Navegando por Palavras-chave "Comprehensive health"
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- ItemEmbargoEducação escolar, saúde e bem-estar: possibilidades didático-pedagógicas interdisciplinares no Ensino Fundamental I(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Silva, Marcelo Andrade [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/4694594204371147; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa buscou investigar a elaboração e desenvolvimento de ações em saúde e bem-estar em uma escola municipal da Prefeitura de Praia Grande/SP, com duas turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Para tal, foi realizada uma pesquisa-ação com a participação de duas turmas e seus respectivos docentes, além da professora de Educação Física, direção da unidade escolar e responsável pedagógico da escola. Para identificar as possibilidades de tematização da saúde e bem-estar, foi realizada a análise documental dos conhecimentos relacionados às temáticas no currículo do município, planejamento dos docentes, materiais didáticos e paradidáticos utilizados pela rede de ensino, assim como o projeto político pedagógico da unidade escola entre os anos de 2020 e 2022. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas em profundidade com o objetivo de identificar e compreender relações que as docentes e a equipe gestora estabelecem sobre as temáticas. Em seguida, foi realizado o marco referencial, compreendido como uma mediação teórico-conceitual realizada pelo pesquisador, o qual permitiu dialogicamente estabelecer a delimitação das temáticas alimentação e lazer enquanto componentes da saúde e bem-estar para o desenvolvimento das ações pedagógicas. Percursos didáticos foram elaborados por cada docente, assim foram realizadas ações internas e externas à escola com as turmas das professoras participantes, como visita à feira-livre, ida praia, núcleo de educação ambiental, visita ao parque e apresentação do material elaborado durante o projeto, compreendendo os enlaces destas com a temática. Conclui-se que a saúde e bem-estar podem ser propostos através de projetos, contudo há barreiras que necessitam ser superadas, como o conhecimento docente sobre as temáticas, materiais didáticos e de apoio condizentes com as propostas, tempos e espaços para elaboração e partilhas das propostas entre professores e gestores, o que contribuiria para uma melhora didático-pedagógica. Sendo assim, a proposta de saúde e bem-estar deva caminhar na direção de propor o cuidado de si como uma prática cotidiana de forma a compor a matriz curricular de forma adjacente à outras propostas e de forma interprofissional.