Navegando por Palavras-chave "Currículo Escolar"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Santos Junior, Elias Moraes dos; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/7857261217081544A história do ensino de teoria musical e solfejo nas escolas de São Paulo é recuperada nesta dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o ensino de música no contexto da formação de professores no ensino público em São Paulo durante o período da Primeira República. O problema central que direciona a investigação é compreender como se estrutura o ensino de música, com ênfase ao ensino da teoria e solfejo, nos programas de ensino das escolas normais primárias e secundárias, instituições responsáveis pela formação de professores das escolas preliminares que atuariam no ensino de música, em contraste com o ensino conservatorial de música, compreendendo seus diálogos e intersecções. A pesquisa, de abordagem histórica, ancora-se na História Cultural, com ênfase para a história dos livros didáticos, Cultura e Currículo Escolar, buscando compreender os aspectos constitutivos da educação musical empregada no contexto republicano em São Paulo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Currículo e decolonialidade na cidade de São Paulo: um estudo sobre as Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Lopes, Matheus Hariki Verzegnassi; Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7803829758779154; http://lattes.cnpq.br/3433027370579146A presente pesquisa aborda a construção de currículos escolares com uma perspectiva decolonial, analisando o documento "Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas", produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O objetivo do estudo é compreender os avanços desse currículo na abordagem de questões indígenas a partir de uma perspectiva decolonial, ressaltando seu alinhamento com os princípios e desafios dos estudos decoloniais. A pesquisa adota uma abordagem documental, além de incorporar teorias decoloniais de autores como Quijano (2009), Gomes (2012), Santos (2009) e Azevedo (2020), e perspectivas curriculares de Goodson (2008), Moreira e Tadeu (2013) e Sacristán (2000). Os resultados destacam um avanço significativo na educação sobre os povos indígenas sob uma perspectiva decolonial, promovendo a valorização da diversidade cultural, histórica e desafiando as heranças coloniais. As conclusões ressaltam a necessidade contínua de revisitar e reformular os currículos escolares para desconstruir totalmente a herança colonial e promover uma visão decolonial abrangente na educação e na sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do formal ao do formal ao real: o currículo em ação na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de São Paulo (1995-2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-18) Bouças, Fábio dos Santos [UNIFESP]; Bello, Isabel Melero [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6608937354121946; https://lattes.cnpq.br/1287414557178299A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada pelos avanços e retrocessos que variam de acordo com o grupo que ocupa o poder. O currículo, como construção social que deve ser analisado tanto no nível das prescrições quanto das realizações práticas (GOODSON, 1995) está sujeito a esses revezes e por isso constitui-se como objeto privilegiado de análise junto às prescrições educacionais. Posto assim, o objetivo desta pesquisa é investigar qual é o currículo em ação ofertado à EJA 4 escolas da diretoria na Diretoria de Ensino de Itaquaque-cetuba, que faz parte da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC). O recorte temporal escolhido foi o período entre 1995 e 2020, em que governadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) se alternaram no poder e implementaram reformas educacio-nais importantes que definiram a forma de atendimento (ou não) aos jovens e adultos. O refe-rencial teórico escolhido para compreensão e análise dos currículos foram Apple (2006), Goo-dson (1995) e Sacristán (2000). A seleção e análise dos documentos oficiais foram feitas de acordo com Cellard (2008) e Faria Filho (1978). As análises dos cadernos escolares foram apoiadas por Chartier (2002), Gvirtz e Larrondo (2008) e Mignot (2008). Para situar a EJA histórica e legalmente contribuíram Beisiegel (2004), Gadotti (2011), Haddad e Di Pierro (2000), Leite (2013) e Paiva (1973). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 08 (oito) professores da rede atuantes na EJA mediante um roteiro pré-elaborado e testado se-gundo Bourdieu (1998), Duarte (2004) e Thompson (1992) e analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (2006). Após a triangulação da pesquisa em análise documental, entrevis-tas semiestruturadas dos professores que lecionaram na EJA nas escolas da diretoria já citada e por fim análise dos registros de Língua Portuguesa em 9 cadernos cedidos por 3 estudantes da modalidade nestas mesmas escolas, conseguimos reconstruir parte do currículo em ação na modalidade. Ele é uma versão aligeirada e compacta do currículo da educação de crianças e adolescentes, não dialoga com a realidade dos estudantes, não prepara para o mercado de tra-balho, tampouco para o ingresso nas universidades. Desta forma o currículo da EJA, a despei-to do que diz o Parecer 11/2000 (BRASIL, 2000), não é eficiente para cumprir as funções que a modalidade tem como baliza e objetivo, que são: Reparar o direito que foi negado, qualificar o estudante e equalizar as possibilidades de reinserção no ambiente escolar, no mundo do tra-balho entre outras práticas sociais de uma sociedade grafocêntrica.
- ItemSomente MetadadadosA formação docente e os mecanismos de contratação de professores temporários na rede estadual paulista: o trabalho docente entre as demandas de formação e de empregabilidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Oliveira, Midiã Olinto de [UNIFESP]; Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9928675880574257; http://lattes.cnpq.br/3042334683574747; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The public teaching in São Paulo has a peculiar situation related to hire teachers, when a large number of teachers in exercise have statute of temporary teacher. All through State, the number of temporary teachers that work in the final years of primary and high schools, according of SEE/SP, it´s of 37%, although this proportion can arrive until 44%, if we consider eventual teachers, too. The goal of this research is check the hypothesis that the o process of hire temporary teachers used by SEE/SP has incentive teachers already licensed in other areas to do courses with fast formation, specifically, just now, for areas of Arts and Philosophy, causing, undeniably, profound impacts in the curriculum and in the organization of the pedagogical work. Besides, we want identify how these teachers relate the problems during their works together the process of formation that they had, as well as to do a survey of demands of continued formation pointed by these teachers. So for develop this research, we made a document analysis, specially about the legislation that discipline the process of classes attribution by temporary teachers for the public teaching in São Paulo and record of classes attribution, as well as we applied questionnaires and realized semi-structured interviews with teachers of Arts and Philosophy, whose seconds graduation, obtained in courses with fast graduation, and that enabled they ingress these areas, how temporary teachers. The information collected and analyzed indicates that the main difficulties described by teachers relate to students, indiscipline, necessity of adequate materials and correct space to work, and not exactly the relationship with knowledge, predominating the impression of bad public education is a reflection of no participation of the family and of commitment by students. Another point cited by interviewee, when they talking about the difficulties faced in teaching, relating to the depreciation of disciplines Arts and Philosophy in the curriculum, because it has a secondary paper, if compared with the importance of Portuguese and Mathematics that, inclusive, has more representation in curriculum relating to the quantity of classes during the week. On the other hand, the impact of fast formation can be considered in the way whereby these teachers are building their pedagogical practices and their relationships with students and with education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Não existe naturalidade: a BNCC e o ensino de história medieval(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Borges, Luís Henrique Rodrigues [UNIFESP]; Almeida Neto, Antônio Simplício de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825O trabalho a seguir se propõe a desenvolver uma análise crítica em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos na educação básica, tomando como ponto de análise as mudanças na proposta do ensino de História Medieval. O trabalho foi realizado a partir da análise da publicação das três versões da BNCC juntamente com notas, artigos e publicações que buscam analisar a Base Nacional e suas propostas para o ensino de História, principalmente entre aqueles que comentaram a respeito da remoção do ensino de História de Medieval na primeira versão do documento ou supressão de tópicos desse conteúdo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pedagogia do Funk: Escolarização, Infância e Escrevivências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Almeida, Renata Prado de [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=8DCD682F949FD04691FE2485A146F462.buscatextual_0O presente trabalho busca evidenciar a relação do movimento funk com a cultura negra, destacando a importância da implementação da cultura funk no currículo escolar a partir de práticas pedagógicas que cumprem com as diretrizes curriculares. Este trabalho tem o objetivo de apresentar ações pedagógicas baseadas na cultura funk para serem incluídas no currículo escolar a partir da elaboração de metodologias de ensino desenvolvidas pelo corpo docente. O ponto central deste trabalho é potencializar a intersecção dos conteúdos escolares com a cultura local das favelas e periferias urbanas a partir de escrevivências de educadores que já trabalharam a temática do funk em sala de aula, juntamente com a identidade cultural dos alunos das escolas da rede pública de ensino. É um trabalho que promove a transversalidade cultural entre sociedade e campo escolar, destacando a importância da valorização da arte urbana nas instituições escolares através do currículo escolar.