EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública por Autor "Garcia, Eduardo de Campos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências de escolarização(Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), 2019) de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Garcia, Eduardo de Campos; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a indicação da dislexia ou do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade para explicar o fracasso escolar. Com base em pesquisas realizadas nos últimos anos, o presente estudo analisa criticamente como o tema da patologização da vida escolar é mais abrangente. Essa maior abrangência diz respeito à presença histórica dos laudos em experiências de segregação escolar. E não é somente questão histórica. No atual cenário, a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas é marcada pela subordinação dos argumentos pedagógicos à lógica estigmatizante dos laudos.