Navegando por Palavras-chave "Análise comparativa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa do nível de divulgação das normas de governança: um estudo de caso entre os diferentes tipos de empresas do setor bancário público(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Silva, Vinicius Santos da [UNIFESP]; Silva, José Milton Almeida da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5352679109500589Este trabalho acadêmico se propõe a realizar uma análise comparativa do nível de divulgação das normas de governança corporativa da COSO entre as principais instituições financeiras públicas do Brasil: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia S.A e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. O estudo busca compreender como essas instituições, representando diferentes tipos de empresas do setor bancário público, aborda e comunica as práticas de governança, com base na COSO, através da uma análise comparativa entre o Índice Integrado de Governança, de cada uma das organizações no ano de 2017, 2018 e 2021. Os anos de 2019 e 2020 não tiveram dados publicados devido à pandemia do coronavírus. A pesquisa utiliza uma abordagem empírica e qualitativa, combinando análise documental das divulgações de governança dessas empresas, através das suas Cartas Públicas de Governança Corporativa, para avaliar a transparência e o comprometimento com as boas práticas de governança. Os resultados revelam diferenças na quantidade dos princípios e na forma como as principais diretrizes da COSO são comunicadas, bem como o seu relacionamento com o índice geral de governança do TCU revela a necessidade de melhorias na padronização das normas e documentos públicos sobre o tema. Assim, o estudo oferece informações valiosas aos investidores, reguladores, pesquisadores, mas sobretudo para a sociedade, tendo em vista que muitas das atividades bancárias são financiadas através de tributos, destacando também a importância da divulgação transparente e do compromisso com as melhores práticas para a manutenção da confiança dos stakeholders.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa e compartiva do conteúdo do subfilo chelicerata em apostilas e livros do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Oliveira, Gabriela Fernanda Brito de [UNIFESP]; Bragagnolo, Cibele [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3177272526209973; http://lattes.cnpq.br/1217707701028320A zoologia é o campo da Biologia que estuda as características, comportamentos, desenvolvimento e evolução dos animais. Sua compreensão é essencial para os seres humanos, visto que todos os organismos interagem entre si. Dentro do vasto campo da zoologia, os animais são divididos em táxons, sendo o táxon dos artrópodes de grande destaque pois apresenta a maior diversidade do planeta. O filo Arthropoda é dividido em três subfilos: Chelicerata, Pancrustacea, e Myriapoda. O Subfilo Chelicerata abrange a classe dos aracnídeos, que é a classe de maior diversidade, além de possuir grande importância médica, econômica e ecológica, e também as classes Pycnogonida e Merostomata. Diante da importância do subfilo em diversos aspectos do cotidiano, e também por despertar interesse e fascinação dos alunos e professores por sua diversidade de espécies e relações diretas e indiretas com o homem, este trabalho teve por objetivo analisar comparativa e qualitativamente como o conteúdo do subfilo Chelicerata é abordado nas apostilas e livros didáticos do ensino médio brasileiro, analisando também se os temas de evolução biológica e sistemática filogenética são apresentados anteriormente, servindo de base para o estudo do grupo em questão. Foi verificado que apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram um tópico exclusivo para o subfilo Chelicerata e todos os recursos priorizaram o estudo dos aracnídeos. Os resultados demonstraram que o subfilo, quando mencionado, foi feito muito superficialmente. Além disso, apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram associação do conteúdo com o cotidiano do aluno e nenhum deles preocupou-se com problematização e interdisciplinaridade das questões, focando somente em vestibular. Quanto à apresentação de evolução biológica e sistemática filogenética, apenas dois dos seis recursos, sendo os dois livros didáticos, dispunham do conteúdo anteriormente à apresentação do estudo de zoologia e consequentemente, embasando o estudo dos diversos táxons.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desempenho Econômico-Financeiro versus Sustentabilidade: Uma Análise Comparativa de Empresas do Setor Elétrico Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-28) Micheletto, Matheus Pereira [UNIFESP]; Antonio, Saporito [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento e modernidade, estando profundamente integrada à vida cotidiana e à indústria. Entretanto, o crescimento da demanda energética traz consigo preocupações crescentes sobre os impactos ambientais e sociais da geração de energia. Reconhecendo essa tendência, a B3 no Brasil introduziu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que destaca empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Este estudo propõe uma análise comparativa do desempenho financeiro e sustentável de empresas do setor elétrico listadas no ISE, focando especialmente em COPEL, CEMIG e NEO Energia. O objetivo é entender se o compromisso com a sustentabilidade, demonstrado em relatórios e práticas, influencia diretamente no desempenho financeiro das empresas. Através de uma abordagem metodológica mista, combinando análises quantitativas e qualitativas, o estudo busca fornecer insights sobre a interação entre sustentabilidade e desempenho financeiro no setor elétrico brasileiro. Os resultados apontam, na maior parte, para uma correlação positiva entre sustentabilidade e saúde financeira. Notavelmente, a Neo Energia exemplifica a sinergia entre práticas sustentáveis consistentes e um alto desempenho financeiro. A análise revela diversidade nos resultados entre as empresas, sublinhando a importância de compreender as peculiaridades de cada uma. Uma comparação entre empresas listadas e não listadas no ISE B3 mostra que eficiência operacional e sustentabilidade podem ser complementares. As empresas no ISE B3 demonstram integração da sustentabilidade em suas estratégias de negócios, enquanto aquelas não listadas, embora também apresentem eficiência operacional e rentabilidade, buscam reconhecimento por suas práticas sustentáveis. Conclui-se que a sustentabilidade vai além de um imperativo ético no setor elétrico brasileiro; ela é fundamental para a inovação e crescimento. Sugere-se que pesquisas futuras expandam o escopo para incluir mais empresas e avaliem o impacto das mudanças nas políticas de sustentabilidade. Baseando-se em dados históricos, este estudo pavimenta o caminho para uma compreensão mais ampla da relação entre sustentabilidade e sucesso empresarial no setor.