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- ItemSomente MetadadadosACE activity is modulated by the enzyme alpha-galactosidase A(Springer, 2011-01-01) Batista, Elice Carneiro; Carvalho, Luiz Roberto; Casarini, Dulce Elena [UNIFESP]; Carmona, Adriana Karaoglanovic; Santos, Edson Lucas dos; Silva, Elton Dias da; Santos, Robson Augusto dos; Nakaie, Clovis Ryuichi; Munoz Rojas, Maria Veronica; Oliveira, Suzana Macedo de; Bader, Michael; D'Almeida, Vania [UNIFESP]; Martins, Ana Maria [UNIFESP]; Souza, Kely de Picoly; Pesquero, Joao Bosco [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Max Delbruck Ctr Mol Med MDC; Genzyme Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fed Univ Grande Dourados; Hosp Sao Vicente de PauloFabry disease is a multisystem X-linked disorder resulting from alpha-galactosidase A (alpha-GalA) gene mutations leading to the accumulation of globotriaosylceramide mainly in endothelium compromising heart, kidney, and brain. in Fabry patients, progressive renal failure is frequently treated with angiotensin I-converting enzyme (ACE) inhibitors. We were interested in the possible interactions between ACE inhibitors therapy and the only causative therapy for Fabry disease, the enzyme replacement therapy (ERT) using recombinant human alpha-GalA (rh alpha-GalA). Our results suggest that ACE activity was significantly inhibited in plasma of Fabry patients and the blood pressure level decreased just after ERT (at the end of the rh alpha-GalA infusion). Interestingly, 2 weeks later, ACE activity was significantly upregulated and the plasma levels of angiotensin II increased in the patients treated with rh alpha-GalA following the elevations of ACE activity. the same inhibitory effect on ACE activity was also observed in rats after rh alpha-GalA infusion. Furthermore, ACE activity in CHO cells transfected with the human ACE was inhibited dose and time-dependently by rh alpha-GalA. in vitro, the incubation of plasma from healthy volunteers with rh alpha-GalA significantly reduced ACE activity. Finally, rh alpha-GalA also inhibited ACE activity and released galactose residues from purified rabbit lung ACE dose-dependently. in summary, our results suggest that rh alpha-GalA interacts with ACE and inhibits its activity, possibly by removing the galactose residues from the enzyme. This modulation might have profound impact on the clinical outcome of Fabry patients treated with rh alpha-GalA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conteúdos atitudinais no ensino de biologia: contribuições de um estudo de percepção com estudantes universitários.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15) Tavares, José Romário Ferreira [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/3585867015961064Os conteúdos de Biologia são plurais, assumindo várias formas. Apesar disso, ainda hoje existe um preferência de estudo sobre sua forma conceitual, condenando as demais ao esquecimento. Nesse sentido, torna-se crescente a necessidade de pesquisas que revelem um outro viés dos conhecimentos da Biologia. Trabalhos que evidenciem as possibilidades da biologia para a contemplação das necessidade sociais, biológicas e culturais da humanidade. Dessa forma, o presente estudo trata-se de uma investigação sobre os conhecimentos de Biologia e a promoção de atitudes mediante seu aprendizado. Para o alcance deste objetivo, pretende-se conhecer as percepções de ingressantes universitários sobre os conhecimentos aprendidos nas aulas de Biologia do ensino médio e as possíveis atitudes desenvolvidas por meio destes saberes. A escolha deste público se justifica pela maior probabilidade de encontrar jovens que finalizaram recentemente o ensino médio e, dessa forma, dado o pouco tempo de conclusão desta etapa escolar, espera-se que as memórias sobre os conhecimentos de Biologia destes estudantes, continuem resistentes ao esquecimento. A pesquisa foi realizada de forma remota, via Microsoft Forms e contou com 98 respondentes, todos alunos de uma universidade pública localizada na região da grande São Paulo. Os ingressantes responderam um questionário composto por 84 itens organizados em três blocos referentes a opinião sobre a disciplina biologia, os conhecimentos de biologia, e as atitudes promovidas pelo ensino de biologia. Os resultados indicam que os estudantes tem uma visão positiva sobre a biologia, considerando-a fundamental para a compreensão de diversos aspectos da vida e útil para o cotidiano. Com relação aos conteúdos da disciplina, os jovens demonstraram elevado grau de conhecimento em questões sobre saúde, meio ambiente e sexualidade. Os universitários apontaram que os conhecimentos das aulas de biologia aumentaram sua confiança na ciência e contribuíram para a promoção de atitudes relacionadas aos cuidados com a saúde, preservação ambiental, respeito e tolerância as demais sexualidades, e ainda, tornou-os menos susceptíveis à crença em pseudociências e notícias falsas. Estas contribuições revelam um grande potencial da Biologia para o enfretamento de pautas socialmente em evidencia que exigem um posicionamento cientifico por parte dos cidadãos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)#Temciêncianarede: o uso das redes sociais como complemento para o ensino da biologia, uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Pessolato, Ieda Maria Souza [UNIFESP]; Vatimo, Michelle Manfrini Morais [UNIFESP]; Diogo, Yuri Ribeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8902877450881719; http://lattes.cnpq.br/4095372291910570A ascensão das redes sociais transformou de maneira vertiginosa o nosso cotidiano, trazendo consigo mudanças significativas e incontestáveis, como a quebra de barreiras e limites para a comunicação, e a facilidade de conexão com informações e oportunidades. Esse mesmo impacto é observado na esfera educacional, onde as redes sociais se tornaram valiosas ferramentas para compartilhar informações e conhecimentos, difundir descobertas, questionar e explorar temas e conceitos, transformando-se em espaços dinâmicos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente estudo se dedicou à compilação de um conjunto de referências bibliográficas relevantes na literatura acadêmica sobre a utilização das redes sociais como recurso complementar ao ensino de Biologia em contextos de sala de aula, tendo como objetivo final caracterizar o estado do conhecimento sobre esse tema no meio acadêmico e identificar lacunas e oportunidades para aprofundamento ou desenvolvimento de novas pesquisas e estudos que possam levar à inovação e ao aprimoramento das práticas pedagógicas.