Navegando por Palavras-chave "Bossa Nova"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da Bossa à Política: Os álbuns Um Sr. Talento e Depois do Carnaval como obras de transição para a canção de protesto(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-12) Souza, Hugo Marco Oliveira de [UNIFESP]; Dias, Marcia Regina Tosta; http://lattes.cnpq.br/0562933028337870O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca colocar luz sociológica ao momento histórico do nacional-reformismo no Brasil do começo dos anos 60, do ponto de vista da cultura numa sociedade de classes de um país de capitalismo dependente. A partir da análise dos álbuns fonográficos de Carlos Lyra e Sérgio Ricardo, Depois do Carnaval e Um Sr. Talento, ambos datados de 1963, procura-se identificar o que encontramos sobre o Brasil nesses documentos, entendidos enquanto expressões culturais de uma dada realidade social, considerados a partir do ponto de vista do artista. Tendo como referências leituras críticas a respeito de cultura popular, história da música popular brasileira e sobre a indústria cultural, questiona-se qual a efetividade que o projeto de uma certa classe média teve, na sua tentativa de conexão com as classes populares, analisando as abordagens estéticas e ideológicas e sua transição nesse movimento que em termos gerais chamamos de Bossa Nova nacionalista (NAPOLITANO, 2007.) Ao longo da análise observamos as mudanças estéticas e ideológicas da bossa nova enquanto expressões das relações sociais daquele momento histórico, considerados a partir da concepção de um país de capitalismo dependente, o qual não escapa dos limites industriais do desenvolvimento vistos também na cultura, implicando na subjetivação de valores e formas culturais advindos dos países dominantes na política e na indústria cultural.
- ItemSomente MetadadadosEntre o jazz e a bossa (1950-1970): as relações sociopolíticas entre os movimentos musicais da bossa nova e do jazz(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Santos, Daniela Jaqueline do Nascimento [UNIFESP]; Nemi, Ana Lúcia Lana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3238114239917472; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)At the turn of the 1950s to the 1960s of the twentieth century, two musical genres originating from different countries, staged a strong interpenetration, bossa nova and jazz. This approach represented the meeting between two long and influential music in American and Brazilian traditions. Such articulation and socio-political and historical implications that allowed or promoted this meeting are included in the total output of both genders during those years, in albums, recordings, compositions, concerts and testimonials of their artists. The rapprochement between these two genres, bossa nova and jazz, and historical developments that were involved in this meeting, are the objects of study of this research.