Navegando por Palavras-chave "Biomonitoring"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do conteúdo estomacal de peixes como indicador de impacto humano: um estudo de caso para o Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-19) Henrique, Bárbara Vitória Rodrigues [UNIFESP]; Azevedo, Juliana de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9196997953777495; http://lattes.cnpq.br/7342629027494962A análise do conteúdo estomacal de peixes propicia obter informações não apenas sobre a dieta do animal, mas também sobre os distintos grupos tróficos na ictiofauna, sobre transferência e obtenção de energia, assim como possibilita a realização de levantamentos sobre fauna e flora. Em virtude do crescente uso e descarte inadequado pelo homem, ambientes aquáticos tornam-se receptáculos de poluentes emergentes como o plástico, ficando disponível para a biota aquática. Este trabalho buscou descrever a alimentação e verificar a ocorrência de partículas de plásticos em diferentes populações dos bagres estuarinos Cathorops spixii, Genidens genidens e Aspistor luniscutis do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape (CELCI). Para tal, após biometria e identificação das espécies, foi feita a identificação e categorização dos itens alimentares no estômago dos peixes, até o menor nível taxonômico possível. Além disso, eventuais fragmentos de plástico que foram encontrados no conteúdo estomacal dos peixes, foram categorizados por cor e forma. Os peixes foram coletados em novembro de 2021. Neste trabalho foram analisados estômagos de 66 exemplares: 29 espécimens de Cathorops spixii, 18 de Aspistor luniscutis e 19 de Genidens genidens. A análise do conteúdo estomacal permitiu aferir os itens alimentares das espécies analisadas, sendo que, elas apresentaram uma dieta diversa, com ocorrência de Polychaeta, Ophiuroidea, Mollusca, matéria vegetal e fragmentos de peixes. A dieta de Cathorops spixii é composta principalmente por Polychaeta, matéria vegetal e Crustacea. A dieta de Aspistor luniscutis é composta principalmente por fragmentos de peixes, algas e matéria vegetal. Enquanto que, a dieta de Genidens genidens é composta principalmente por Crustacea e matéria vegetal. Dentre os estômagos analisados, foram encontrados 24 fragmentos de plásticos, de formato filamentoso e com variações de cores azul, vermelho e preto. Os achados deste trabalho contribuem para a fomentação do conhecimento sobre a alimentação em três espécies de bagres, além de gerar dados para estudos futuros de ecologia e biomonitoramento através dos índices analisados. Ademais, evidencia a poluição de uma área de proteção ambiental (CELCI) e um importante sítio ramsar.
- ItemSomente MetadadadosBiochemical changes in the liver and gill of Cathorops spixii collected seasonally in two Brazilian estuaries under varying influences of anthropogenic activities(Elsevier B.V., 2013-10-01) Azevedo, J. S.; Braga, E. S.; Silva de Assis, H. C.; Oliveira Ribeiro, C. A.; Universidade de São Paulo (USP); Univ Fed Parana; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In order to understand environmental health by the use of a bioindicator species in estuaries, biochemical responses observed in the catfish Cathorops spixii such as catalase (CAT), glutathione-S-transferase (GST), lipid peroxidation (LPO) and acetylcholinesterase (AChE) were evaluated in liver and muscle. Furthermore, histological changes were also verified in liver and gills preparations. Fish were collected in three sites of the Santos-Sao Vicente estuary located at São Paulo (Brazil), subjected to varying levels of inputs of pollutants. for a reference site, specimens were sampled at Cananeia estuary at southern coast of São Paulo, a region with low anthropogenic influence. in general, no significant seasonal differences in antioxidant enzymes and lipid peroxidation responses were found in the organisms from the Cananeia estuary. However, in the polluted estuary (Santos-Sao Vicente), biochemical responses were observed by increases in GST hydroperoxides and decreases in AChE activities in the summer. Inhibition of AChE expression in fish from different areas of the Santos-Sao Vicente estuary in the summer was also found and can indicate neurotoxic effects in these organisms. Histopathological observation of gill and liver showed severe lesions, such as lamellar fusion and necrosis. (C) 2013 Elsevier Inc. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Biomonitoramento citogenético em células da mucosa bucal e sangue periférico em pintores de automóveis(Universidade Federal de São Paulo, 2012-04-10) Silva, Victor Hugo Pereira da [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9969803499258672; http://lattes.cnpq.br/4534973277501184; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os pintores de automóveis estão ocupacionalmente expostos a uma gama de substâncias danosas provenientes não somente das tintas automotivas, mas também de solventes orgânicos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, resinas plásticas e metais. Essa exposição prolongada pode estar relacionada ao aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas inclusive o câncer. O objetivo do presente estudo foi avaliar a citotoxicidade e mutagenicidade por meio do teste do micronúcleo em células da mucosa jugal e genotoxicidade a partir do teste do cometa em leucócitos de sangue periférico em pintores de automóveis. Para o teste do micronúcleo, foi utilizado um total de 24 indivíduos expostos e 21 voluntários controle (indivíduos não-expostos). Para o ensaio do cometa, um total de 24 voluntários expostos e 19 voluntários controle foram avaliados. A análise de células bucais revelou que a frequência de micronúcleos em indivíduos expostos foi significativamente maior uma vez comparada ao controle (p<0,05). Porém, a citotoxicidade não foi diferente entre os grupos. O teste do cometa revelou um aumento estatisticamente significativo no momento da cauda dos cometas dos pintores de automóveis quando comparado ao grupo controle (p<0,05). Em suma, tais resultados sugerem que indivíduos ocupacionalmente expostos a tintas automotivas apresentam genotoxicidade e mutagenicidade em células de sangue periférico e mucosa bucal, respectivamente, sendo necessárias ações profiláticas que diminuam a exposição desses profissionais a esses produtos de risco.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Coccidiose em bagres estuarinos bioindicadores Cathorops spixii (Siluriformes, Ariidae) do litoral Paulista, SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-02) Ferreira, Barbara da Silva [UNIFESP]; Azevedo, Juliana de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9196997953777495; http://lattes.cnpq.br/6292565394825772O estuário de Santos/São Vicente (SSV), localizado no litoral do estado São Paulo, sofre com as atividades antropogênicas devido a urbanização e as diversas indústrias que ali residem. Por outro lado, o Complexo estuarino-lagunar de Cananeia-Iguape (CELCI), também no litoral paulista, possui características onde o ambiente e as atividades econômicas da região visam ser sustentáveis, preservando os recursos naturais local. Sob estas perspectivas, o presente estudo tem como objetivo comparar a intensidade e padrão de infecção dos cistos de Calyptospora e parasitos vermiformes dispersos nos hepatócitos (HP) e/ou aderidos aos melanomacrófagos (MM) do tecido hepático de bagres da espécie Cathorops spixii, amplamente utilizada nos últimos anos como espécie bioindicadora de contaminação ambiental, a partir de uma avaliação temporal entre os anos de 2009 e 2014. Além disso, o grau de trofia hepática e o bem-estar dos indivíduos foram considerados, a partir da análise do índice hepatossomático (IHS) e o fator de condição de Fulton (FC), auxiliando na caracterização da qualidade dos ecossistemas estuarinos. Os cistos de Calyptospora foram identificados e quantificados através de categorias percentuais que está associada a frequência destes quando aderidos ao MM ou quando dispersos no hepatócito, bem como a quantidade de parasitos vermiformes que também foram contabilizados. De maneira geral, não foram observadas diferenças significativas quanto ao bem-estar dos peixes quanto ao estuário. Entretanto, bagres do setor mais ao norte do CELCI apresentaram menor FC, que pode estar associado a influência antropogênica na região. A frequência de parasitismo por Calyptospora foi mais significativa em SSV no ano de 2009, em que atingiu seu ápice no MM (53,1%), e a menor frequência no CELCI em 2009 (6,7%). Os bagres de SSV também apresentaram um maior valor médio de MM quando comparado aos peixes do CELCI. Portanto, a influência antrópica e estressores ambientais, como a salinidade podem facilitar a ocorrência de Calyptospora, visto que os peixes de SSV apresentaram uma maior expressão de parasitos, porém no CELCI os peixes estavam infectados por Calyptospora no HP. A presença do parasito em C. spixii e a contagem de MM pode estar atrelada a à poluição do ambiente e diferentes condições da hidroquímica, sugerindo, assim, sua eficiência como uma ferramenta para os trabalhos de biomonitoramento e diagnóstico ambiental em áreas estuarinas.