade do resgate teórico sobre o projeto do país, o autor dedicou sua vida a compreender os problemas econômicos do Brasil e América Latina. Este trabalho irá abordar o conceito de desenvolvimento e subdesenvolvimento na visão de Furtado, ressaltando sua importância e contemporaneidade através da exposição do contexto histórico de sua tese e sua formação de pensamento, partindo do entendimento de duas fases de seu pensamento. A primeira, produto de sua juventude e que poderá ser encarada como otimista, o autor formula sua teoria do subdesenvolvimento e propõe sua superação através da industrialização. A segunda, representa a maturidade de Furtado, onde apresenta que o modelo anterior, ao contrário, reforça a concentração de renda e destrói o meio ambiente. através de uma abordagem ampla, sua conclusão é a de que a tendência estrutural do capitalismo é a de garantir o nível de dependência dos países periféricos, e sua manifestação se dá pela dimensão cultural, onde suas elites reproduzem o estilo de vida dos países centrais, ao que denomina mimetização cultural, a tentativa de superação não é outro senão um mito. O único caminho, portanto, é o da valorização e permanência da diversidade cultural e ambiental através da equidade e solidariedade e em contraposição ao crescimento econômico em larga escala.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A falta de efetividade de políticas de inovação, ciência e tecnologia e o processo de desindustrialização no Brasil nas décadas de 1980 a 1990(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-08) Lancerotti, Marcelo Vicente [UNIFESP]; Zorzenon, Júlio César [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353O Brasil se tornou um caso de sucesso de industrialização das décadas de 1930 até 1970 baseado no modelo econômico desenvolvimentista e no processo de substituição de importação que colocaram o país no cenário internacional como uma importante economia industrial. Entretanto, as crises do petróleo, o endividamento do país em moeda estrangeira e um erro de estratégia levaram o país a uma grave crise econômica com sérias consequências para o modelo industrial brasileiro ao não ter conseguido se inserir na Terceira Revolução Industrial. A abertura comercial seguida da estabilização da moeda, nos anos 1990, expuseram a obsolescência do parque fabril e a fragilidade em competir com as nações industrializadas em produtos de média-alta tecnologia por falta de políticas públicas específicas que incentivassem a Ciência e Tecnologia do país. Sem pertencer ao grupo de países que adotam a inovação tecnológica como estratégia de desenvolvimento econômico, dificilmente o país voltará a figurar entre as nações industrializadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Heterogeneidade estrutural e informalidade: uma análise à luz da teoria estruturalista do subdesenvolvimento sobre a dinâmica do subemprego brasileiro e suas diferentes interpretações.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-10) Carinhanha Junior, Gustavo Cruz [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353; http://lattes.cnpq.br/3015108232462627A informalidade é uma conjuntura que afeta o cotidiano de um imenso grupo de trabalhadores nas economias menos desenvolvidas. No contexto da América Latina, traz à tona um enorme gargalo socioeconômico de raízes estruturais e históricas que impactam sua dinâmica de crescimento e desenvolvimento econômico. Este trabalho pretende identificar a dinâmica da informalidade brasileira, suas características, sentido e condições estruturais a partir do referencial teórico estruturalista voltado ao conceito de heterogeneidade estrutural, condição característica das economias subdesenvolvidas postulado pela CEPAL. O estudo encontra evidências, na comparação dos referenciais teóricos sobre a dinâmica da informalidade brasileira sob a hipótese cepalina de heterogeneidade estrutural, de que esta condição estrutural é causa significativa da dinâmica e dos altos níveis de informalidade presentes na conjuntura macroeconômica brasileira e, principalmente, que esse matiz característico do país, baseado pela presença do subemprego, tem raízes explicativas quanto aos seus aspectos conjunturais nas interpretações estruturalistas sobre as economias do tipo subdesenvolvidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Limites e possibilidades da Economia Circular no mercado brasileiro de papelão com foco nos aparistas a partir da pandemia de Covid-19 (2020-2022)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Silva, Giovanna Victória Tosetti [UNIFESP]; Tayra, Flávio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5474778613280893O presente estudo tem como objetivo investigar os motivos para o crescimento do mercado de embalagens durante a pandemia de Covid-19 na cadeia de papelão ondulado, com ênfase na atuação dos aparistas – que comercializam resíduos, aparas, da produção de papel – como agentes circulares essenciais nessa dinâmica. A metodologia da pesquisa baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando uma abordagem de métodos mistos, dedicada a explorar dados quantitativos e qualitativos. Para compor o arcabouço teórico, foi realizado um levantamento na literatura das abordagens econômico-ambientais e econômicosociais, bem como uma pesquisa documental baseada nos relatórios técnicos do setor de papelão; a fim de identificar, para além de uma percepção institucional do segmento, os dados referentes a movimentos de oferta, demanda, comércio internacional e precificação, que são concentrados entre os players. Os métodos mistos foram adotados com o intuito de conferir complementaridade entre os materiais, em uma estratégia de triangulação concomitante, dada a natureza híbrida dos dados. O estudo busca entender o comportamento dos aparistas frente ao valor geral atribuído à cadeia de embalagens e examina a hipótese de que o seu segmento não foi beneficiado com o crescimento do mercado de embalagens, criando tensões na circularidade do modelo econômico. A pesquisa aborda o paradoxo do aumento das importações de aparas marrons no Brasil em um período de alta demanda por aparas, questionando por que as oportunidades de fortalecer o setor nacional de coleta e comercialização não foram plenamente aproveitadas. Adicionalmente, o trabalho dá voz a atores sociais frequentemente negligenciados, como aparistas e catadores, destacando a escassez de estudos que abordam seus desafios e contribuições para a economia circular no contexto brasileiro, à luz de vertentes atuais da teoria econômica. Por fim, o estudo evidencia que a pandemia acarretou mudanças no setor de papelão, mas o aumento da demanda por embalagens não beneficiou o setor de aparas devido a desequilíbrios na cadeia de reciclagem e desafios na integração dos agentes, como aparistas e catadores; ressaltando a necessidade de um diálogo contínuo e ações conjuntas entre todos os stakeholders para cultivar uma Economia Circular que seja sustentável, inclusiva e adaptada à realidade brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mercado De Trabalho Brasileiro Recente: Uma Análise Das Condições Da Aproximação Ao "Pleno Emprego"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-07-10) Barros, Andre Correa [UNIFESP]; Carvalho, Marcelo Soares De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Discussion About The Labor Market And The Possible Occurrence Of A Full Employment Situation Was Observed Recently In The Brazilian Economy, More Precisely Until Mid-2014, During Which The Unemployment Rate Calculated By Ibge Reached A Historically Low Mark Of 4,8%. After This Period, However, The Labor Market Has Been Registering Successive Decreases In The Generation Of Jobs, Which Consequently Contributes To A Significant Increase In The Brazilian Unemployment Rate. Given This Employment Context, The Study Aims To Contextualize The (Specific) Experience Of Growth Of The Brazilian Economy Within The Period 2002-15, As Well As The Characterization Of Jobs Generated At The Specific Moment In Which Favorable Conditions Were Observed Full Employment Situation. This Focus Was Chosen Due To The Fact That In The Face Of A Significant And Rapid Rise In The Unemployment Rate At A Later Time The Nature Of The Jobs Previously Generated Would Not Correspond To That Of Full Employment In Its Context Of Developed Econo
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ótica do encadeamento de Hirschman. Análise de dados da cadeia de suprimentos laboratorial no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Garcia, Eric Mizote [UNIFESP]; Handfas, Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6405099265623850Considerando que a lacuna de pesquisas no Brasil nessa área impossibilita alinhamento de ações das entidades de classe e grupos de interesse para posicionar-se com fundamentos econômicos ou traçar visões de curto e médio prazo, este trabalho visa esclarecer a relação do custeio público federal no Brasil e a cadeia de suprimentos do setor laboratorial, justificando o uso da Teoria dos Encadeamentos de Hirschman e apresentando as ferramentas de análise econométricas e da ciência de dados. A metodologia escolhida é a pesquisa bibliográfica e análise de dados disponibilizados pelo Portal da Transparência, que identificou relevante e positiva relação do nível orçamentário brasileiro e a dinâmica econômica da cadeia de suprimentos de pesquisa laboratorial no contexto da COVID-19.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perspectivas para o desenvolvimento econômico brasileiro, a partir da (re)industrialização, com ênfase no comércio internacional e sob a ótica da demanda(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Hinuy, Hamilton Massayuki [UNIFESP]; Handfas, Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6405099265623850; http://lattes.cnpq.br/4615848400851464O Brasil apresenta uma trajetória excepcional de industrialização, que resultou em elevada participação do setor no PIB, durante a década de 1970. Entretanto, o País vem experimentando a redução gradativa da importância da indústria na economia, em processo de desindustrialização, que pode ser observado, tanto na queda do produto industrial, quanto de trabalhadores ocupados na atividade industrial, sem acompanhamento da elevação dos salários médios do setor. Quando estudados os dados de comércio internacional e crescimento econômico, verifica-se a reprimarização da pauta exportadora e a redução da complexidade econômica brasileira, que poderia ser interpretado como resultado do processo de desindustrialização. O modelo de Kaldor-Verdoorn exalta a manufatura como setor central para o crescimento econômico, tendo em vista sua característica de prover retornos crescentes de escala, O modelo de Thirlwall identifica o aumento das importações como fator limitante do crescimento, por meio da restrição do balanço de pagamentos. Muitos estudos realizados com dados de comércio internacional brasileiro confirmam o modelo de Thirlwall, tendo, possivelmente, os desequilíbrios da balança comercial participação nos reveses de crescimento da economia nacional. Economistas entusiastas do novo-desenvolvimentismo acreditam que, por meio de medidas cambiais e tributárias adequadas, é possível administrar a elevação da elasticidade-renda da demanda por importações, inerente ao processo de crescimento econômico, para ultrapassar a restrição do balanço de pagamentos pelo aumento da elasticidade-renda da demanda das exportações. A necessária política industrial passará forçosamente pelo investimento público, principalmente na qualificação profissional e inovação, e pelo enfrentamento das forças políticas que se opõem ao desenvolvimento por este caminho.