Navegando por Palavras-chave "Aprendizado"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do aprendizado dependente de estado induzido por psicofármacos em ratas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-03) Santos, Murilo Américo de Paiva [UNIFESP]; Silva, Regina Helena da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0101190051087933; http://lattes.cnpq.br/0424103010598072A aprendizagem é uma propriedade fundamental do cérebro humano, por meio da qual adquirimos informações e conhecimentos que podem ser armazenados, ou seja, memorizados. Sabe-se que a memória é modulada por vários fatores internos e externos, como o estado emocional, a influência de substâncias ou fármacos, ou ainda pelo ambiente. O aprendizado dependente de estado (ADE) é um fenômeno que ocorre quando é necessário que o indivíduo esteja no mesmo estado em que estava quando adquiria determinada informação para que o mesmo a evoque. Embora o ADE tenha sido descrito para diversos tipos de manipulações em humanos e modelos animais, o efeito de psicofármacos nesse processo é o mais bem caracterizado. Nesse sentido, o ADE tem sido sugerido como um importante mecanismo envolvido no uso abusivo e dependência de algumas substâncias ou fármacos. Porém, a maioria dos estudos em animais, se não todos, investiga tal fenômeno apenas em animais machos. O objetivo deste trabalho foi investigar o ADE induzido pelas principais classes de psicofármacos relacionadas ao transtorno por uso de substâncias (etanol, benzodiazepínicos, psicoestimulantes e opioides) em ratos machos e fêmeas. Além disso, foi investigada a possível influência da fase do ciclo hormonal feminino durante a evocação no ADE. Para isso, utilizamos a esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado, que vem sendo aplicada para estudar o ADE em roedores machos, e apresenta a vantagem de poder-se investigar os níveis emocionais e a atividade motora (fenômenos comumente alterados por psicofármacos) concomitantemente ao aprendizado e memória. Foram utilizadas 200 ratas e 129 ratos da linhagem Wistar, com 3 meses de idade, provenientes do Biotério Central da Universidade Federal de São Paulo. Foram utilizadas as seguintes substâncias: etanol (1,8 g/Kg) diazepam (2 mg/kg), anfetamina (3 mg/Kg) e morfina (10 mg/kg), uma em cada um dos quatro experimentos realizados. Em cada experimento, após a administração de cada fármaco (diluído em salina) ou veículo os animais foram submetidos à sessão de treino na EDL (para avaliação do aprendizado, do comportamento tipo ansioso e da locomoção), e o mesmo procedimento se repetiu no dia do teste, onde foi aplicado novamente o fármaco ou veículo. Após a saída do aparato comportamental na fase de teste, foi realizado o procedimento de lavagem vaginal para avaliação da fase do ciclo estral em que a rata se encontrava. De maneira geral, a morfina promoveu um déficit na tarefa de EDL em ambos os sexos, sem evidência da influência do ADE. Além disso, alguns parâmetros indicaram um possível efeito ansiogênico desse fármaco nas fêmeas, o que pode ter influenciado sua ação na memória. O diazepam promoveu um déficit de evocação nas fêmeas quando administrado antes do teste e esse efeito também não pareceu envolver o ADE. O efeito do etanol sobre a memória das fêmeas foi influenciado pelo ADE, já que o déficit promovido pela administração antes do treino foi revertido pela administração pré-teste neste sexo. Ao contrário do observado para o etanol, o efeito da anfetamina na memória foi influenciado pelo ADE apenas em machos. Em linhas gerais, ratas em proestro/estro apresentam desempenho melhor na discriminação entre os braços fechados comparadas às ratas em metaestro/diestro, mas a fase do ciclo não pareceu influenciar o efeito dos fármacos. Em conclusão, nossa pesquisa mostrou que machos e fêmeas controles apresentaram bom desempenho na tarefa, e que em alguns casos houve alteração induzida pelos fármacos com influência do fenômeno do ADE, sem similaridade entre os sexos. Esses resultados reforçam a relevância da realização de estudos sobre efeitos comportamentais de psicofármacos serem realizados em ambos os sexos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo do impacto de um curso MBA Gestão em Saúde na modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2005-12-01) Meireles, Manuel [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: Investigations in the field of the learning competence that investigate the impact of the acquisition of new individual competence of those responsible for ophthalmologic clinics, by means of a MBA Administration in Health course, on the organizational modernity of ophthalmologic clinics. METHODS: Survey using questionnaires applied to students and former students of the course and to managers of ophthalmologic clinics not linked to the course (n=30 each one). The analysis was made by means of statistical methods: r of Pearson and Q of Yule; Student's t test, sum of series test, median test and U test of Mann-Whitney. RESULTS: Linear and positive correlation was observed between excellency of MBA Administration in Health and the development of the veteran students' capacities (rho correlation of Spearman at the level of 0.01); there is a significant difference (0.0364, by the Mann-Whitney test), between veteran students and freshmen regarding the need to extend the individual capacities provided by the MBA Administration in Health course, to the other operational employees of the ophthalmologic clinics; and there is a significant difference (0.0057, for the Mann-Whitney test), among veteran students of the MBA Administration in Health course and freshmen regarding the importance of the organizational modernity for the ophthalmologic clinics. CONCLUSIONS: The obtained results are consistent, in a general way, with the proposed model: MBA Administration's excellence in Health contributes significantly to the organizational modernity, to the development of competence of the veteran students, and, also in substantial way to the perception of organizational hiatuses.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Imagens na escola: porque e como podem melhorar a aprendizagem(Autor, 2023) Pompeia, Sabine [UNIFESP]; Marques, Luiz; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393; http://lattes.cnpq.br/3503548197931071Este e-book gratuito para professores discute por que e de que formas imagens podem ser usadas em sala de aula para auxiliar na compreensão e retenção de informações, bem como na ampliação de conhecimentos gerais. São apresentados exemplos de como usar esse tipo de recurso para esses fins em todas as disciplinas e com alunos de qualquer idade, mas com foco em obras de arte que retratam adolescentes. A obra inclui também dicas de como buscar imagens online sem restrição de uso. Seu objetivo é instrumentalizar professores a usar mais imagens para enriquecer suas práticas pedagógicas. O e-book foi escrito por especialistas em cognição humana e história da arte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância de conteúdos desenvolvidos no ensino básico para o aprendizado das equações diferenciais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-01-31) Sant Anna, Debora Cervellini [UNIFESP]; Salles Neto, Luiz Leduino De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIn this project we will study the differential equations of firts and seond orders, highlighting the contents of basic education that are extremely important for the learning of differential equations. We will approach problem situations differential equations. I hope that at the end of this work you can help and clarify the elementary school teachers how important are the contents taught by them in the education of the exact sciences professional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)#Temciêncianarede: o uso das redes sociais como complemento para o ensino da biologia, uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Pessolato, Ieda Maria Souza [UNIFESP]; Vatimo, Michelle Manfrini Morais [UNIFESP]; Diogo, Yuri Ribeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8902877450881719; http://lattes.cnpq.br/4095372291910570A ascensão das redes sociais transformou de maneira vertiginosa o nosso cotidiano, trazendo consigo mudanças significativas e incontestáveis, como a quebra de barreiras e limites para a comunicação, e a facilidade de conexão com informações e oportunidades. Esse mesmo impacto é observado na esfera educacional, onde as redes sociais se tornaram valiosas ferramentas para compartilhar informações e conhecimentos, difundir descobertas, questionar e explorar temas e conceitos, transformando-se em espaços dinâmicos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente estudo se dedicou à compilação de um conjunto de referências bibliográficas relevantes na literatura acadêmica sobre a utilização das redes sociais como recurso complementar ao ensino de Biologia em contextos de sala de aula, tendo como objetivo final caracterizar o estado do conhecimento sobre esse tema no meio acadêmico e identificar lacunas e oportunidades para aprofundamento ou desenvolvimento de novas pesquisas e estudos que possam levar à inovação e ao aprimoramento das práticas pedagógicas.