Navegando por Palavras-chave "Artífice"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O estatuto do artífice no Tratado da pintura de Leon Battista Alberti(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-01) Osera, Karen Mylena de Gouvea [UNIFESP]; Kickhöfel, Eduardo Henrique Peiruque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O tema desta dissertação de mestrado concentra-se no estudo acerca do estatuto do artífice no tratado Da pintura de Leon Battista Alberti. Para atingir esse objetivo, mostrar-se-á como a Renascença italiana tinha por base a filosofia aristotélica, cujo entendimento pode ser buscado nas classificações dos saberes no Renascimento. Isto posto, interessa analisar o tratado de Alberti para pensar que as artes na época faziam parte do contexto da filosofia num sentido amplo e, assim, podem ser estudadas pela História da Filosofia a partir de um “olhar de época”, diverso do olhar da História da Arte, a fim de pensar a posição do artífice na Renascença italiana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar sobre os ofícios da madeira, entre os séculos XVIII-XIX, no contexto Luso-Brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-23) Rodrigues, Isabela Torres; Brandão, Angela; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779; http://lattes.cnpq.br/2175138437906118O fazer manual do século XVIII estava estritamente ligado ao ensino intelectual para a formação de novos artífices. Contudo, na virada do século XVIII para o XIX, essa tradição de ensino e de produção é colocada em risco com o surgimento da Revolução Industrial e sua mentalidade em produzir cada vez mais. A partir desse pensamento, traremos uma produção organizada em três partes: o artífice, a oficina e as matérias-primas. Em primeiro lugar, interessa entender como eram definidos o artífice e os oficiais relacionados à madeira; em segundo, dar luz ao papel da oficina na produção desses novos objetos de madeira; e, por fim, trabalhar sobre as matérias primas e como seu manuseio mudou ou não durante esses dois séculos. O foco estará na leitura de algumas fontes escritas primárias, como o primeiro dicionário da Língua Portuguesa, de Bluteau, e a Enciclopédia de Diderot e D'Alembert, ambos do século XVIII; além de um guia de carpintaria francês e um manual de construção do século XIX, este último publicado no Brasil sob o título O Vignola Brasileiro, para a compreensão de como se davam o ofício da Carpintaria e seus correlatos. Veremos diferentes definições do que foram esses oficiais da madeira e os significados de artífice, a busca pelo que foram as oficinas, e quais foram as características do fazer manual da madeira que embalou o século XIX. Por fim, este estudo nos permite entender o que foram os anos gloriosos do artesanato e como o papel do artífice e o fazer manual eram importantes para a sociedade daquela época.