Navegando por Palavras-chave "Angola"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Companhia de Pernambuco e Paraíba e o funcionamento do tráfico de escravos em Angola (1759-1775/80)(Universidade Federal da Bahia, 2013-12-01) Menz, Maximiliano Mac [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)By analyzing the Pernambuco & Paraíba Company's books, this article presents estimates about the importations and profitability of the slave trade in Angola, operated by the Company. This case study seeks to develop a hypothesis originally formulated by Joseph Miller that it was the metropolis that financed most of trade in Angola. Thus, we intend to discuss the operation of the slave trade in the region, particularly with regard to financing and transport operations.
- ItemSomente MetadadadosConjuração dos degredados: uma inconfidência em Angola, 1763(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Hotta, Rodrigo Hiroshi Romera [UNIFESP]; Rodrigues, Jaime [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1528186404909984; http://lattes.cnpq.br/8103007292897310; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work is part of a judgment of disloyalty occurred in Angola in 1763, when some men who met exile in Luanda make a conspiracy aimed at terrorizing the local government and the population. Intent that this would not end up materializing because of complaints brought to the local authorities. To better understand the environment in which the event occurred, we go to an analysis about the political exile as a means of settlement of the Portuguese colonies overseas, punishment found in the Ordinances of the Kingdom of Portugal since the mid-fifteenth century. Thus we seek to articulate the Atlantic macro - environment in relation to the casting itself. This is compounded by the fact that it happened to be dated at a time when the government of Portugal is concentrated in the hands of the Marquis of Pombal , the Enlightened Despot. In light of several historiadors then try to understand how it develops Pombal administration wider senses and located in Angola, their practices and interference from enlightened thought, their convictions and exemplary punishment.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino do processo de enfermagem em Angola(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Carvalho, Maria Manuela Lemos de [UNIFESP]; Ramos, Lais Helena Domingues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3587544311218723; http://lattes.cnpq.br/9373238831281763; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Processo de Enfermagem é um instrumento científico importante para a sistematizar a prática profissional do Enfermeiro. É essencial garantir que durante a sua formação o estudante de Enfermagem receba subsídios necessários para desenvolver com qualidade, as ações da assistência de Enfermagem. Posto isso, importa conhecer a visão dos professores relacionada a ministração dos conteúdos teóricos, e os procedimentos práticos do processo de Enfermagem. O presente trabalho foi realizado com objetivo de descrever como é ensinado o processo de Enfermagem em Angola. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, tipo transversal utilizando o método exploratório. Foram entrevistados 48 docentes do cursos de graduação em Enfermagem das escolas de Angola. O questionário objetivou coletar dados referentes a situação sócio-acadêmica dos docentes, o ensino das teorias de sustentação e etapas do processo de enfermagem, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino. Os dados foram processados segundo a técnica de análise temática. Os resultados apontaram que os docentes têm conhecimento da importância do processo de enfermagem, e reconhecem o papel do professor como orientador para a sua aprendizagem. Existe falta de concenso entre os professores relacionado aos contúdos do ministrados, principalmente sobre o respaldo teórico e etapas do processo de Enfermagem. Verificou-se que o estudo de caso é a estratégia pedagógica mais utilizada pelos docentes entretanto há necessidade de se adotar metodologias de ensino inovadoras. O fato dos docentes assumirem varias disciplinas cada um, a excessiva carga horária por docente, a carência de docentes, o número elevado de alunos sala de aula tanto quanto nos estágio, a diversidade de e países de formação dos professores São fatores que influenciam negativamente o ensino do. Outros fatores que dificultam o ensino no processo de Enfermagem são: a fragilidade das políticas pedagógicas das escolas, a falta ou pouca experiência do docente com o trabalho do processo de enfermagem na prática, e a não implantação do processo de Enfermagem nas unidades hospitalares, são fatores que dificultam o ensino da assistência sistematizada de Enfermagem. Dessa forma, embora haja engajamento dos docentes em ministrar os conteúdos e direcionar os alunos, podemos assegurar que o ensino do processo de Enfermagem em Angola é permeado por dificuldades e falta de limguagem consensual. Portanto, ações pessoais e institucionais e devem ser realizadas, principalmente a melhoria das entratégias de ensino, revisão das filosofias pedagógicas das escolas, e criação de fóruns de discussão, para garantir qualidade no processo ensino/aprendizagem relacionados ao modo sistematizado de cuidar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gêneros de discurso e ensino: análise de oficina de escrita do livro didático de língua portuguesa do 2º ciclo do ensino secundário de Angola(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-11) Boio, Jeremias Abel Graciano [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis paper aims to analyze which of the discursive linguistic perspectives for language teaching are included in the textbooks adopted in the 2nd cycle of secondary education in Angola that can provide the work with writing evidenced in the speech genres. The collection used in this paper is entitled Portuguese Language 10th 11th and 12th class, organized by Olga Magalhães, Fernanda Costa and Lília Silva. This paper is justified by the fact that the “writing workshop” is a task that promotes the development of the student's writing skills. The theoretical discussion in this dissertation was based on authors: Antunes (2009), Bakhtin ([1992] 2011), Maingueneau (2011, 2015) and Rojo and Barbosa (2015). Three writing workshops were selected in each volume of the Portuguese language collection of the 2nd cycle of secondary education. The criterion used in the selection of workshops is the number of units in the collection and consequently, the number of workshops in the units. In the analysis of the workshops, the following categories of analysis were adopted: discourse genres, contextualization/design of the writing workshops, the thematic axis of the workshops/text collection and Coherence between the activity proposal and the students' age range. The results of the analysis reveal that the concept of adjacent language in the workshops is the concept of language as a communication tool, more specifically linked to mechanical writing, which indicates that the activities of constant textual production in the writing workshops are against the real use of the language evidenced in the speech genres.