Navegando por Palavras-chave "Biomonitoramento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do conteúdo estomacal de peixes como indicador de impacto humano: um estudo de caso para o Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-19) Henrique, Bárbara Vitória Rodrigues [UNIFESP]; Azevedo, Juliana de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9196997953777495; http://lattes.cnpq.br/7342629027494962A análise do conteúdo estomacal de peixes propicia obter informações não apenas sobre a dieta do animal, mas também sobre os distintos grupos tróficos na ictiofauna, sobre transferência e obtenção de energia, assim como possibilita a realização de levantamentos sobre fauna e flora. Em virtude do crescente uso e descarte inadequado pelo homem, ambientes aquáticos tornam-se receptáculos de poluentes emergentes como o plástico, ficando disponível para a biota aquática. Este trabalho buscou descrever a alimentação e verificar a ocorrência de partículas de plásticos em diferentes populações dos bagres estuarinos Cathorops spixii, Genidens genidens e Aspistor luniscutis do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape (CELCI). Para tal, após biometria e identificação das espécies, foi feita a identificação e categorização dos itens alimentares no estômago dos peixes, até o menor nível taxonômico possível. Além disso, eventuais fragmentos de plástico que foram encontrados no conteúdo estomacal dos peixes, foram categorizados por cor e forma. Os peixes foram coletados em novembro de 2021. Neste trabalho foram analisados estômagos de 66 exemplares: 29 espécimens de Cathorops spixii, 18 de Aspistor luniscutis e 19 de Genidens genidens. A análise do conteúdo estomacal permitiu aferir os itens alimentares das espécies analisadas, sendo que, elas apresentaram uma dieta diversa, com ocorrência de Polychaeta, Ophiuroidea, Mollusca, matéria vegetal e fragmentos de peixes. A dieta de Cathorops spixii é composta principalmente por Polychaeta, matéria vegetal e Crustacea. A dieta de Aspistor luniscutis é composta principalmente por fragmentos de peixes, algas e matéria vegetal. Enquanto que, a dieta de Genidens genidens é composta principalmente por Crustacea e matéria vegetal. Dentre os estômagos analisados, foram encontrados 24 fragmentos de plásticos, de formato filamentoso e com variações de cores azul, vermelho e preto. Os achados deste trabalho contribuem para a fomentação do conhecimento sobre a alimentação em três espécies de bagres, além de gerar dados para estudos futuros de ecologia e biomonitoramento através dos índices analisados. Ademais, evidencia a poluição de uma área de proteção ambiental (CELCI) e um importante sítio ramsar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Biomonitoramento citogenético em células da mucosa bucal e sangue periférico em pintores de automóveis(Universidade Federal de São Paulo, 2012-04-10) Silva, Victor Hugo Pereira da [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9969803499258672; http://lattes.cnpq.br/4534973277501184; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os pintores de automóveis estão ocupacionalmente expostos a uma gama de substâncias danosas provenientes não somente das tintas automotivas, mas também de solventes orgânicos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, resinas plásticas e metais. Essa exposição prolongada pode estar relacionada ao aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas inclusive o câncer. O objetivo do presente estudo foi avaliar a citotoxicidade e mutagenicidade por meio do teste do micronúcleo em células da mucosa jugal e genotoxicidade a partir do teste do cometa em leucócitos de sangue periférico em pintores de automóveis. Para o teste do micronúcleo, foi utilizado um total de 24 indivíduos expostos e 21 voluntários controle (indivíduos não-expostos). Para o ensaio do cometa, um total de 24 voluntários expostos e 19 voluntários controle foram avaliados. A análise de células bucais revelou que a frequência de micronúcleos em indivíduos expostos foi significativamente maior uma vez comparada ao controle (p<0,05). Porém, a citotoxicidade não foi diferente entre os grupos. O teste do cometa revelou um aumento estatisticamente significativo no momento da cauda dos cometas dos pintores de automóveis quando comparado ao grupo controle (p<0,05). Em suma, tais resultados sugerem que indivíduos ocupacionalmente expostos a tintas automotivas apresentam genotoxicidade e mutagenicidade em células de sangue periférico e mucosa bucal, respectivamente, sendo necessárias ações profiláticas que diminuam a exposição desses profissionais a esses produtos de risco.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Coccidiose em bagres estuarinos bioindicadores Cathorops spixii (Siluriformes, Ariidae) do litoral Paulista, SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-02) Ferreira, Barbara da Silva [UNIFESP]; Azevedo, Juliana de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9196997953777495; http://lattes.cnpq.br/6292565394825772O estuário de Santos/São Vicente (SSV), localizado no litoral do estado São Paulo, sofre com as atividades antropogênicas devido a urbanização e as diversas indústrias que ali residem. Por outro lado, o Complexo estuarino-lagunar de Cananeia-Iguape (CELCI), também no litoral paulista, possui características onde o ambiente e as atividades econômicas da região visam ser sustentáveis, preservando os recursos naturais local. Sob estas perspectivas, o presente estudo tem como objetivo comparar a intensidade e padrão de infecção dos cistos de Calyptospora e parasitos vermiformes dispersos nos hepatócitos (HP) e/ou aderidos aos melanomacrófagos (MM) do tecido hepático de bagres da espécie Cathorops spixii, amplamente utilizada nos últimos anos como espécie bioindicadora de contaminação ambiental, a partir de uma avaliação temporal entre os anos de 2009 e 2014. Além disso, o grau de trofia hepática e o bem-estar dos indivíduos foram considerados, a partir da análise do índice hepatossomático (IHS) e o fator de condição de Fulton (FC), auxiliando na caracterização da qualidade dos ecossistemas estuarinos. Os cistos de Calyptospora foram identificados e quantificados através de categorias percentuais que está associada a frequência destes quando aderidos ao MM ou quando dispersos no hepatócito, bem como a quantidade de parasitos vermiformes que também foram contabilizados. De maneira geral, não foram observadas diferenças significativas quanto ao bem-estar dos peixes quanto ao estuário. Entretanto, bagres do setor mais ao norte do CELCI apresentaram menor FC, que pode estar associado a influência antropogênica na região. A frequência de parasitismo por Calyptospora foi mais significativa em SSV no ano de 2009, em que atingiu seu ápice no MM (53,1%), e a menor frequência no CELCI em 2009 (6,7%). Os bagres de SSV também apresentaram um maior valor médio de MM quando comparado aos peixes do CELCI. Portanto, a influência antrópica e estressores ambientais, como a salinidade podem facilitar a ocorrência de Calyptospora, visto que os peixes de SSV apresentaram uma maior expressão de parasitos, porém no CELCI os peixes estavam infectados por Calyptospora no HP. A presença do parasito em C. spixii e a contagem de MM pode estar atrelada a à poluição do ambiente e diferentes condições da hidroquímica, sugerindo, assim, sua eficiência como uma ferramenta para os trabalhos de biomonitoramento e diagnóstico ambiental em áreas estuarinas.