Navegando por Palavras-chave "Competência Clínica"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Atitude profissional: Um Estudo Avaliativo com Universitários no Internato Médico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Martins, Stella Maris Seixas [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A formacao medica atual exige que o aluno desenvolva qualificacoes que vao alem do dominio cognitivo e das habilidades, devendo incluir qualidades humanisticas como compaixao, cortesia, comportamento respeitoso, comunicacao com pacientes, com familiares e com os colegas, capacidade de relacionar-se com outros profissionais, responsabilidade, confiabilidade, honestidade, preocupacao com os direitos dos pacientes e com a conducao do seu tratamento, qualidades estas essenciais na construcao do profissionalismo medico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de atitude profissional do aluno concluinte curso de medicina de uma universidade publica federal (UFRR) utilizando dois instrumentos de avaliacao. Metodologia: Foram avaliados 26 alunos no final do sexto ano (100%) sendo utilizado um exame clinico objetivo estruturado (OSCE) contendo cinco estacoes construidas para avaliacao de atitudes, com checklist unico para todas as estacoes e com 12 itens abrangendo tres dominios do profissionalismo, e a uma escala de atitudes composta por 52 itens do tipo Likert agrupados em 6 fatores : 1) aspectos psicologicos de doencas organicas, 2) situacoes relacionadas a morte, 3)atencao primaria em Saúde, 4) doenca mental, 5)contribuicao do medico ao avanco cientifico da medicina e 6) outros aspectos da pratica medica. Resultados: Atitudes positivas predominaram na avaliacao dos fatores sobre aspectos psicologicos de doencas organicas, atencao primaria a Saúde, contribuicao do medico ao avanco cientifico da medicina e outros aspectos ligados a pratica medica da escala de atitude e escores compativeis com atitudes conflitantes nos fatores sobre situacoes relacionadas a morte e a doenca mental, obtendo-se desempenhos inferiores para o genero feminino. Na avaliacao do OSCE os alunos obtiveram media geral de 17,6 pontos (73,3%), tendo melhor desempenho no dominio empatia 80,1% e pior no dominio comunicacao (56,5%). Foi avaliada a confiabilidade do checklist construido com um coeficiente α de Cronbach = 0,889. Conclusao: concluiu-se que ha necessidade de fortalecimento na abordagem de temas relacionados a atitude profissional dentro do curriculo da escola, principalmente no que tange tratar de assuntos ligados a morte, a doenca mental e das habilidades de comunicacao. O OSCE, com estacoes especificamente construidas para avaliacao de dominios do profissionalismo, se mostrou um instrumento confiavel e deveria ser implantado durante o curso, principalmente como uma ferramenta de avaliacao com carater formativo. Como produto deste estudo, foi proposta uma sistematizacao na aplicacao de ferramentas que auxiliem na avaliacao de profissionalismo, incluindo o OSCE, nao apenas no internato, mas tambem ao longo do curso de graduacao em Medicina da UFRR
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência profissional e formação de graduação em fisioterapia: um instrumento de avaliação discente no estágio supervisionado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Gondo, Francine Lopes Barretto [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6800730020293642; http://lattes.cnpq.br/8128523600816891; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A fisioterapia, dentre as profissoes relacionadas aos cuidados a Saúde, talvez seja uma das que mais se aproxima da Saúde propriamente dita, isto e, da vida e de sua qualidade. Para isto, as instancias responsaveis pela formacao de fisioterapeutas devem preocupar-se com o ensino, mas tambem com a avaliacao do estudante, em todos os momentos no curso. Levantamentos bibliograficos nacionais e internacionais evidenciaram alguns poucos instrumentos validados para a execucao deste processo avaliativo, sobretudo se forem consideradas as caracteristicas proprias do estagio supervisionado. Na maioria das escolas de fisioterapia brasileiras, este e o principal momento de construcao do saber fazer fundamentado e contextualizado do futuro exercicio profissional. A literatura australiana apresenta o oAssessment of Physiotherapy Practice (APP)o um instrumento testado e validado na lingua inglesa para a avaliacao dos estudantes no estagio, tomando como bases as competencias esperadas do futuro profissional. Objetivos:Mapear, no juizo de supervisores de estagio pratico em cursos de graduacao em fisioterapia, a compreensao acerca da funcao didatico-pedagogica do APP; verificar a aplicabilidade do instrumento traduzido para a avaliacao de estagio supervisionado no contexto da graduacao em fisioterapia e identificar contribuicoes dos supervisores de estagio para o aprimoramento do instrumento de avaliacao na realidade brasileira.Metodologia:Nove docentes envolvidos na supervisao de estagio de sete universidades da grande São Paulo foram entrevistados. Os dados obtidos foram analisados por proximidade do significado das falas, tomando-se a analise do conteudo como metodologia qualitativa.Resultados e Discussao:Os docentes entrevistados demonstraram um entendimento claro da filosofia e da aplicacao do instrumento, inclusive fornecendo sugestoes para adaptacao cultural do mesmo a realidade brasileira, sobretudo no que diz respeito aos direitos do paciente e ao seu consentimento e a expressao educador efetivo, na futura validacao do instrumento. Nao foi observada dificuldade na utilizacao da escala de pontuacao sugerida pela autora do instrumento, mas identificou-se a necessidade de adequacao da pontuacao final ao sistema brasileiro. Conclusoes e Perspectivas futuras:O instrumento e aplicavel, na realidade dos supervisores de estagio, ressaltando-se a necessidade de adaptacoes especificas e de pequena monta. Os entrevistados foram unanimes em indicar a oportunidade da validacao do instrumento para a lingua portuguesa, com a finalidade de utiliza-lo na avaliacao objetiva de competencias a serem desenvolvidas pelo aluno de fisioterapia, no estagio supervisionado
- ItemSomente MetadadadosCompetencias gerais desenvolvidas na graduacao medica para atencao a Saúde da crianca(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Costa, Tania de Fatima DÆAlmeida [UNIFESP]Objetivo: Esta pesquisa objetivou analisar, na otica de docentes/preceptores de pediatria e medicos egressos, o desenvolvimento de competencias relacionadas a atencao a Saúde da crianca, na graduacao medica. Especificamente, procurou conhecer eventuais limites da graduacao em relacao ao desenvolvimento dessas competencias; verificar concordancia ou nao de opiniao, entre docentes e medicos egressos, com relacao as mesmas e identificar a avaliacao dos sujeitos da pesquisa sobre o desenvolvimento das diferentes dimensoes dessas competencias, bem como das habilidades necessarias para a atencao a Saúde da crianca. Metodo: Trata-se de um estudo exploratorio, descritivo e analitico do tipo corte transversal, desenvolvido com abrangencia nacional por uma amostragem do universo de docentes/preceptores de Pediatria (146) e medicos egressos das Escolas Medicas do pais (418). Foi utilizado para a coleta de dados o questionario fechado com escala atitudinal do tipo Likert, com 23 assertivas relativas as competencias necessarias para atencao a Saúde da crianca, previamente submetido a testes de validacao e confiabilidade. As competencias foram avaliadas em quatro Dimensoes: Tecnico-cognitiva, Integrativa, Relacional e Afetivo-Moral. Resultados: Por ambos os grupos (docentes/preceptores e medicos egressos), as dimensoes melhor avaliadas em ordem decrescente foram: tecnico/cognitiva, relacional, afetivo-moral, e integrativa. As assercoes: oorientar quanto ao aleitamento maternoo e oorientar quanto ao calendario de imunizacao basicao se destacaram por apresentarem escores com media acima de quatro, enquanto as assercoes oobter e utilizar dados epidemiologicos e valorizar tendencias e riscos para a tomada de decisao sobre a Saúde das criancaso, oreconhecer o papel na equipe multiprofissional assumindo a lideranca quando se fizer necessario, tanto para a promocao quanto a prevencao a Saúde da criancao, oconhecer e valorizar criticamente as fontes de informacao clinica e biomedica para obter, organizar, interpretar e comunicar a informacao cientifica e sanitaria relacionada a atencao a Saúde da criancao e oassistir o recem-nascido na sala de partoo, apresentaram menores medias. A pontuacao media das assertivas demonstrou que as competencias ainda nao sao desenvolvidas plenamente durante a graduacao. Conclusoes: Novas pesquisas a partir de novos indicadores e sujeitos devem ser feitas, para o aprimoramento do ensino de Pediatria na graduacao medica
- ItemSomente MetadadadosA Implantação Do Currículo Baseado Em Competências Para Medicina De Família E Comunidade: Diagnóstico De Pré-Requisitos, Comissão Curricular E Portfolio De Aquisição De Competências.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-27) Hidalgo, Gabriela Alves De Oliveira [UNIFESP]; Goncalves, Daniel Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Implementation Of The Competency-Based Curriculum For Family Practice (Cbc-Mfc) In The Medical Residency Of The Federal University Of São Paulo Using Three Steps: Diagnosis Of Prerequisites In Beginner Residents; Complementation Of The Contents Of Cbc-Mfc Through A Curriculum Committee Employing Consensus Methodology; Theoretical Mapping Of The Portfolio Of Competency Acquisition For Family And Community Medicine (Paco-Mfc). Method: Quantitative Analysis Of Cbc-Mfc Prerequisites In Beginner Residents; Delphi Method As Instrument To Complement The Cbc-Mfc Essential Competencies With Clinical Themes Through A Curriculum Committee; Description Of Paco-Mfc With The Number Of Modules, Grouping Of Competency Areas And Study Topics (Essential Competences Added To The Themes Included By The Curriculum Committee) And Structural Steps That Comprise Each Module. Results: The Prerequisites Diagnosis Show Us That The Group "Theoretical Foundations" Of The Cbc-Mfc Was The Most Fragile, Which Is Composed By The C