Navegando por Palavras-chave "Comunicação contraintuitiva"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação contraintuitiva: inclusão ou mudança social?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20) Vieira, Bárbara de Assis [UNIFESP]; Lopes, Evandro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0631574435962669; http://lattes.cnpq.br/2370349484512020A comunicação mercadológica possui como objetivo final gerar lucro para as organizações, contudo, ela possui um papel importante de responsabilidade social, já que reside nela a oportunidade de criar “novos/outros” valores e visões de mundo. Nesse contexto, nasce a comunicação contraintuitiva (CC), a qual busca ativamente romper com preconceitos e estereótipos negativos. Como estratégia de comunicação a CC pode ser impactada pela teoria de identidade social ingroup/outgroup. Nesse sentido, o artigo teve como objetivo identificar as estratégias de comunicação de marketing que podem influenciar a disposição de compra em um cenário de comunicação contraintuitiva, comparando-se quando o consumidor está ingroup vs. outgroup. O referencial teórico concentrou discussões sobre estratégias de comunicação em marketing, comunicação contraintuitiva e conceitos da teoria de identidade social. O procedimento adotado foi o desenho fatorial completo entre sujeitos de forma que cada participante viu apenas um estímulo de uma peça publicitária fictícia com comunicação contraintuitiva ou não ou uma peça não humanizada, seguida da avaliação dela pelos participantes em um questionário online (n=315). Com isso, foi possível atestar que, em linhas gerais, quando o consumidor está ingroup ele avalia melhor a comunicação, e que, para o público sênior, o fato contraintuitivo pode não ser tão interessante mercadologicamente. Sendo assim, o estudo contribui para endossar a literatura concernente à comunicação contraintuitiva e à teoria de identidade social, reforçando a busca por mudança social acima de (apenas) inclusão social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação contraintuitiva: uma análise da sua efetividade em termos de reação do consumidor(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-05) Bueno, Julia Cicolo [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; Andreoli; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524O trabalho teve como objetivo analisar a efetividade da comunicação contraintuitiva em termos de reação do consumidor. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos subsequentes: o primeira exploratório, com coleta de dados implícitos de rastreamento ocular - eyetracker (n=20), seguida do explicativo (n=79), com coleta de dados autodeclarados. O desenvolvimento do experimento nessas duas etapas se justifica pela importância de se compreender o processo de recepção, processamento e avaliação por parte do consumidor de maneira mais ampla, abarcando métricas implícitas e explícitas. Em ambos os casos, foram comparadas duas campanhas mercadológicas relacionadas à promoção do serviço de saúde, diferenciando-se, entretanto, o protagonismo do profissional de medicina: tradicional ou intuitivo, caracterizado pelo homem branco, versus contraintuitivo, caracterizado pela mulher negra. Com isso, foi possível observar um melhor desempenho da campanha caracterizada como comunicação contraintuitiva, praticamente na totalidade das métricas investigadas, validando a importância dessa prática mercadológica.