Navegando por Palavras-chave "Cognição/fisiologia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianças com distúrbios obstrutivos do sono(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Uema, Sandra Fumi Hamasaki [UNIFESP]; Pignatari, Shirley Shizue Nagata [UNIFESP]Objetivo: Avaliar se pacientes com distúrbios obstrutivos do sono apresentam alteração de aprendizagem, memória e atenção. Método: Foram avaliadas 81 crianças de 6 a 12 anos de idade, divididas em 3 grupos: grupo SAHOS (n=24), grupo Ronco Primário (n=37) e grupo Controle (n=20), através de testes de aprendizagem (Teste de Rey) e cognitivos (Dígitos, Código, Cancelamento de Letras e Símbolos). Todas as crianças realizaram polissonografia. Resultados: Os grupos SAHOS (n=24) e Ronco Primário (n=37) apresentaram diferença estatisticamente significante na evocação da variável A1 do Teste de Rey (p=O,011) e o grupo Ronco Primário (n=37), nas evocações das variáveis A2, A4, A6 e A T no teste de aprendizagem e memória do Teste de Rey (p=O,011; p=O,02; p=O,OO4;p=O,05, respectivamente) em relação ao controle (n=20). Não houve diferença em relação aos testes de atenção entre os 3 grupos de estudo. Conclusão: Crianças portadoras de distúrbios obstrutivos do sono apresentam piores scores nos testes de aprendizagem e memória imediata, principalmente crianças com Ronco primário. Os testes de atenção apresentam resultados semelhantes entre crianças portadoras e não portadoras de distúrbios obstrutivos do sono.