Navegando por Palavras-chave "Cursinhos Populares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As concepções de estudantes do Cursinho Popular Cardume sobre fracasso escolar e suas influências na preparação para o ENEM(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Araujo, Rafaela Dayse Almeida [UNIFESP]; Roman, Marcelo Domingues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0228792315328026; http://lattes.cnpq.br/8982215364610623; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os efeitos do processo de escolarização ao qual os sujeitos são submetidos no modelo tradicional de educação influenciam de maneira expressiva na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo central do trabalho é analisar como as concepções de fracasso escolar emergiram em estudantes advindos do ensino público durante a preparação para o ENEM, bem como compreender como se sentem diante do desafio de entrar na universidade e como relacionam sua trajetória escolar e condições de vida com essa preparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujos procedimentos de produção de dados empíricos foram entrevistas individuais com roteiro semiestruturado de questões. Os procedimentos foram realizados de forma virtual (via internet) com mulheres jovens e adultas que frequentam ou frequentaram o Cursinho Popular Cardume da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, nos anos de 2021 e 2022. A análise qualitativa desses dados lança luz sobre os efeitos subjetivos de processos precários de escolarização no contexto de preparação para o ingresso no ensino superior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cursinhos Populares do Alto Tietê: um estudo sobre acesso ao ensino superior e construção da cidadania(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-25) Santos, Saulo Monteiro dos [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/5522390582806919O objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos formativos relatados por coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de cursinhos populares da região do Alto Tietê, em um contexto de forte presença da teoria do capital humano, uma faceta da pseudoformação que tem direcionado a formação dos jovens para a adequação ao mercado de trabalho. Os cursinhos populares são iniciativas cujo objetivo é viabilizar o acesso ao ensino superior público de qualidade àqueles segmentos tradicionalmente excluídos da sociedade brasileira. Nesse sentido, para além do ensino do conteúdo necessário à realização de processos seletivos para ingresso na Educação Superior, esta pesquisa busca analisar se os cursinhos visam também fortalecer a cidadania e a democracia por meio de maior participação popular. A hipótese que orienta este estudo é a de que os cursinhos populares buscam oferecer tanto uma formação geral ampla, voltada à reflexão crítica sobre a sociedade, quanto um ensino de conteúdos orientados para a aprovação em vestibulares, propósitos muitas vezes contraditórios que encontram limites para a sua realização. Para verificar a validade da hipótese, a pesquisa apresenta inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática para compreender a atuação dos cursinhos populares na fase atual do capitalismo, o neoliberalismo, visto que diversas reformas no campo da educação têm sido implementadas e afetam essas iniciativas; após a compreensão desse contexto, realizamos o mapeamento e caracterização dos cursinhos populares da região do Alto Tietê, região próxima à capital paulista. Esse mapeamento e caracterização dos cursinhos populares teve por base dois procedimentos de método: 1) a coleta de informações sobre os cursinhos populares no Alto Tietê em diversas mídias e 2) a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores, professores e estudantes de dois cursinhos da região - o Cursinho Comunitário A-Sol e o Cursinho Popular Maio de 68, situados nos municípios mais populosos do Alto Tietê, Guarulhos e Mogi das Cruzes, respectivamente. Por já funcionarem há alguns anos, esses cursinhos devem suscitar questões pertinentes aos limites de uma educação voltada tanto à emancipação quanto à preparação para o vestibular. A análise dos dados levantados teve como referência a Teoria Crítica da Sociedade. Encontramos em nossos resultados a permanência da contradição existente entre treino ao vestibular e formação crítica, o que permite o desvelamento do funcionamento da sociedade administrada.