Navegando por Palavras-chave "Classificações em saúde"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Classificação de exemplos em saúde digital usando a taxonomia da Organização Mundial da Saúde sobre intervenções da área(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Chen, Felipe [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Tenório, Josceli Maria; Sousa, Fernando Sequeira; http://lattes.cnpq.br/6362966376837352; http://lattes.cnpq.br/4805923388678768; http://lattes.cnpq.br/2841925497526792; http://lattes.cnpq.br/4690314770311309Na era digital é crucial que a saúde use as tecnologias de informação e comunicação disponíveis para aprimorar a assistência médica. A definição e estruturação de intervenções em saúde digital são essenciais, considerando o envolvimento de membros do grupo-alvo para garantir aceitação social e impacto efetivo. A Organização Mundial da Saúde, com a criação da Classification of Digital Health Interventions (CDHI), organiza o uso de tecnologias digitais e móveis na saúde. No Brasil, o projeto CDHI.br busca adaptar essa classificação ao contexto nacional usando uma abordagem hierárquica para termos e conceitos. O objetivo deste estudo é mapear uma amostra representativa de pesquisas brasileiras e globais dentro do escopo de intervenções em saúde digital da taxonomia CDHI, enriquecendo a literatura existente e promovendo percepções no campo em crescimento da saúde digital. O estudo é uma revisão sistemática assistida por computador de artigos indexados no PubMed que abordam intervenções de saúde digital e publicados nos últimos 5 anos. Foi usada a taxonomia CDHI como framework para as buscas implementadas em Python. Foi realizada uma análise estatística descritiva dos resultados e seleção de exemplos de intervenções digitais brasileiras e globais para ilustrar os resultados. Foram encontrados 5.935 artigos únicos, sendo 1.194 brasileiros e 4.741 globais, com mais da metade publicados em 2023. Foram realizadas 6.114 classificações segundo a taxonomia CDHI. Exemplos de intervenções digitais para cada categoria CDHI foram descritos. O trabalho categoriza uma amostra da literatura sobre intervenções em saúde digital, destacando sua relevância e adaptabilidade em contextos globais e regionais. Além de enriquecer a literatura existente, oferece fundamentação para futuras pesquisas e desenvolvimentos no setor, em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, e contribui com a iniciativa brasileira CDHI.br
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta de core set a partir da anamnese em fonoaudiologia pela classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-01-31) Pinto, Fernanda Chequer de Alcantara [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Schiefer, Ana Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6848601880279216; http://lattes.cnpq.br/5561685194002873; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: propor core set para Transtornos de Linguagem e de Fala relatados em entrevista inicial de anamnese de fonoaudiologia. Métodos: pesquisa de caráter retrospectivo de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínica-escola, correspondente a mil (1000) casos avaliados entre os anos de 2004 a 2013; após cálculo estatístico da pré-amostra, constituímos amostra por conveniência de cento e dez (110) protocolos. Consideramos, para a inclusão na pesquisa, a presença de informações sobre sexo, idade, escolaridade e profissão do indivíduo; queixa, história pregressa da queixa atual, antecedentes familiares, constitucionais, circunstanciais e de desenvolvimento; e como critério de exclusão, protocolo com relatos de anamnese cujas queixas referiam-se à quadros específicos de autismo, disfluência, deficiência auditiva, deficiência intelectual, transtorno de atenção e hiperatividade, alterações de voz e disfagia. Analisamos os registros da anamnese de acordo com os 362 itens do nível dois da CIF. Identificamos a frequência de queixas e as agrupamos em: aprendizagem e fala; dificuldade de aprendizagem; fala errado; não fala e outros. Pontuamos as frequências de ocorrências de itens para cada um dos tipos de queixa, como identificação inicial de core set da CIF; e consideramos na seleção uma ocorrência de 95% de presença como corte, para os itens de cada domínio entrarem no agrupamento ou proposta de core set. Para o tratamento estatístico adotamos o Teorema do Limite Central e a Leis dos Grandes Números com um erro de 9,0%, para o cálculo pré-amostral; o índice de Concordância de Kappa, para avaliação do grau de concordância entre juízes em 50% dos casos; o teste não-paramétrico Igualdade de Duas Proporções, na análise da frequência dos itens. Resultados: os itens mais frequentes foram: b176 (funções mentais para a sequência de movimentos complexos), d310 (comunicar e receber mensagens orais), d330 (falar) e e410 (atitudes individuais de membros da família próxima). Na distribuição por domínio da CIF, em funções do corpo o item mais frequente foi "funções mentais para a sequência de movimentos complexos"; nas estruturas do corpo: "estrutura do ouvido médio"; nas atividades/participação: "comunicar e receber mensagens orais?" e nos fatores ambientais: "atitudes individuais de membros da família próxima". Os componentes mais frequentes foram função do corpo e atividades/participação, o menos frequente os fatores ambientais e estrutura do corpo. As queixas "aprendizagem e fala" e "dificuldades de aprendizagem" foram as que apresentaram mais itens nos componentes da CIF. Conclusão: verificamos ser possível a criação de core set através dos relatos da anamnese fonoaudiológica.