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- ItemAcesso aberto (Open Access)A abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física(Universidade Federal de São Paulo, 2020-02-17) Silva, Marcelo Andrade [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/4694594204371147; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A saúde sempre ocupou, e ainda ocupa, um papel de destaque na Educação Física Escolar, porém, em muitos casos, a sua definição ocorre de maneira rasa e com certa limitação, o quê acaba por não acompanhar as mudanças na sociedade contemporânea e da própria disciplina enquanto componente curricular. O objetivo do estudo consiste em compreender a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, onde foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico, buscando observar todo o conteúdo referente à saúde e entrevistas semiestruturadas com os professores de Educação Física, a coordenação pedagógica e direção escolar, bem como professores de outros componentes curriculares, tendo como critério de inclusão: serem profissionais efetivos da Rede Estadual de Educação há, no mínimo, um ano e atuarem na unidade escolar pesquisada há, no mínimo, um ano. Como critério de não inclusão, abstemos os profissionais que, durante a realização da pesquisa, fornecerem dados insuficientes para a análise dos dados. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Estadual de Educação de São Paulo, no município de Santos. A coleta de dados teve duração de 3 meses. Como resultado, a relação entre Educação Física e saúde pode ser categorizada em: atividade física, corpo, orientadora e combate ao sedentarismo. No que se refere à concepção de compreensão de saúde as respostas puderam ser categorizadas em: bem-estar, bons hábitos, ausência de doenças, corpo e mente. Já em relação aos conteúdos relacionados à saúde, a que a Educação Física aborda, tivemos as categorias: exercício físico, alimentação, doenças, cultura corporal do movimento, esporte, comportamento de risco, higiene e socialização. Por fim, no que tange ao como esses conhecimentos podem ser sistematizados foram obtidas as categorias: projetos, currículo oficial e interdisciplinar. Conclui-se que as aulas de EF possuem uma característica fomentadora de saúde, apresentado uma concepção restrita de saúde, considerável causalidade entre práticas corporais como geradora de saúde, não levando em consideração a dimensão social em que o aluno e a escola estão inseridos.