Navegando por Palavras-chave "Derechos Humanos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoArte, território e direitos humanos: ressonâncias da dança no cotidiano das adolescentes na Região Noroeste de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-20) Freitas, Luiza Pires [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/3220275913088589; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Entendendo ser dever do Estado garantir o direito à cultura - respeitando as múltiplas formas de se fazer arte - este estudo propõe articular arte, direitos humanos e Terapia Ocupacional. Busca investigar como as experiências em dança popular, a partir das oficinas do Instituto Arte no Dique, promovem experiências potentes e a democratização do acesso a espaços de arte e cultura em regiões vulneráveis, defendendo a deselitização de espaços culturais e modos de produção artística. Objetivo: Analisar alguns impactos das aulas de dança no cotidiano das adolescentes que frequentam o Instituto Arte no Dique sob uma perspectiva de direitos sociais. Método: Pesquisa qualitativa com observações de campo e entrevistas semiestruturadas com 3 alunas de 11 a 14 anos. Resultados e Discussão: A pesquisa destaca a importância das aulas de dança no fortalecimento de vínculos e na maior participação em atividades sociais locais, como as 'Batalhas de Tik Tok'. Destaca a importância da ocupação de espaços públicos para socialização e aponta possíveis ações da Terapia Ocupacional neste contexto. Ressalta como os papéis familiares e o cotidiano influenciam a participação nas aulas e na experiência da dança. Destaca também a importância da ocupação de espaços de arte na Baixada Santista, proporcionando experiências que promovem mudanças no cotidiano das alunas, aproximando-as de uma dimensão cultural enriquecedora que produz reflexão, expressividade e possibilita “um lugar” potente e criativo no mundo.