Navegando por Palavras-chave "Criança e adolescente"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conselho tutelar: entre limites e desafios na garantia do direito à proteção scoial da criança e do adolescente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Carvalho, Geórgia Albuquerque de [UNIFESP]; Guerra, Maria Natália Ornelas Pontes Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5364731277298059; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa visou compreender e analisar o processo sócio-histórico da evolução dos direitos das crianças e dos adolescentes, destacando o papel do Conselho Tutelar na sociedade como agente para a garantia de direitos das crianças e adolescentes. O estudo tem como objetivo entender a dinâmica de trabalho das/os conselheiras/os tutelares no espaço de sua atuação social, analisando o seu cotidiano, suas dificuldades e desafios, além de refletir como o Conselho Tutelar é descrito a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente. O estudo fundamentado em pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, sendo inicialmente pesquisado sobre a evolução do direito infanto-juvenil no Brasil, tendo como referência estudos sobre a criança e do adolescente em séculos passados e a evolução dos direitos. Em seguida, a pesquisa buscou analisar os impactos das lutas e mobilizações sociais realizadas em prol da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, com relevância ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MCMMR) e analisamos o Estatuto da Criança e do Adolescente e a diretrizes para a constituição do Conselho Tutelar. Por fim, a pesquisa buscou compreender a atuação do Conselho Tutelar frente a vulnerabilidade da criança e do adolescente, e suas principais atribuições e deveres junto ao Sistema de Garantia de Direitos, assim como suas dificuldades e desafios no cotidiano de atuação. A luta política foi fundamental na trajetória da conquista dos direitos das crianças e adolescentes e foi intensa, podendo ser observado que havia necessidade social de garantir a proteção imediata à infância e adolescência. Proteção que ainda é um caminho a ser trilhado, mesmo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as violações cotidianas que sofrem crianças e adolescentes persistem de forma grave no Brasil e a atuação da/o Conselheira/o Tutelar torna-se cada vez mais necessária frente à essa realidade que os desafia na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Fortalecer e responsabilizar o Sistema de Garantia dos Direitos torna-se necessário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conselho tutelar: Trajetórias, histórias e conquistas de conselheiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Oliveira, Danilo Rodrigues de [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2189394204215927; http://lattes.cnpq.br/0789020640080002O volume 11 da Coleção Educação e Saúde, nasce como fruto das ponderações de uma Tese de Doutorado - Conselho Tutelar: conhecendo histórias e significados dos conselheiros nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, da parceria discente-docente, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente, registrado no Diretório de Pesquisas do CNPq e do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Saúde. Este volume, intitulado Conselho Tutelar: Trajetórias e Conquistas de Conselheiros desenvolvido, então, inicialmente, como Tese de Doutorado, posteriormente foi re-significado para o formato de livro, com a intenção de atingir um público maior e que possa se beneficiar das reflexões aqui contidas e assim, cooperar com o corpus de pensamento que se desenvolve interdisciplinarmente entre os campos da educação e da saúde. Nossos agradecimentos à CAPES, que pelo incentivo e fomento à pesquisa, propiciou a realização deste trabalho, pela concessão de uma bolsa de estudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crescimento, desenvolvimento, desempenho motor e aptidão física relacionada à saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-05) Rabelo, Fernanda Helena [UNIFESP]; Colantonio, Emilson [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9840076091240222; http://lattes.cnpq.br/9840076091240222; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aptidão física pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória. Já aptidão física relacionada à saúde pode ser entendida como (a) realizar as atividades cotidianas com vigor e energia; (b) demonstrar traços e capacidades associados a um baixo risco de desenvolvimento prematuro de distúrbios orgânicos provocados pela falta de atividade física. O ser humano vem se tornando cada vez menos apto fisicamente, e esse quadro de inatividade física está cada vez mais presente em crianças e adolescentes. Objetivo: investigar a interação entre a aptidão física relacionada à saúde com o crescimento, desenvolvimento e desempenho motor em crianças e jovens. Método: o estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica através do levantamento de dados da bibliografia publicada em forma de revistas, artigos, publicações avulsas em imprensa escrita, documentos eletrônicos e livros. Dentre os principais achados destaca-se a importância do incentivo a prática de atividade física regular assim como a importância da aplicação de baterias de testes a fim de avaliar a aptidão física em crianças e adolescentes e desenvolver programas que visem à promoção de saúde. Tais procedimentos permitirão o acompanhamento e/ou monitoramento das variáveis associadas à aptidão física relacionada à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política de assistência social: matricialidade familiar e violência contra a criança e adolescente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-16) Azevedo, Sara Marques de [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/4399479052075882; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A violência contra criança e adolescente é tema recorrente na mídia da atualidade. Ganham ainda mais destaque as violências ocorridas no espaço da família, sendo que comumente se identifica esse como um espaço de cuidado e proteção. Nessa perspectiva é importante que as políticas sociais sejam desenvolvidas com a estrutura necessária para que as vítimas da violência familiar sejam protegidas, antes que acabe com consequências de maior gravidade. A política de Assistência Social pauta a família como centro para suas ações e programas. Entende-se que essa compreensão é fundamental, mas não pode estar imbuída de uma ideologização de família que não corresponde à realidade de todos os sujeitos. A partir da análise dos documentos da política de assistência social, pretende-se refletir como a política destaca o tema da violência familiar contra criança e adolescente, visualizando quais as relações existentes entre a Política de Assistência Social, que visa amenizar a vitimação dos sujeitos que compõem a classe trabalhadora e; como as relações de vitimização presentes nesse espaço familiar estão sendo abarcadas por essa política. Busca-se compreender, a luz da teoria, qual a compreensão que a política coloca para família.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução e adaptação transcultural do questionário PEDSQL "Neurofibromatosis type 1 module 3.0" para pacientes com neurofibromatose tipo 1(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-17) Machado, Marília Aparecida Silva Oliveira [UNIFESP]; Caran, Eliana Maria Monteiro [UNIFESP]; Lima, Fernanda Teresa de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0012255593371579; http://lattes.cnpq.br/1783139918188371; http://lattes.cnpq.br/5098282789978552Introdução: A neurofibromatose tipo1 (NF1) é uma doença genética que compromete 1: 3000 nascidos vivos, não tem tratamento medicamentoso, e a qualidade de vida dos pacientes depende do quadro clínico, psíquico e social. Objetivo: Traduzir para o português do Brasil e adaptar culturalmente o questionário “Scaling and scoring of the Pediatric Quality of Life Inventory” PedsQL Neurofibromatosis” para portadores de NF1 de 5 a 25 anos e seus pais/cuidadores. Método: O estudo foi desenvolvido em 4 fases – Tradução para português da versão original em inglês. – Retrotradução para idioma inglês. – Avaliação do resultado por 15 profissionais, médicos e enfermeiros, de várias regiões do Brasil – Pré-teste: aplicação do questionário em portadores de NF1. As traduções foram analisadas por grupo de especialistas e através do índice de validade de conteúdo (IVC) e Kappa. Resultados: A tradução e adaptação cultural do questionário PedsQLTM NF1 para pacientes de 5 a 25 anos portadores de NF1 foi realizada de forma adequada, segundo IVC (0,75), KAPPA (0,6) e opinião do grupo de analistas. Foram necessários pequenos ajustes principalmente no questionário dos familiares para facilitar o entendimento, por exemplo, a palavra “temer” foi substituída por “tem medo”. Do pré-teste participaram 46 familiares com idade variando de 28 a 54 anos, média de 40,6 anos, mediana de 42 anos e 42 pacientes idade de 5 a 25 anos com média de 10,5 anos e mediana de 10 anos. 5 pacientes com alteração do comportamento (TEA e hiperatividade) não conseguiram responder ao questionário. Conclusão: A tradução e adaptação cultural do questionário PedsQLTM NF1 foram etapas satisfatoriamente concluídas.