Navegando por Palavras-chave "Aplicativos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Amor em tempos de banda larga : uma análise sociológica do aplicativo Tinder(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-07-16) Tannus, Ana Maria Nora [UNIFESP]; Parra, Henrique Zoqui Martins [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho analisa o aplicativo Tinder, a história dos aplicativos de relacionamento, o contexto social no qual está inserido e como sua tecnologia resulta em efeitos nas relações sociais. Este estudo não pretende ser exaustivo, mas traçar um panorama das técnicas e mediações através das quais o aplicativo opera.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da propensão ao uso de aplicativos pelos cidadãos para acompanhar mandatos eletivos no Legislativo Brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-27) Pavan, Jessica Natalia Souza [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The citizens participation and the information and communication technologies advent boosted the development of initiatives which corroborate a greater popular accession. Given this, the Political Techs arise as a way of innovation and use of technology to facilitate the access to information and candidates choice analysis during the election and as a means of following and monitoring of the government actions and guidelines, assisting the participation process and civic engagement. This research had as goal to analyze the citizens propensity to the use of applications to participate of the electoral mandates at the Brazilian Legislative. The analysis approach of this thesis was based on quantitative and qualitative methodologies, using the technique of applying a presential questionnaire survey instrument (survey) and with open and closed questions with a sample of 467 individuals. From Duane, O’Reilly and Andreev (2014, p.324); Collier and Bienstock (2006); Kim and Sundar (2014); Pavlou (2003); Venkatesh et al. (2012), Vivek (2009) was created a theoretical model containing specific latent variables to be applied in this study. The obtained results validate the model and confirm that the selected constructs in the existent models to evaluate the propensity to the usage have a considerable power of explanation when adapted to the object of the research. All hypotheses were validated and the R² found was 71.1%, considered high (CHIN,1998). The relation between Engagement and Propensity to the usage which had higher β, which demonstrates to be an essential construct for the citizen to use applications with the purpose of participating in legislative mandates. Due to the difficulty in finding constructs focused on the public sector, it was necessary to adapt the engagement construct, focusing on studies related to Marketing. The sample is limited for addressing just young students. As a recommendation it is reflected on the need for actions which involve the popular participation as a guideline for managements and mandates, and the search for actions and projects which aim the expansion and approximation between State and Society.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação das preferências alimentares de consumidores de comida por delivery durante o período de pandemia de COVID-19 na Baixada Santista - S.P.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-28) Pimentel, Isabella Barbosa [UNIFESP]; Pinto, Ana Maria de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4047517625181247; http://lattes.cnpq.br/4778917770844289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Devido à pandemia de COVID-19, governos de todo o mundo passaram a adotar o isolamento social como forma de amenizar a propagação do novo coronavírus, o que acabou impactando negativamente os hábitos alimentares da população global: os indivíduos passaram a ingerir uma maior quantidade de alimentos, em especial os ‘’alimentos de conforto’’ ricos em açúcar e os ultraprocessados, diminuindo o consumo de frutas, verduras e legumes e reduzindo a prática de atividade física. Além disso, o número de pedidos de comida por aplicativos de delivery cresceu de maneira vertiginosa no Brasil durante o período de isolamento social: aproximadamente 95% entre os meses de abril e julho de 2020. O objetivo deste estudo foi identificar as preferências alimentares dos usuários das principais plataformas de delivery de comida durante a pandemia de COVID-19 e sua consonância com as recomendações para uma alimentação saudável, em cinco municípios da Baixada Santista. Foram coletados os dados das preferências alimentares antes e durante a pandemia de COVID-19 a partir de um questionário disponibilizado na ferramenta Google Forms. Após essa coleta, foram observados os cardápios dos restaurantes inclusos nas categorias ‘’Pizza’’, ‘’Lanches’’ e ‘’Japonesa’’, disponíveis nos aplicativos de delivery de comida iFood, Uber Eats e Rappi, a partir das informações disponibilizadas pelos próprios restaurantes – nome da preparação e ingredientes utilizados. O questionário obteve a resposta de 140 indivíduos, sendo 53,6% residentes do município de Santos. 87,8% afirmou que possuía o hábito de pedir comida por delivery antes da pandemia e 97,1% afirmou que pediu comida por delivery durante a mesma. O iFood foi o aplicativo de delivery mais utilizado – tanto antes (74,6%) quanto durante a pandemia (86%). Entre os tipos de comida mais pedidos, destacam-se pizza (89% antes e 90,4% durante a pandemia), lanches (80,3% antes 82,3% durante a pandemia) e comida japonesa (48,9% antes e 57,3% durante a pandemia). Os tipos de bebidas mais pedidos através dos aplicativos analisados foram refrigerantes (22,1% antes da pandemia e 38,6% durante a pandemia) e sucos naturais (7,8% antes e 16,4% durante a pandemia). As bebidas alcoólicas merecem destaque, pois passaram de 5% antes para 26,4% durante o período de pandemia de COVID-19. Foram analisados 35 cardápios da categoria ‘’Pizza’’, 36 da categoria ‘’Lanches’’ e 28 da categoria ‘’Japonesa’’, disponíveis nos três aplicativos. Na categoria ‘’Pizza’’, os três ingredientes mais utilizados nas 350 preparações analisadas foram muçarela, catupiry e cebola. Na categoria ‘’Lanches’’, os ingredientes de maior prevalência entre as 342 preparações observadas foram pão, hambúrguer bovino e maionese, enquanto na categoria ‘’Japonesa’’, os ingredientes mais utilizados entre as 280 preparações analisadas foram salmão, cream cheese e cebolinha. Observou-se que a pandemia de COVID-19 alterou as preferências alimentares da população analisada, uma vez que o hábito de pedir comida por delivery através de aplicativos intensificou-se. Percebeu-se também que o uso destes aplicativos pode trazer impactos negativos à saúde, visto que as preparações mais pedidas são compostas por ingredientes classificados como processados e ultraprocessados, estando em desacordo com as recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira.