Navegando por Palavras-chave "Avaliação de Serviços de Saúde"
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- ItemSomente MetadadadosAnemia ferropriva e serviços de atenção básica a saúde: fatores de risco e razões de sucesso e insucesso da profilaxia medicamentosa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Compri, Patricia Colombo [UNIFESP]; Sigulem, Dirce Maria [UNIFESP]A defiCiência de ferro e a causa mais comum de anemia carencial no mundo, constituindo-se atualmente na carencia nutricional de maior abrangencia. Inumeros fatores contribuem para essas elevadas taxas de defiCiência de ferro. O desenvolvimento do sistema primario de Saúde mostra uma preciosa oportunidade no controle da anemia. Sendo uma das estrategias para o combate da anemia a integracao com o sistema nacional de Saúde, nosso trabalho teve como objetivo conhecer a prevalencia e desenvolver uma proposta de prevencao e controle da anemia ferropriva em criancas assistidas por tres diferentes servicos de Saúde localizados na regiao Sul do Municipio de São Paulo. Participaram do estudo, 357 criancas pertencentes a 3 servicos de atencao primaria a Saúde, nos anos de 2000 a 2003. Estudaram-se fatores de risco relacionados a mae (escolaridade, idade, e realizacao de pre-natal); a crianca (sexo, idade, peso ao nascer, velocidade de crescimento e estado nutricional) e a alimentacao (aleitamento materno, alimentos de desmame e quantidade de ferro da dieta). A qualidade dos servicos foi avaliada pela quantificacao da concentracao de hemoglobina antes e apos uso da suplementacao medicamentosa a base de sulfato ferroso. Pelos resultados encontrados, concluimos que apesar da amplitude do problema da anemia, esta nao esta sendo reconhecida, prevenida ou tratada adequadamente e, independente da qualidade dos servicos de Saúde em questao, o programa de suplementacao profilatica de ferro mostra-se como alternativa adequada para a prevencao da anemia ferropriva nos primeiros dois anos de vida
- ItemSomente MetadadadosClassificacao das modalidades de atendimento em centros de atencao psicossocial (CAPS)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Magalhaes, Catulo Cesar Pestana de Barros [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Confiabilidade do questionário Pediatric Quality of Life Inventory – Healthcare Satisfaction Generic Module versão 3.0 para a avaliação da qualidade do atendimento de crianças com doenças crônicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-27) Souza, Fernanda Medeiros de [UNIFESP]; Len, Claudio Arnaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A satisfação dos pais com o atendimento de saúde, prestados aos seus filhos, vem assumindo um importante papel na sociedade. Dessa forma faz-se necessário o desenvolvimento de instrumentos capazes de avaliar essa satisfação, promovendo conforto e segurança para as crianças e suas famílias. Objetivo: 1) Traduzir e avaliar a confiabilidade do questionário de Satisfação com os Serviços de Saúde do Module SSS-PedsQL versão 3.0 para o idioma português e para a cultura brasileira. Método: Utilizamos a metodologia proposta pelos autores da versão original do questionário: 1) Tradução por especialistas bilíngües; 2) Tradução reversa para o inglês com avaliação pelos autores da versão original; 3) Estudo piloto envolvendo 10 pais (entrevista cognitiva) e 4) Avaliação das propriedades de medida do questionário, sendo administrado a um grupo de 60 pais de crianças e adolescentes com doenças crônicas em acompanhamento nos departamentos de Pediatria de um hospital escola. Resultados: Obtivemos alpha de Cronbach entre 0,57 a 0,78 para os domínios do questionário (informação, inclusão familiar, comunicação, habilidades técnicas, necessidades emocionais e satisfação geral), demonstrando uma boa consistência interna. Foi avaliada a reprodutibilidade interobservador em 20% da amostra, com coeficiente de correlação de Spearman de 0,909. Ótimo escore de satisfação com as equipes multiprofissionais para todos os domínios (> 4,3 pontos) exceto para os domínios necessidades emocionais com 3,5 pontos e comunicação com 3,9. Conclusão: a versão brasileira do SSS-PedsQL é válida e confiável, sendo capaz de mensurar a satisfação global dos pais e/ou cuidadores com o tratamento multiprofissional dos seus filhos.
- ItemSomente MetadadadosPesquisa de satisfacao(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Festa, Januario Vitor [UNIFESP]Introdução. A chave para manter e conquistar o cliente esta em se criar na mente das pessoas uma experiencia de satisfacao. Quando a equipe em contato com o cliente consegue completar a imagem que ele traz incompleta em sua mente, cria-se um relacionamento que gera satisfacao A partir dai boa parte do negocio esta garantida. Saber o que o se cliente deseja, espera, gosta ou odeia e essencial para a sobrevivencia o sucesso de sua empresa. Entender como detectar as particularidade do comportamento do cliente, e responder a elas para gerar retencao lealdade, e a base de qualquer programa de relacionamento e fidelizacao Objetivo. Mensurar e aprimorar a satisfacao dos clientes da empresa, laboratorio, oferecendo a ela ferramentas que permitam o aprimoramento constante da relacao empresa-usuario. Material e Metodos. Foi utilizada a pesquisa de satisfacao, por meio d um questionario, cujas respostas foram avaliadas em termos quantitativo e qualitativos. Resultados. Os resultados demonstraram a adequacao da qualidade d atendimento da empresa-laboratorio, indicando tambem areas nas qual providencias podem aprimorar esse atendimento, Discussao. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade da criacao e implantacao de um Servico de Atendimento ao Cliente que sirva d ponto de apoio, que transmita confianca e seguranca aos usuarios d Clinica de Olhos Saint Germain, colocando-se a disposicao, vinte e quatro horas por dia, para sanar toda e qualquer duvida e prestar informacoes precisas e imediatas