Navegando por Palavras-chave "Corte espanhola"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dama de honore e maestra de pittura de la regina : a (anônima) leitura imagética de Sofonisba Anguissola sobre a corte espanhola de Felipe II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-03) Achcar, Maria Cristina Loureiro[UNIFESP]; Brandão , Angela; Grillo, José Geraldo Costa; http://lattes.cnpq.br/7881569396286598; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779; https://lattes.cnpq.br/1841542110440285Sofonisba Anguissola foi a primeira artista cuja fama transcendeu fronteiras. Suas obras e seu talento foram admirados em seu tempo e, em razão disso, ela pôde desfrutar de uma justificável fama ainda em vida. A intenção deste trabalho é estudar alguns retratos das mãos desta pintora cremonense, delineando sua trajetória artística até sua chegada à corte espanhola de Felipe II. Tais retratos são de Isabel de Valois, Ana de Áustria e do próprio Felipe II, os quais se encontram atualmente no Museu do Prado, em Madrid. Eles não só evidenciam o papel da pintora cremonense no cenário da corte espanhola, mas também expõem a existência de muitas mulheres artistas que foram sendo esquecidas nas narrativas da história da arte. O título deste trabalho se remete ao fato de Sofonisba estar na corte espanhola para cumprir dois papeis: o de dama de companhia e de professora de pintura de Isabel de Valois; entretanto, fazendo uma rápida análise, ela também desempenhou um terceiro papel – provavelmente não previsto – de retratista, já que recebeu várias encomendas. Nessa mesma linha, outro ponto a ser estudado é: como as obras não eram assinadas e Sofonisba não era a pintora (oficial) da corte, dado que este cargo pertencia a Alonso Sánchez Coello, as atribuições às suas obras são discutidas até hoje. Assim, ficamos durante séculos com a referência de “anônima” para os retratos da corte espanhola feitos pela artista cremonense