Navegando por Palavras-chave "Competências genéricas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências genéricas autopercebidas e requeridas de trabalhadores portuários do Porto de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-22) Silva, Caio Teissiere Moretti [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1607421823893275; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/9504119551451323; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A organização do trabalho portuário brasileiro vem passando por modificações desde o fim do século XX e início do século XXI, como resposta ao processo de globalização na economia e às inovações tecnológicas nos processos produtivos do setor portuário. A Organização Internacional do Trabalho publicou a Convenção n° 137 em 1973 citando como principais motivos para as mudanças no trabalho portuário no mundo a adoção de unidades de carga, com grande destaque ao contêiner, a introdução de técnicas de transbordo horizontal (roll on e roll off) e, consequentemente, o aumento da mecanização e automatização nas operações de carga e descarga. Diante dessas constantes mudanças que ocorreram no mundo desde o início do século XXI, há muitas publicações científicas que mencionam o surgimento da Quarta Revolução Industrial. Essas transformações passam a exigir novas competências profissionais para o mundo do trabalho e para o trabalho portuário. O objetivo deste estudo foi investigar competências genéricas: a) autopercebidas por trabalhadores portuários; b) requeridas por representantes de empresas portuárias e de instituições partícipes da formação e ensino dos trabalhadores portuários da operação de carga e descarga do Porto de Santos; e c) representantes de sindicatos ligados ao referido porto. Diferentemente das competências profissionais específicas às atividades do trabalho, as competências genéricas são transversais e estão relacionadas à empregabilidade das pessoas, referindo-se a habilidades instrumentais, interpessoais e sistêmicas. A pesquisa segue a metodologia quantitativa e usa a Escala de Competências Genéricas, um instrumento derivado do Projeto Tuning. A coleta de dados foi realizada no período de abril de 2020 a julho de 2021, buscando o maior número possível de participantes dentre os segmentos investigados. A amostra foi constituída por 217 trabalhadores portuários, 24 representantes de empresas e de instituições de capacitação e de 14 representantes de sindicatos. A análise estatística descritiva dos resultados indicou que a competência “responsabilidade no trabalho” recebeu maior autovaloração por trabalhadores e por dirigentes sindicais. Os profissionais de empresas portuárias valoraram “compromisso ético” como a competência mais importante. A competência “capacidade de comunicar-se em outro idioma” foi a que obteve menor valoração por todos os segmentos de participantes. A análise de correspondência indicou que trabalhadores da operação portuária, empresas portuárias e instituições participes do ensino portuário e sindicatos compreendem diferentemente a importância das competências profissionais genéricas para o grupo de trabalhadores operacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudantes universitários: competências genéricas e condições psicológicas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-30) Carvalho, Priscila Larangeira [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Freire Seoane, María Jesus; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/6385568854704494; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: esta pesquisa investigou competências genéricas e condições psicológicas de estudantes universitários de ensino particular noturno na região da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. O país ainda tem pouca presença de graduados em sua população, mas existe vínculo entre maior formação e melhores empregos. Um dos caminhos para o incremento da empregabilidade é o desenvolvimento das competências. Numa chave mais geral, de saúde mental, as condições psicológicas dos estudantes também devem ser levadas em conta, ao lado das competências genéricas, no planejamento dos cursos superiores. Métodos: a amostra contou com 1001 participantes, definidos por critério de conveniência e acessibilidade, constituindo um estudo não probabilístico. Foram utilizados a Escala de Competências Genéricas (ECG) e o Adult Self Report (ASR), além do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). A coleta de dados ocorreu de forma coletiva, em duas universidades, e as análises estatísticas foram realizadas de forma descritiva e inferencial. Resultados: quanto às competências, resultados apontam para a maior valoração pela amostra da competência Responsabilidade no trabalho, com destaque de maiores médias entre as mulheres da amostra em relação às apresentadas pelos homens. Quanto às condições psicológicas, estudantes homens e mulheres apresentaram problemas sendo que estas apresentaram maior índice. Discussão: os achados convergem com a literatura, tanto sobre competências, quanto sobre condições psicológicas, apesar de alguns contrastes nos estudos em termos internacionais e das dificuldades de comparação devido à diversidade de métodos/escalas. Conclusões: mais pesquisas são requeridas dada a relevância de se aproximar formação e empregabilidade, com destaque para o papel dos jovens no futuro das sociedades.