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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Poética de Manoel de Barros e a educação socioambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Eleuterio, Theodor Stephan Hupfeld; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/4699319095338889O objetivo central do presente trabalho é analisar a obra poética de Manoel de Barros e verificar possíveis contribuições para a área da sustentabilidade e da educação sócio ambiental. A metodologia usada neste estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a obra de Manoel de Barros. Assim foram analisados diversos poemas de Manoel de Barros, filmes, músicas, ensaios e críticas sobre o autor, além de estudos científicos que exploram a relação entre poesia e educação ambiental. Foram também usadas tentativas poéticas próprias de interação com os escritos de Manoel de Barros Os resultados da presente pesquisa mostram que a poesia de Manoel de Barros é um rico acervo para a educação ambiental. As principais contribuições identificadas são relacionadas a sensibilização para natureza, a crítica ao antropocentrismo, a linguagem poética como ferramenta pedagógica e a valorização do “ínfimo”. Conclui-se então que a poesia de Manoel de Barros representa, não somente um rico patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro e de todos aqueles que tem acesso a sua obra, mas também oferece um farto material de inspiração e apoio para a educação ambiental e a sustentabilidade, pois ao valorizar a natureza, se utilizar uma linguagem poética rica e original, sendo Manoel de Barros, um autor que contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica e engajada. Sendo assim, o uso da poesia de Barros em atividades pedagógicas, com certeza, pode promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, estimulando principalmente a criatividade, o pensamento e o desenvolvimento de uma relação interdependente, mais harmoniosa com o meio ambiente.