Navegando por Palavras-chave "Cooperação"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da cooperação, integração e aprendizagem entre uma empresa agroquímica e seus distribuidores.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Silva, Elizabeth Cristina do Nascimento [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936; http://lattes.cnpq.br/6434722513801213Devido a relação de interdependência que empresas do mercado B2B possuem com seus clientes e parceiros, é extremamente importante que a comunicação entre todas as partes da relação seja eficiente para que todos os envolvidos sejam beneficiados e para que todas as partes tenham informações que possibilitem o desenvolvimento de ações que melhorem os resultados da parceria. Por isso, a presente pesquisa busca analisar a relação de uma empresa fornecedora de insumos agrícolas com seus distribuidores com foco na relação de cooperação, interação e aprendizagem para entender se os dois lados da relação estão em sintonia e atendendo as expectativas da parceria para os negócios. A metodologia adotada consistiu na elaboração de uma pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva por meio de estudo de caso relacionados a cooperação interempresarial do setor agrícola brasileiro. Os dados qualitativos utilizados na pesquisa foram coletados da aplicação de questionários semiestruturados para a fornecedora de Insumos Agrícolas e seus distribuidores de produtos. Os resultados da pesquisa apresentaram algumas contradições na comunicação e conflito de informações entre as empresas, porém o nível de satisfação de ambos na relação mostrou-se satisfatório. Para pesquisas futuras, é apropriado que novas pesquisas sobre a relação de cooperação e aprendizagem entre empresas B2B parceiras sejam realizadas, especialmente do mercado agro, para verificar se os resultados obtidos nesta pesquisa seguem uma tendência entre outras empresas do segmento e para complementar os resultados da presente pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Eficácia do Regime Internacional dos Direitos Humanos: Tratados e Instituições Internacionais sob a ótica da Interdependência Complexa(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Almeida, Giovanna de Souza [UNIFESP]; Carvalho, Daniel Campos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0250387190883006A presente pesquisa possui por escopo analisar a relação entre as Relações Internacionais e os Direitos Humanos e promover uma reflexão quanto a eficácia do regime internacional dos Direitos Humanos e a possível necessidade de reforma deste sistema. Para alcançar este objetivo, serão abordados os conceitos de Interdependência Complexa sob a ótica de Keohane e Nye, além do conceito de Direitos Humanos e Direitos fundamentais sob a ótica da dignidade da pessoa humana, bem como dimensões e respectivas previsões normativas no ordenamento internacional, isto é, versará também acerca dos tratados internacionais no que tange sua aplicabilidade. Em seguida, apresentar-se-á a estrutura dos Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos a nível global e regional. Para análisar a eficácia dos Direitos Humanos será apresentado brevemente o debate entre as teorias neorrealista e neo institucionalista e, por fim, um caso prático do Sistema Interamericano de Direitos Humanos condenado pela Corte Interamericana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia do facilitador FO-CO Família: experiência para Pais e Famílias: Módulo 1: conviver com as emoções – um aprendizado em família(Universidade Federal de São Paulo, 2023)Este “Guia do Facilitador” é uma das iniciativas do projeto FO-CO (FOrmar para COnviver), cujo objetivo é promover educação socioemocional e uma convivência mais compassiva entre as pessoas, nos ambientes educacionais. Descreve o passo a passo das experiências de aprendizagem oferecidas no Módulo 1 do FO-CO Família como material de apoio aos profissionais que se habilitarem a facilitar o programa. Seu uso é livre desde que citada a fonte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia do facilitador FO-CO, módulo 1: conviver com as emoções - experiências para adolescentes e professores(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-31)Este “Guia do Facilitador” é uma das iniciativas do projeto FO-CO (FOrmar para COnviver), cujo objetivo é promover educação socioemocional e uma convivência mais compassiva entre as pessoas, nos ambientes educacionais. Descreve o passo a passo das experiências de aprendizagem oferecidas no Módulo 1 do FO-CO Adolescentes e Professores como material de apoio aos profissionais que se habilitarem a facilitar os programas. Seu uso é livre desde que citada a fonte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão da sustentabilidade na agenda da política de desenvolvimento econômico chinesa, seus impactos para o Brasil e para o setor de energias renováveis(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Costa, Richard Campos [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383; http://lattes.cnpq.br/3110337869632408Durante as duas décadas já decorridas do século XXI o crescimento econômico e político da República Popular da China tem colocado cada vez mais o país como um dos protagonistas e principais líderes do sistema internacional. Ao mesmo tempo, as pautas ambientais e o combate as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global ganham cada vez mais atenção em fóruns multilaterais, geralmente promovidos por organizações e instituições internacionais como a ONU, G20, Banco Mundial etc. Por conseguinte, também é observado o movimento dos países (em especial nações desenvolvidas) para criar políticas e formas de desenvolvimento sustentável onde surgem temas como a neutralidade de carbono e a transição energética. Este artigo tem como objetivo analisar a priori a relação da China com a incorporação da pauta ambiental em sua política nacional em prol do crescimento científico e tecnológico e da transição energética, seguindo com a análise da aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável em sua política externa, passando pela elaboração de diretrizes para investimentos internacionais diretos e entendendo quais os impactos disso para a comunidade internacional. Por fim, a análise deste trabalho busca compreender a posição estratégica do Brasil nesse contexto, inferindo suas capacidades no tocante ao desenvolvimento sustentável e práticas de energias limpas através do setor de energias renováveis que lhe garantem posição privilegiada no debate e quais oportunidades se consolidam para o país, em especial em sua relação com a China para cooperações comerciais e tecnológicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Iniciativa Cinturão e Rota na América Latina(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Barros, José Vitor Honório Monteiro de [UNIFESP]; Pedroso, Carolina Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2324338556302820Essa pesquisa busca analisar a Iniciativa Cinturão e Rota na América Latina, com foco na inserção da China na região à luz dessa iniciativa. Para tal, primeiramente a iniciativa em si e a política externa chinesa serão contextualizadas, e dado isso, será discorrido como ela tem se apresentado na região latino-americana, com a análise de casos, projetos, obras acadêmicas e documentos relacionados. Essa pesquisa tem a hipótese de que a Iniciativa Cinturão e Rota traz uma atualização importante para as relações entre China e América Latina, revitalizando antigos projetos, investimentos e, também, trazendo novos mecanismos de cooperação. Foi utilizado um método de abordagem hipotético-dedutivo e uma investigação qualitativa para análise dos dados a serem coletados, começando por uma investigação documental e bibliográfica para descrever a Iniciativa na região, e partindo para uma análise mais ampla de suas implicações e ramificações para os atores envolvidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Papel do hipocampo no comportamento de libertação de coespecífico, um modelo de comportamento pró social motivado por empatia em ratos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-04-08) Marinho, Gabriela Ferreira [UNIFESP]; Silva, Regina Helena da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0101190051087933; http://lattes.cnpq.br/7856641138413029Introdução: Determinantes para o sucesso evolutivo de inúmeras espécies que mantém uma estrutura social, os comportamentos pró-sociais podem ser definidos como qualquer ação que resulte no benefício de outro indivíduo, como por exemplo comportamentos de cooperação e consolo. Um dos possíveis motivadores para sustentação desses comportamentos é a empatia, uma habilidade de compreender, inferir e compartilhar o estado emocional de outro indivíduo. As bases biológicas dessa habilidade e comportamentos ainda são pouco compreendidas, sendo a maior parte dos resultados obtidos a partir de estudos com ressonância magnética funcional em humanos. Em um desses trabalhos, foi visto que jovens que apresentavam transtorno do espectro autista, uma condição em que o indivíduo possui prejuízo na capacidade de socialização, apresentaram menor ativação bilateral da amígdala e hipocampo (Klapwigk e cols,2016). Outros estudos mostraram que a degeneração do hipocampo com o avançar da idade estaria relacionada com a dificuldade em solucionar problemas sociais e a diminuição de habilidades empáticas (Davidson e cols, 2012; Beadle e cols, 2013). Alguns modelos animais estão sendo propostos a fim de compreender os mecanismos biológicos envolvidos na expressão de comportamentos pró-sociais e empatia, sendo a maior parte concebida em roedores. Recentemente, Bartal e colaboradores (2011) propuseram um protocolo para analisar o comportamento de ajuda motivado possivelmente por empatia em ratos. Adicionalmente, o trabalho realizado por Silva e colaboradores (2020) discute o papel do aprendizado na facilitação do comportamento em questão. Objetivo: verificar a expressão do comportamento prós-social de ajuda entre fêmeas, utilizando uma adaptação do teste comportamental proposto originalmente por Bartal, e verificar a participação do hipocampo na expressão do referido comportamento, por meio de um modelo de lesão farmacológica. Métodos: Foram utilizadas ratas da linhagem Wistar de 4 meses de idade, que passaram por dois processos experimentais: padronização do teste comportamental e verificação dos efeitos da lesão farmacológica do hipocampo. O teste é composto de dois paradigmas: o paradigma do rato preso, no qual as ratas companheiras de gaiola-moradia são colocadas numa arena de campo aberto contendo uma caixa restritora no centro com um coespecífico preso em seu interior (que só pode ser aberta pelo lado de fora). Já no paradigma do rato de vi brinquedo, a rata livre é colocada na arena e um rato de brinquedo dentro da caixa restritora. Foi analisada a taxa de abertura (porcentagem de animais que realiza a abertura da caixa), a latência para abertura da caixa restritora (tempo discorrido do início da sessão até o momento de abertura), exploração das zonas do aparato (tempo de permanência do animal livre em cada zona do campo aberto) e taxa de interação social entre o animal livre e animal preso após libertação. Resultados: Os resultados evidenciaram uma maior taxa de abertura dos animais durante o paradigma do rato preso, além de uma maior latência para os animais realizarem a abertura da caixa restritora durante o paradigma do rato de brinquedo em comparação com o paradigma do rato preso. Além disso, o segundo experimento mostrou que as ratas com lesão bilateral do hipocampo apresentaram menor taxa de abertura quando comparadas ao grupo controle, além de apresentarem maior tempo de latência para abertura da caixa restritora nas duas últimas sessões de teste. Além disso, não foi observada nenhuma diferença na taxa de interação social ao longo das sessões de teste em nenhum dos experimentos, enfraquecendo a hipótese de que um possível desejo por contato social fosse o principal motivador para os animais realizarem a abertura da caixa restritora. Conclusões: Os resultados obtidos permitem concluir que as ratas expressaram o comportamento pró-social de ajuda realizando a abertura da caixa a fim de libertar sua coespecífica, podendo ser a presença de um coespecífico submetido à condição potencialmente estressante em questão ser um facilitador do aprendizado da tarefa. Adicionalmente, a expressão do comportamento de libertação de coespecífico é comprometida em animais com lesão bilateral do hipocampo.