Navegando por Palavras-chave "Cardiotoxicidade"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de marcadores cardíacos em pacientes com câncer de mama recebendo tratamento antineoplásico: uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Soares, Tiago Nunes Da Silva [UNIFESP]; Pereira, Edimar Cristiano [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloCardiac markers are important biochemical indicators in the diagnosis of heart and coronary insufficiency, and it is through them that we can measure the damage to cardiac fibers resulting from these diseases. Recent research has shown that the levels of these biomarkers are altered in individuals who have neoplasms under chemotherapy treatment without these patients having any clinical manifestations. It is also known that one of the main adverse effects in treatment with antineoplastic agents is cardiotoxicity. The objective of this work was to carry out a systematic review of the main cardiac biomolecular markers in scientific publications bases and to verify how their levels present in individuals with breast cancer, as well as to analyze the influence of antineoplastic treatment in the circular levels of these markers as a resulting from the effects of cardiac damage on patient therapy and which are good predictors of cardiovascular diseases related to chemotherapy treatment. For this, three databases were used, namely: Medline, Lilacs and Cochrane. In these databases, systematic searches of publications were carried out between the years 2010 and 2020 using the descriptors "Mesh" or the equivalent in the chosen database. After searching the scientific publication in the databases, the duplicates were removed and the other publications were selected against the following eligibility criteria: studies only with breast cancer patients who received any type of chemotherapy treatment; studies that evaluated the following cardiac biomarkers: Troponin, pro-BNP / NT-pro-BNP, myoglobin, CK-MB, fibrinogen, and D-dimer; publications which the study design were clinical trials or observational studies; articles available in English, Spanish or Portuguese language. At the end, 31 published articles were obtained for analysis in which cardiac markers ultra-sensitive Troponin I and T, myoglobin, and NT-proBNP showed to be the best predictors of cardiotoxicity for breast cancer patient under chemotherapy.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito de inibição da proteína galectina-3 na toxicidade cardiorrenal induzida pela cisplatina em ratos(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Belote, Nycole Morelli [UNIFESP]; Gil, Cristiane Damas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6047408996026135; http://lattes.cnpq.br/9360223010051103A inflamação e estresse oxidativo são mecanismos muito comuns na citotoxicidade provocada pela cisplatina. Neste contexto, destacamos a galectina-3 (Gal-3), uma proteína ligante de β-galactosídeos que regula os processos inflamatórios e oxidativos, mas seu papel em modelos de toxicidade não está bem determinado. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inibição farmacológica da Gal-3 na toxicidade cardíaca e renal induzida pela cisplatina. Para tanto, Ratos Wistar machos foram divididos em 4 grupos (n = 6/grupo): SHAM e CIS, que receberam respectivamente salina estéril ou cisplatina (10 mg/kg/dia) via intraperitoneal (i.p.) por 3 dias e PEC e PEC+CIS, que receberam pectina cítrica modificada (inibidor da Gal-3) via oral (100 mg/kg/dia) por 7 dias, seguida por salina estéril ou cisplatina i.p. por 3 dias (CEUA nº 5338060422). Observamos que a administração de cisplatina produziu perda de peso significante dos animais no 3º dia, enquanto nos outros grupos não ocorreram alterações significantes. A resposta sistêmica foi associada com um aumento significante no perfil de neutrófilos circulantes e das citocinas IL-6 e IL-10. Além disso, no grupo PEC+CIS as citocinas IL-1β e TNF-α aumentaram significantemente em relação aos grupos SHAM e PEC. O tratamento com a PEC não alterou os níveis da proteína Gal-3 no sangue e coração, mas foi eficaz na redução nos rins do grupo PEC em relação ao grupo SHAM. As análises histológicas não mostraram alterações nos cardiomiócitos entre as diferentes condições experimentais, porém um dano tubular renal caracterizado pela degeneração das células epiteliais foi evidenciado nos rins dos grupos tratados com cisplatina. As alterações na homeostase redox mostram ter um papel inicial no dano em ambos os tecidos neste modelo experimental, evidenciadas principalmente no grupo PEC+CIS pelo aumento da peroxidação lipídica em ambos os órgãos, perda da integridade dos complexos da cadeia fosforilativa mitocondrial e resposta da atividade da catalase no coração. Em conclusão, o tecido cardíaco se mostrou mais resistente à toxicidade e ao tratamento com a pectina cítrica modificada, enquanto os rins sofreram intensos danos morfológicos e depleção dos níveis de Gal-3. Nesse sentido, mais investigações são necessárias para determinar as funções da Gal-3 a curto e a longo prazo, uma vez que ela pode exercer tanto papéis benéficos quanto maléficos nos tecidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O fungicida tebuconazol modula a corrente de sódio de canais NaV1.5 humano: implicações para excitabilidade celular de cardiomiócitos derivados de células-tronco pluripotentes induzidas de humano(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Marques, Leisiane Pereira [UNIFESP]; Campos, Danilo Roman [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8233000987750211; http://lattes.cnpq.br/6744936546451657Introdução: Pesticidas são utilizados para controle de pragas na agricultura e no ambiente doméstico. Contudo, pouco se sabe sobre a cardiotoxicidade desses compostos, inclusive do tebuconazol. Ele é um fungicida amplamente empregado na prática agrícola e evidências da literatura apontam que ele é capaz de alterar o funcionamento do coração. Objetivo: Investigar o efeito do tebuconazol sobre as propriedades biofísicas dos canais NaV1.5 de humanos e as implicações para a excitabilidade cardíaca. Métodos: Canais NaV1.5 humano foram transitoriamente expressos em células embrionárias de rim humano, linhagem 293 (HEK293), usando um sistema de expressão heteróloga. Cardiomiócitos derivados de células-tronco pluripotentes induzidas de humanos (hiPSC-CMs) foram utilizados para estudar o efeito do tebuconazol sobre o potencial de ação (PA) cardíaco. As medidas eletrofisiológicas foram realizadas por meio da configuração célula inteira da técnica de Patch-Clamp, na modalidade voltage-clamp para mensuração da corrente de sódio (INa) e current-clamp para registros de PA. Resultados: Inicialmente avaliamos o efeito do pesticida sobre o canal de sódio expresso em célula HEK293. O tebuconazol reduziu a INa de forma concentração dependente, sendo o efeito mais potente em potenciais de membrana que aumentam a probabilidade de os canais assumirem o estado inativado ou fechado-inativo. O tebuconazol deslocou a curva de inativação no estado estacionário para potenciais de membrana mais negativos, sugerindo que os canais se inativam mais rápido na presença do fungicida. Foi observado que o tebuconazol aumenta a fração de canais em estados fechados pré-abertos e, na presença do fungicida, os canais NaV1.5 se recuperam mais lentamente da inativação. O bloqueio uso-dependente da INa causado pelo fungicida se desenvolveu em uma faixa de potenciais de membrana que coincide com a menor disponibilidade de canais para ativação, de acordo com a curva de inativação. O fungicida também foi capaz de reduzir o aumento na corrente tardia de sódio (INa-T) induzido pelo inseticida piretroide β-Ciflutrina. Consistente com o efeito sobre canais NaV1.5, o tebuconazol reduziu a amplitude e a máxima velocidade de despolarização (dV/dt) do potencial de ação de hiPSC-CMs. Conclusões: Em conjunto, os resultados demostram que o fungicida tebuconazol é capaz modular a corrente de canais NaV1.5 humano e modificar suas propriedades biofísicas e, assim, evidenciam o potencial risco de comprometimento da excitabilidade das células cardíacas após exposição ao fungicida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto dos piretroides fenpropatrina e cipermetrina na atividade do canal NaV1.5 de humano e o potencial terapêutico da mexiletina e ranolazina(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Alcântara, Fabiana da Silva [UNIFESP]; Campos, Danilo Roman [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8233000987750211; http://lattes.cnpq.br/4869523451913673Introdução: Os piretroides são amplamente utilizados como inseticidas, principalmente em setores agrícolas. No Brasil, a fenpropatrina e a cipermetrina estão entre os piretroides mais comercializados. O mecanismo de ação dessas subtâncias ocorre por meio do seu efeito nos canais de sódio dependentes de voltagem (NaV), alterando a transição do estado aberto para o estado inativo, o que resulta em um aumento da corrente de sódio persistente ou tardia (INa,T). Apesar de ser um mecanismo clássico para os piretroides, não foram encontrados estudos específicos sobre o impacto da fenpropatrina e da cipermetrina sobre a atividade do NaV cardíaco, o Nav1.5h, nem sobre possíveis fármacos capazes de atenuar essas alterações. Objetivos: Investigar os efeitos da fenpropatrina e cipermetrina sobre a atividade do Nav1.5h e avaliar o potencial da mexiletina e ranolazina em atenuar esses efeitos. Métodos: Os canais NaV1.5h foram transitoriamente expressos em células embrionárias de rim humano, linhagem 293 (HEK293). A mensuração da corrente de Na+ (INa) foi realizada por meio da configuração célula inteira usando a técnica de Patch-Clamp, na modalidade voltage-clamp. Resultados: Foram realizadas curvas concentração-efeito dos piretroides (0,01-100 µM), na qual a fenpropatrina e cipermetrina induziram um aumento da INa,T de maneira dependente da concentração, com EC50 estimados de 0,4 ± 0,1 µM e 0,9 ± 0,2 µM, respectivamente. O aumento da INa,T também foi evidente em diferentes potenciais de membrana após exposição aos piretroides. Similarmente, os piretroides afetaram a dependência de voltagem para ativação do Nav1.5h, promovendo um deslocamento da curva de ativação para potenciais de membrana mais negativos. Também causaram um retardo na recuperação da inativação. Apenas a cipermetrina alterou a dependência de voltagem para inativação no estado estacionário, com deslocamento da curva de inativação para potenciais de membrana mais negativos. A mexiletina foi capaz de atenuar a alteração induzida por ambos os pesticidas, por outro lado, a ranolazina reduziu significativamente apenas INa,T gerada pela fenpropatrina. Conclusões: Os piretroides fenpropatrina e cipermetrina induzem alterações na INa e nas propriedades biofísicas de canais NaV1.5h, dos quais podem ser mitigados pela mexiletina ou ranolazina, a depender do piretroide.
- ItemSomente MetadadadosA Produção Acadêmica Sobre As Relações Étnico-Raciais Em Livro Didático (2005 - 2015)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-29) Santos, Maria Veronica Camara Dos [UNIFESP]; Moises, Valdir Ambrosio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Anthracyclines are effective drugs for cancer treatment, but are strongly associated with early or late cardiotoxicity. Left ventricular ejection fraction (LVEF) by echocardiography is recommended for the diagnosis. Left ventricular global longitudinal two-dimensional strain (LVGL2DS) by speckle tracking echocardiography (STE) seems to have high sensitivity. The aim of this study was to analyze the global and segmental LV systolic function and LVGL2DS by STE in patients late after treatment of osteosarcoma. Methods: Survivors of osteosarcoma, treated during adolescence with doxorubicin and epirubicin, according with the protocol at the time of treatment, and a group of healthy controls, participated in this study with clinical and conventional echocardiographic evaluations including LVGL2DS by STE. Subgroup 1, patients had normal LVEF ( 53%), and subgroup 2, abnormal LVEF (< 53%). LVGL2DS was normal if ≤ -18.9 %. Data were analyzed and compared with parametric or nonparametric tests as appropriated; significant if p < 0.05. Results: 26 patients (26.2 years; 13 females) and 13 controls were included in the study. The meantime since treatment was 9.9 ± 2.9 years and doxorubicin cumulative dose was 347 ± 39.6 mg/m². Only one patient included in the study (3.85%) received epirubicin (Study III), and had his cumulative dose converted for doxorubicin model as recommended by the Children’s Oncology Group Guidelines. Twenty patients were in subgroup 1, and 6 in subgroup 2. LVGL2DS was lower in subgroups 1 (-17.6 ± 2.8%) and 2 (-14.5 3.9%) compared to control (-20.4 1.9%) (< 0.01). For all patients, the proportion of cardiotoxicity increased from 6/26 (23%), with LVEF only, to 17/26 (65%) when adding LVGL2DS analysis. The basal segments of septal, anteroseptal and inferior walls were more frequently altered with higher strain values (less negatives, mathematically) than other segments of the same walls. Conclusions: Late after treatment of osteosarcoma, patients had decreased LVGL2DS despite normal LVEF that possibly represents hidden cardiotoxicity. Basal myocardial segments were more affected.