Navegando por Palavras-chave "Ciências ambientais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de professores da Educação Básica sobre sustentabilidade e educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Costa, Lara Santana Correia [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba-Garcia, Everton; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/1138685062237930Este projeto teve como objetivo compreender as concepções de Educação Ambiental (EA) e Sustentabilidade por parte de professores de Ciências (séries finais do Ensino Fundamental) e de Biologia, Física, Química e Matemática (Ensino Médio) de uma escola da rede pública do município de Diadema. A pesquisa integrou as ações do Observatório de Educação e Sustentabilidade da Unifesp-Diadema (ObES). O projeto, de abordagem qualitativa, utilizou de questionários virtuais para o levantamento de dados com os participantes da pesquisa, além da análise de documentos norteadores. É possível apontar que: os docentes possuem certo conhecimento sobre EA e Sustentabilidade, porém nota-se que estes conhecimentos são abordados especificamente na disciplina de ciências, sempre de forma pontual ou fragmentada devido não possuírem conhecimentos abrangentes sobre a temática, isso pode estar relacionado à formação inicial e continuada dos docentes. Observou-se ainda que a profundidade e a atualidade do conhecimento dos professores sobre o tema, em sua grande maioria, estão próximas a uma visão tradicional, como se a EA fosse apenas mais um conteúdo a ser ensinado e aprendido não como um campo pensante, uma área de transformações individuais e coletivas. Assim, entende-se que a EA deve ser uma das prioridades em cursos de formação de professores, pois o futuro do planeta depende das ações que são tomadas pelo ser humano. E se os professores não tiverem conhecimento da importância desse tema, fica difícil inseri-la em suas práticas pedagógicas, visto que os professores irão entender que a prioridade são apenas os assuntos específicos de sua disciplina, como o caso dos professores de Física e Matemática que precisam dar conta do conteúdo previsto no currículo oficial e muitas vezes não tem tempo, assim não conseguem realizar atividades de forma interdisciplinar, conforme sugerem os PCN’s, Diretrizes de EA e o PNEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação pela visão dos coordenadores das ciências ambientais no contexto brasileiro: um conceito em construção(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-10) Almeida, Tainã Teixeira [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Semensatto, Décio Luis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/3042084459890846É um consenso que a área de Ciências Ambientais é (ou pelo menos deveria ser) intrinsecamente interdisciplinar, pois a complexidade dos fenômenos e problemas socioambientais vêm se avolumando e se agravando, trazendo perspectivas sombrias para o século XXI que só podem ser resolvidas a partir da integração de mais de uma área do conhecimento. Mas qual seria a concepção e características da interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação avaliados na área de Ciências Ambientais do Brasil? A compreensão das concepções do que seria interdisciplinaridade e a compreensão da origem de possíveis diferenças poderiam contribuir para o amadurecimento de programas de pós-graduação que objetivam se consolidar como interdisciplinares, além de ampliar a compreensão a respeito dos conflitos que se estabelecem entre diferentes áreas do conhecimento na práxis de um projeto interdisciplinar. Dentro dessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi conduzir uma reflexão aprofundada a respeito das possíveis concepções existentes em torno do conceito “interdisciplinaridade” dentro de programas de pós-graduação de Ciências Ambientais no contexto brasileiro. O estudo também partiu do pressuposto inicial de que ainda existe uma falta de consenso em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre pesquisadores de diferentes áreas em programas de pós-graduação na área de Ciências Ambientais. O que poderia ser consequência ainda de um cientificismo acrítico da razão instrumental utilitarista, o naturalismo generalista e o romantismo ingênuo na observação do objeto “Meio”/”Meio Ambiente”/”Natureza”. Esta pesquisa teve caráter misto exploratório, adotando-se o método de análise documental e entrevistas estruturadas. Foram entrevistados 33 os coordenadores(as) de cursos de pós-graduação alocados na área de Ciências Ambientais, bem como analisados os documentos da Área de Avaliação Interdisciplinar e de Ciências Ambientais. Durante o trabalho e por meio do processo de movimento de categorização dos dados foi possível extrair quatro categorias de interdisciplinaridade: a) Interdisciplinaridade Acrítica; b) Interdisciplinaridade Pragmática-Resolutiva; c) Interdisciplinaridade Sistêmico-Crítica; d) Interdisciplinaridade Libertária-Emancipatória. O pressuposto inicial do estudo também se confirmou positivamente, de que apesar do conceito de interdisciplinaridade ser intrinsecamente associado à área de Ciências Ambientais, ainda existe pouco amadurecimento em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos programas participantes. Estes apresentaram uma diversidade de abordagens e estratégias, refletindo as diferentes necessidades regionais e contextos institucionais. A interdisciplinaridade foi uma característica comum, mas variando na forma como é implementada e compreendida.