Navegando por Palavras-chave "Chelicerata"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa e compartiva do conteúdo do subfilo chelicerata em apostilas e livros do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Oliveira, Gabriela Fernanda Brito de [UNIFESP]; Bragagnolo, Cibele [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3177272526209973; http://lattes.cnpq.br/1217707701028320A zoologia é o campo da Biologia que estuda as características, comportamentos, desenvolvimento e evolução dos animais. Sua compreensão é essencial para os seres humanos, visto que todos os organismos interagem entre si. Dentro do vasto campo da zoologia, os animais são divididos em táxons, sendo o táxon dos artrópodes de grande destaque pois apresenta a maior diversidade do planeta. O filo Arthropoda é dividido em três subfilos: Chelicerata, Pancrustacea, e Myriapoda. O Subfilo Chelicerata abrange a classe dos aracnídeos, que é a classe de maior diversidade, além de possuir grande importância médica, econômica e ecológica, e também as classes Pycnogonida e Merostomata. Diante da importância do subfilo em diversos aspectos do cotidiano, e também por despertar interesse e fascinação dos alunos e professores por sua diversidade de espécies e relações diretas e indiretas com o homem, este trabalho teve por objetivo analisar comparativa e qualitativamente como o conteúdo do subfilo Chelicerata é abordado nas apostilas e livros didáticos do ensino médio brasileiro, analisando também se os temas de evolução biológica e sistemática filogenética são apresentados anteriormente, servindo de base para o estudo do grupo em questão. Foi verificado que apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram um tópico exclusivo para o subfilo Chelicerata e todos os recursos priorizaram o estudo dos aracnídeos. Os resultados demonstraram que o subfilo, quando mencionado, foi feito muito superficialmente. Além disso, apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram associação do conteúdo com o cotidiano do aluno e nenhum deles preocupou-se com problematização e interdisciplinaridade das questões, focando somente em vestibular. Quanto à apresentação de evolução biológica e sistemática filogenética, apenas dois dos seis recursos, sendo os dois livros didáticos, dispunham do conteúdo anteriormente à apresentação do estudo de zoologia e consequentemente, embasando o estudo dos diversos táxons.