Navegando por Palavras-chave "Contabilidade Ambiental"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicabilidade e importância da contabilidade Ambiental: uma análise na empresa Natura S/A.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Carvalho, Caroline Fernandes [UNIFESP]; Saporito, Antônio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007A contabilidade ambiental é uma subdisciplina da contabilidade que se concentra na quantificação e no registro de eventos, transações e atividades relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Ela desempenha um papel importante na gestão responsável dos recursos naturais e na avaliação do impacto ambiental das operações de uma organização. Este trabalho teve como objetivo discorrer e avaliar sobre a contabilidade ambiental com enfoque na empresa Natura S/A. De modo a explicitar os conceitos relacionados com a temática, foi efetuado um levantamento teórico, recorrendo à pesquisa bibliográfica em livros, artigos e outras pesquisas científicas de acesso físico ou virtual que versaram sobre o tema estudado, além de pesquisa documental com aplicação da metodologia de estudo de caso. A pesquisa foi realizada utilizando os bancos de dados do Google Scholar e CAPES. O período de publicação foi a partir de 2010, além dos relatórios integrados publicados pela empresa Natura S.A referente aos anos de 2018, 2019 e 2020. Concluiu-se que a empresa Natura não apenas busca o sucesso econômico, mas também se esforça para gerar um impacto positivo nas dimensões econômicas, sociais e ambientais. Essa abordagem sustentável não apenas reforça sua posição no mercado, mas também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e consciente. A Natura S/A é um exemplo inspirador de como as empresas podem desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo mais sustentável e responsável. Este estudo ressalta a relevância da contabilidade ambiental e da sustentabilidade para organizações que mantêm um compromisso com práticas sustentáveis, além de fomentar a continuidade das pesquisas nesta área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A relação do lucro e valor das ações após a adesão ao índice de sustentabilidade empresarial (ISE)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Melo, Ellen Karoliny Martins [Unifesp]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; Zittei, Marcus Vinicius Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7947828317635699; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805A sustentabilidade nas organizações tem sido cada vez mais debatida e solicitada nas organizações tanto pela população quanto pelos investidores, se torna cada vez mais necessário ter sistemas econômicos, ecológicos e sociais integrados, a fim de garantir a manutenção das atividades e do ambiente em que está inserido. No Brasil, com a intenção de mensurar as se as empresas possuem um comprometimento com a sustentabilidade foi criado o indicador índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Os resultados encontrados auxiliam em demonstrar se as empresas que foram anunciadas como participantes do ISE, obtiveram retornos positivos na janela observada quando comparadas com as empresas de um Grupo de Controle. Estes resultados podem servir de apoio para os processos de tomada de decisão dos acionistas, e no estabelecimento de políticas relacionadas às práticas de sustentabilidade nas organizações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatórios de sustentabilidade: uma análise comparativa de empresas de grande impacto ambiental com base na estrutura do Relato Integrado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Moscao, Priscila de Araújo [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805O Relato Integrado é um novo modelo de relatório corporativo, cuja estrutura direciona a organização a moldar seu modelo de negócios de forma integrada com os capitais que utiliza e afeta, buscando gerar valor para si e para suas partes interessadas. O resultado esperado é um relatório que aborde os diversos aspectos das atividades econômicas de uma entidade de forma ampla, concisa, interconectada e focada no futuro. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de disclosure de empresas aderentes e não aderentes à estrutura do Relato Integrado, de forma a inferir sobre a capacidade desta estrutura de promover uma abordagem diferenciada para as questões sociais e ambientais que permeiam a sociedade e o ambiente corporativo. Sendo assim, foram avaliadas empresas de grande impacto ambiental, a citar Natura, Suzano, Vale e ExxonMobil, avaliando a aderência aos quesitos solicitados pelo Relato Integrado. Os resultados obtidos permitem inferir que a estrutura do Relato Integrado estimula e provoca a entidade a estruturar seu modelo de negócios de forma conectada e ampla, considerando os capitais que utiliza e afeta em suas atividades, promovendo a geração de valor não só para si, mas as demais partes envolvidas. O Relato Integrado convida a organização a utilizar sua missão, visão e valores como direcionador das decisões da governança no que diz respeito ao modelo de negócios, gestão de riscos e estratégia de alocação de recursos, de acordo com suas perspectivas, visando um bom desempenho agregado ao final do período. Sugere-se que empresas dos mais diversos ramos façam a adesão ao modelo, com objetivo de incentivar uma nova mentalidade no ambiente de negócios mundial.