Navegando por Palavras-chave "Contação de histórias"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma experiência discente em contexto de monitoria institucional: a contação de histórias(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Varella Alliz Inoue, Giulia [UNIFESP]; Sanches, Maria Cecilia; http://lattes.cnpq.br/8095556895659808; http://lattes.cnpq.br/6306334171847915O presente trabalho de monografia busca descrever criticamente e apresentar sob a forma de um relato de experiência, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de monitoria discente Práticas Programáticas de Pesquisa concernentes à Unidade Curricular de Iniciação à Prática de Contação de Histórias do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), perpassando por autores tais quais Wallon, Spolin, Laban, Boal, dentre outros, afim de compreender teoricamente os aspectos corporais e culturais inerentes à contação de histórias. Outrossim, através deste relato de experiência e ao traçar um breve panorama sócio-histórico do programa de monitoria discente e de sua institucionalização no Brasil e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) objetivamos ressaltar a importância das atividades de monitoria e de extensão universitária para o desenvolvimento pedagógico, acadêmico, cultural e pessoal dos estudantes envolvidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas com literatura infantil para crianças surdas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-19) Basto, Monaliza Cristina Toledo Galucci [UNIFESP]; Lourenço, Érica Aparecida Garrutti [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/9257532230273095A perspectiva de educação bilíngue para surdos é uma abordagem que vem sendo utilizada em tempos atuais, acontecendo através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da língua portuguesa aprendida na forma escrita. Compreendendo a realidade de que a construção da língua de sinais para crianças surdas costuma, em sua maioria, ser iniciada somente em sua chegada à escola, supõe-se que, a partir de práticas educativas envolvendo literatura infantil, seja possível criar oportunidades de interação na língua de sinais. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas educativas com literatura infantil para crianças matriculadas em classes multisseriadas de educação bilíngue para surdos de Educação Infantil até o 2º ano do Ensino Fundamental I de escolas Polo de Educação Bilíngue da rede municipal da prefeitura de Guarulhos. Autores como Vygotsky (2008), Andreis-Witkoski (2006), Lacerda e Lodi (2006), Lebedeff (2007) e Quadros (2015) fizeram parte de nossa fundamentação teórica. Parte da coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras bilíngues que atuam com crianças surdas. Além das entrevistas, a pesquisadora deste estudo também foi participante, construindo uma narrativa autobiográfica, retratando o período que ela atuava como professora em um Polo de Educação Bilíngue para Surdos na cidade de Guarulhos. O segundo procedimento de coleta de dados consistiu numa observação participante de práticas envolvendo literatura infantil com crianças surdas desenvolvidas pela pesquisadora-professora-participante. As entrevistas com as professoras apresentam quão relevante é o trabalho realizado a partir da literatura infantil no desenvolvimento global da criança surda, proporcionando ao educando surdo se entender como sujeito no mundo, que pode expressar seus pensamentos e sentimentos. Os resultados revelam ainda que existiu envolvimento dos alunos surdos na sequência didática envolvendo a literatura de modo a expressarem a imaginação, criatividade e relação com o seu cotidiano nos momentos de contação de histórias, tanto em encontros remotos quanto nos presenciais vivenciados no tempo da pesquisa em meio à pandemia de Covid-19. É possível concluir que a literatura infantil pode proporcionar o desenvolvimento do educando surdo, confirmando o quão rico são esses momentos propiciados pelo estímulo da literatura e que o aproximam da sua primeira língua, a Libras, da sua segunda língua, o português escrito e do letramento que conduzem aproximação da escrita. Sendo assim, essa pesquisa caminhou rumo a colaborar com os estudos de práticas pedagógicas bilíngues.