Navegando por Palavras-chave "Criação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações artísticas no ambiente educativo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-13) Lima, Bruna Calogi Mirahy de; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a reflexão acerca do ensino das Artes para crianças pequenas em ambiente escolar por meio de um relato de experiência. A disciplina de Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte trouxe diversas práticas e novas ideias de como trabalhar os conhecimentos artísticos que adaptados para cada idade poderiam ser explorados em diversos ambientes, inclusive no ambiente educativo, mesmo com crianças bem pequenas. A observação da prática e o estudo feito em conjunto com a leitura dos textos tiveram como foco a reflexão sobre a importância de estudar conteúdos de Artes para crianças pequenas e como esse exercício contribui para a formação e para a ampliação do repertório da criança. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças pequenas se beneficiaram com as práticas artísticas realizadas e pensadas para elas. Ficou evidente a importância do planejamento do tempo, espaço e conteúdo para a formação das crianças na educação infantil. As referências teóricas consultadas para os fins desta pesquisa foram obtidas nos livros de Anna Marie Holm, Baby-Art: Os primeiros passos com a arte (2005), ECO-ARTE com crianças (2007), Fazer e pensar Arte (2017) e no livro de Stela Barbieri, Interações: Onde está a arte na infância (2012).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/9675284265995061; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Exercícios com os problemas da recombinação, criação e inspiração através do trabalho de Chico Buarque e alguns de seus enunciados acerca da compra de composições; uma passagem pelo cinema de Andrei Tarkovski a respeito da montagem, do trabalho com a equipe e atores; por entre notas de Clarice Lispector e seu arrastão de marcas no fazimento de escritos, o dito improviso no jazz com Miles davis e Herbie Hancock e o problema do ruído e o silêncio em uma obra de John Cage. Neste interjogo de exercícios, esse escrito analisa o que disseram tais artistas e o que se passa entre estes problemas em distintas artes. Alguns dos operadores conceituais são a noção de opacidade de Edouard Glissant, bem como de finito-ilimitado, devir e inspiração nos escritos de Gilles Deleuze. Distinto da lógica romântica e liberal da expressão espontânea que se faz ouvir desde 'dentro', essas questões implicam um trabalho intensivo, envolvido com uma multiplicidade de forças. Aposta que inflete diferentemente nos gêneros artísticos com os desdobramentos indicados pelos compositores, músicos, cineasta e escritora. Nestas análises, foi relevante uma ética da porosidade, estar no meio, um trabalho com corpos atravessados em acontecimentos, um jogo para além de oposições fáceis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões acerca de ações artísticas na educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-05) Araujo, João Gabriel Marques de [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983O presente trabalho tem por objetivo olhar para a Arte-educação e sua importância para as crianças na educação básica, baseado na experiência no Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Observa-se a falta de importância atribuída ao ensino de Artes nas escolas. Em leituras como Barbosa e Duarte-Junior observou-se que é antiga a tentativa de silenciar as artes onde poderia ter fácil acesso: a escola. Foi realizado uma ação com uma turma do ensino fundamental I da rede pública e observado o interesse que a Arte pode despertar nas crianças, seja em um simples desenho, ou outras produções artísticas. A metodologia é exploratória consistindo em analisar uma ação que já ocorreu. O livro O Grúfalo escrito por Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler é o eixo da ação envolvendo as Artes Visuais e a Literatura. O trabalho teve como proposta atuar sobre a autoria infantil por meio de descobertas, desenhos e modelagens. Acreditamos que a educação deva investir na autoria das crianças e um caminho é aproximá-las de seus temas, dos ilustradores, dos escritores dos livros infantis, enfim, da arte.