EPM - Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando EPM - Livros por Autor "Bonadio, Alessandra Nagamine [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação profissional em álcool e outras drogas: possibilidades e desafios da construção coletiva(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Locatelli, Danilo Polverini; Silva, Eroy Aparecida [UNIFESP]; Opaleye, Emérita Sátiro [UNIFESP]; Amato, Tatiana de Castro [UNIFESP]; Bonadio, Alessandra Nagamine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1146514655934224Esta publicação é fruto da trajetória de reflexões e experiências vivenciadas pelos professores e colaboradores do CRR-DIMESAD-UNIFESP, com a colaboração de professores de outros CRRs, dentre eles os da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, é resultante também da interação construtiva, afetiva e criativa dos autores. Experiências didáticas inovadoras, temas essenciais, desafios e potencialidades da rede de cuidado, supervisão em campo, PBL (Problem-Based Learning - Aprendizado Baseado em Problemas) e formação para além das quatro paredes da sala de aula são alguns dos temas apresentados neste livro. Cada capítulo foi cuidadosamente pensado e desenhado para ampliar as perspectivas dos futuros cursos na área. O livro está organizado em três eixos, com um total de onze capítulos. O Eixo I - Formação profissional na área de drogas: o que sabemos e para onde vamos? - aborda as premissas da literatura que foram ponto de partida para a construção dos cursos, em como o caminho que norteou a proposta. No Eixo II - Princípios básicos para a construção de processos coletivos de formação - estão descritas as experiências de construção do formato dos cursos, os desafios nas áreas de formação profissional, processos políticos envolvidos e cuidados com os profissionais da rede. O Eixo III- Colocando a mão na massa: para muito além das abordagens conteudistas - relata as experiências diretas vividas ao longo dos cursos e também as bases que sustentaram as práticas pedagógicas, sob a perspectiva da Educação Permanente.