Navegando por Palavras-chave "Custos"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Analisar o comportamento dos custos das empresas da construção civil listadas na b3 entre 2013 a 2022(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Torres, Suellen Bernabe Ribeiro [UNIFESP]; Costa, Simone Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Como objetivo, esta pesquisa tem a finalidade de analisar o comportamento dos custos das empresas da construção civil listadas na bolsa entre 2013 a 2022. Para isso, foi montado uma base de dados com Receita Líquida (RL), Custo dos Produtos Vendidos (CPV), Despesas Administrativas (DA) e Despesas de vendas (DV) das empresas selecionadas que foram 18, a fim de utilizar estatística descritiva para realizar os cálculos da base. Dessa forma, alcançado o objetivo estabelecido nesse estudo, que tende seguir os métodos aplicados na pesquisa de Oliveira et al (2019), como resultado, foi mostrado que mesmo nos anos de pandemia da Covid 19, a média dos custos seguiu a médias das receitas como no estudo de Oliveira et al (2019) e as médias das relações de custos, despesas administrativas e de vendas, frente a receita líquida, os custos continuam consumindo mais da receita do que a DA e DV, em segundo tem as despesas administrativas e em terceiro as de vendas. Em outras palavras, não houve alteração relevante na estrutura de custos, para as empresas estudadas, mesmo no período pandêmico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de Custos para Inclusão da pessoa com deficiência visual no trabalho com processos administrativos em instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo, utilizando a metodologia de Emprego Apoiado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Marques, Débora Cristina Gavira (UNIFESP); Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Regonha, Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6062616663468747; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/1738900444348252A pesquisa refere-se à investigação dos custos da empregabilidade dos servidores com deficiência visual em processos administrativos, nas Instituições Federais de Ensino. Para compreensão acerca da inclusão de Técnico Administrativo em Educação com deficiência visual em processos administrativos analisam-se Editais do concurso público, as legislações que versam sobre seus direitos, as verbas destinadas para a sua qualificação profissional e possíveis alterações no ambiente de trabalho. Reflexões sobre acessibilidade, Desenho Universal e o uso de Tecnologias Assistivas com objetivo de facilitar sua participação e diminuição das eventuais barreiras também são apresentadas. A proposta de um profissional especializado em Emprego Apoiado fundamenta-se como ferramenta possibilitadora no processo de empregabilidade do servidor, viabilizando os recursos necessários para o desenvolvimento da função e auxiliando na construção de uma cultura organizacional inclusiva. Por fim, tece reflexões sobre o desafio de calcular os custos da empregabilidade do servidor com deficiência visual nas universidades públicas e apresenta dados que corroboram a necessidade de maior investimento e conhecimento no que concerne a pessoa com deficiência visual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Apuração de custo contábil de formação de atleta de base no futebol brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12) Camargo, Fernanda de Oliveira [UNIFESP]; Ishikura, Edison Ryu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6426821015583960O futebol tem grande significância no cenário econômico e social, para tanto é preciso que haja uma padronização acerca da movimentação destes valores. Para os clubes parte significativa de seus ativos é composta pelo capital humano, os atletas. Cada vez mais os clubes voltam seu olhar para formação e custo do atleta. O estudo tem por objetivo identificar a composição, normatização e evidenciação destes custos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa explicativa a partir da identificação e análise das publicações e estrutura física e financeira do São Paulo Futebol Clube, estudo das leis que concernem a formação dos atletas de futebol no Brasil, revisão de bibliografias em relação assimilação das normas contábeis e estrutura de custos. A partir desta análise é possível observar que para o São Paulo Futebol Clube, entidade estudada, é possível constatar alto nível de preocupação com a evidenciação em conformidade aos pronunciamentos contábeis. Este estudo traduz também a importância dos times cada vez mais assumirem como regras as normas contábeis de registro dos custos, entradas e saídas, transformando sua contabilidade em uma área cada vez mais técnica e estratégica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Custos relacionados a anticoagulação oral em pacientes com fibrilação atrial não valvar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Guerrero, Andressa Zulmira Avila [UNIFESP]; Paola, Angelo Amato Vincenzo De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloBackground: atrial fibrillation is a public health problem with a fivefold increased risk of stroke or death. Analyzing costs is important when introducing new therapies and must be recalculated in special situations, such as the novel coronavirus pandemic of 2020. Objective: This study aimed to evaluate the costs and quality of life related to anticoagulant therapy of atrial fibrillation during 1 year, in patients treated in a public university hospital. Methods: Patient costs were those related to the anticoagulation and calculated by the average monthly costs of warfarin or direct oral anticoagulants. Patient non-medical costs (eg., food and transportation) were calculated from data obtained by questionnaires. The Brazilian SF-6D was used to measure the quality of life.P-values< 0.05 were considered statistically significant. Results: The study population consisted of 90 patients, 45 in each arm (warfarin vs direct oral anticoagulants). Costs were 20% higher in the direct oral anticoagulants group ($55,532.62 vs $46,385.88), most being related to drug price ($23,497.16 vs $1,903.27). Hospital costs were higher in the warfarin group ($31,088.41 vs $24,604.74) and related to outpatient visits. Additionally, nonmedical costs were almost 2 times higher in the warfarin group ($13,394.20 vs $7,430.72). Costs equivalence can be reached with 0.61x/DOACs drug prices. There were no significant group differences in the quality of life. Conclusions: Direct oral anticoagulants group costs were higher than warfarin group. However, reducing 40% of the drug price may be feasible to incorporate direct oral anticoagulants into the Brazilian public health system.
- ItemSomente MetadadadosEpidemiologia Do Câncer De Tiroide, Impacto Econômico E Tratamento Dos Casos De Baixo Risco De Recorrência: Uma Perspectiva Brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-20) Janovsky, Carolina Castro Porto Silva [UNIFESP]; Biscolla, Rosa Paula Mello [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com os artigos apresentamos nesta tese conclui-se que ocorreu uma mudança em alguns aspectos do diagnóstico e tratamento do cancer de tiroide nos últimos anos. Nosso primeiro artigo publicado na revista European Thyroid Journal em novembro de 2015 demonstra que os pacientes com câncer de tiroide com baixo risco de recorrência apresentaram um excelente desfecho com o tratamento cirúrgico, sem necessidade de radioiodoterapia, e que a melhor abordagem para seguimento destes casos é observar a curva da tiroglobulina (Tg trend) acompanhada da US cervical periódica. Já o segundo artigo, submetido à revista BMC Public Health, sobre a epidemia do câncer de tiróide no Brasil e o impacto econômico no SUS, demonstra, através de pesquisa no sistema DATASUS, que houve um aumento importante no número de procedimentos relacionados ao diagnóstico (dosagem de TSH, US de tiroide e PAAF de nódulo tiroidiano) e tratamento (tiroidectomia total, uso de radioiodoterapia). Consequentemente, isso acarretou em aumento significativo nos custos para o sistema de saúde público brasileiro, aproximadamente cinco vezes em relação ao esperado no período de 2008 a 2015. Finalmente, ambos os artigos sugerem que se torna necessário rever as indicações de exames diagnósticos e de seguimento e os tipos de tratamento para os pacientes com câncer de tiroide.
- ItemRestritoEstimativas de custos relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama: um estudo da potencial magnitude dos diagnósticos incorretos no sistema único de saúde e influencia construtiva com auxílio de inteligência artificial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Mineiro, Mariana de Carvalho [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; Vital, Daniel Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9953367352575096; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051Contexto: O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres brasileiras, acometendo mais de 60 mil novos casos ao ano. O diagnóstico da doença é iniciado através de exames de imagens, comumente a mamografia, que podem ser passíveis a erros. Estes erros podem ser caracterizados de duas formas: erros falso positivo, gerando novos exames e novos custos ao Sistema Único de Saúde que poderiam ser evitados e erros falso negativo, que resultam em um diagnóstico tardio da doença, que além de diminuir a produtividade do tratamento, aumentam excessivamente os seus custos. Objetivo: O estudo tem como objetivo estimar os custos para o SUS relacionados aos erros que acontecem durante o diagnóstico do câncer de mama. Metodologia: Para isso, realizou-se uma revisão e interpolação de informações presentes em bancos de dados digitais, a fim de descrever quantitativamente o problema. A pesquisa foi realizada considerando o diagnóstico feito pelo radiologista e o diagnóstico feito pelo radiologista com o auxílio de inteligência artificial. Resultados: Foram captados diferentes dados de diagnóstico realizados pelo radiologista em comparação com um cenário utilizando a inteligência artificial. No primeiro caso, onde a sensibilidade varia cerca de 3% e a especificidade varia 2% entre os dois sistemas de diagnóstico, os custos relacionados ao dois tipos de erro oscilam em 18%, sendo o cenário com o uso de IA com menos gastos. No caso em que o diagnóstico com e sem o uso de inteligência artificial varia em 10% e a especificidade varia em 3%, os custos são decrescidos em 38%. Além disso, obtém-se que o maior custo do erro tipo falso positivo está relacionado à realização de novas biopsias. O maior erro do tipo falso negativo acontece quando a paciente encontra-se inicialmente no primeiro estágio de câncer e na pré menopausa e obtém o diagnóstico correto apenas no terceiro estágio de câncer da pós menopausa. Conclusão: Com o estudo estima-se os custos do diagnóstico incorreto para o SUS e conclui-se que quanto maior a sensibilidade e especificidade empregadas no sistema de diagnóstico do câncer de mama, menor será o custo adicional ao erro para o Sistema Único de Saúde. Um sistema utilizando o radilogista com o auxilio da inteligência artificial performa melhor do que um cenário considerando apenas o radiologista. Além disso, a IA apresenta uma melhor performance na detecção de câncer em estágio inicial.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo do sistema intrauterino de levonorgestrel com a histerectomia laparoscópica no tratamento do sangramento menstrual excessivo em úteros aumentados de volume(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Depes, Daniella de Batista [UNIFESP]; Di Bella, Zsuzsanna Ilona Katalin de Jármy [UNIFESP]; Lopes, Reginaldo Guedes Coelho; http://lattes.cnpq.br/8466816712473296; http://lattes.cnpq.br/7368804318575164; http://lattes.cnpq.br/5275648928929682Introdução: Sangramento menstrual excessivo é o que interfere no bem-estar físico, emocional e social da mulher, reduzindo sua qualidade de vida. O tratamento cirúrgico é altamente eficaz, porém tem riscos e, em úteros de volume normal, vem sendo substituído com sucesso pelo tratamento clínico com o sistema intrauterino de levonorgestrel (SIU-LNG). Objetivos: Avaliar a eficácia do SIU-LNG no tratamento das pacientes com sangramento menstrual excessivo e útero aumentado de volume e comparar a satisfação, complicações e custos com a histerectomia videolaparoscópica (HVLP). Métodos: Estudo coorte retrospectivo comparativo realizado no ambulatório de Ginecologia de hospital público de ensino em São Paulo, Brasil, de 62 mulheres com sangramento menstrual excessivo e útero aumentado de volume, tratadas e acompanhadas por quatro anos. O grupo 1 foi submetido à inserção do SIU-LNG e o grupo 2 à HVLP. Resultados: No grupo 1 (n=31), 21 pacientes (67,7%) apresentaram melhora no padrão de sangramento sendo que 11 pacientes (35,5%) ficaram em amenorreia. Cinco pacientes (16,1%) mantiveram o sangramento intenso e foram consideradas falha de tratamento. No grupo 2 a eficácia foi 100%. Houve sete expulsões do SIU-LNG (22,6%), em cinco pacientes o sangramento manteve-se intenso, e em duas pacientes o sangramento tornou-se semelhante à menstruação normal. Não houve relação entre a falha do tratamento e histerometrias maiores (p=0,40) ou volumes uterinos maiores (p=0,50), enquanto a expulsão foi maior nos úteros com menores histerometrias (p=0,04*). Ocorreram 13 (21%) complicações, sendo sete (53,8%) no grupo 1, todas expulsões do dispositivo; e seis (46,2%) no grupo cirúrgico, estas mais graves (p=0,76). Quanto à satisfação, 12 pacientes (38,7%) estavam insatisfeitas no grupo 1 e uma (3,23%) no grupo 2 (p=0,00*). O custo do tratamento clínico, incluindo suas complicações foi quase cinco vezes inferior ao custo do tratamento cirúrgico com suas complicações. Conclusões: O tratamento com o SIU-LNG em pacientes com sangramento menstrual excessivo e útero aumentado de volume foi eficaz e, quando comparado à histerectomia VLP, teve menor taxa de satisfação, mesma taxa de complicações, porém de menor gravidade, além de menor custo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais impactos da inteligência artificial na Contabilidade Gerencial(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-10) Schwindt, Marcela Chagas de Souza [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573; CV: http://lattes.cnpq.br/8303614120863454O objetivo da pesquisa foi verificar os principais impactos sofridos pela contabilidade gerencial decorrentes da inserção da IA (Inteligência Artificial), que vem se fazendo presente nos dias de hoje. A pesquisa em questão verificou o impacto da IA dentro da contabilidade gerencial, comparando os processos contábeis em estudo com algumas técnicas de IA as quais foram percebidas, também dentro desta pesquisa, como principais influenciadoras da área. Com metodologia qualitativa, esta pesquisa empírica trouxe profissionais dentro da área estudada, com experiência no que situa a pesquisa, como fonte de informações para sustentá-la. Estes, então, fizeram-se presentes em entrevistas semiestruturadas que visaram captar todas as informações relevantes à pesquisa, tais quais foram transcritas em forma de uma linha de raciocínio discorrida no trabalho: comparando as respostas, identificando divergências e convergências, e constatando o que foi cabido. Foram concluídas ferramentas da inteligência artificial relevantes para pontos específicos da contabilidade gerencial, por meio da filtragem dos conceitos de Business Intelligence, que resultaram em machine learning e process mining para o gerenciamento de resultados financeiros, produção do orçamento empresarial e a gestão dos custos da organização.