Escola Paulista de Enfermagem (EPE)
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A Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo, situada no Campus São Paulo, é uma unidade universitária que exerce atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão. Durante sua história de 75 anos, a EPE – que atualmente mantém intercâmbio científico e cultural com universidades europeias – tem contribuído para o avanço da ciência da Enfermagem por meio de pesquisas inovadoras, aprendizado prático e um firme compromisso com a comunidade.
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Navegando Escola Paulista de Enfermagem (EPE) por Orientador(es) "Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação no processo ensino e aprendizagem: seu significado para o estudante-trabalhador do curso de graduação em enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Klein, Gilmara de Farias Souza [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A expansao do ensino superior privado trouxe a caracteristica de estudante-trabalhadoro com uma realidade predominante no Curso de Graduacao em Enfermagem, nas universidades privadas. Frente a esta realidade e em proximidade com o ensino e a aprendizagem na formacao do Enfermeiro, a reflexao sobre o que se ensina, como se aprende, o que se avalia e como se avalia, tem sido motivo de inquietacao, gerando a seguinte questao: como o estudante-trabalhador do Curso de Graduacao em Enfermagem compreende e vivencia a avaliacao no processo ensino e aprendizagem? Sendo assim, teve-se como objetivo analisar os significados da avaliacao no processo de ensino e aprendizagem na otica do estudante-trabalhador do curso de graduacao em Enfermagem. Foi empregado o modelo descritivo exploratorio e a modalidade documental e empirica de campo, com abordagem qualiquantitativa com acentuacao na perspectiva qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma instituicao de ensino superior privada, situada na Zona Leste da cidade de São Paulo, tendo como participantes 14 estudantes que estavam cursando o setimo semestre, do curso de graduacao em Enfermagem. As informacoes foram obtidas por meio de questionario na escala Likert, entrevista semiestruturada, analise do Projeto Politico Pedagogico e dos planos de ensino. Os dados obtidos por meio dos questionarios foram tabulados e dispostos em graficos. A analise dos dados das entrevistas foi submetida a Analise Tematica. Os resultados mostraram que os sujeitos caracterizam-se por serem em sua totalidade do genero feminino, 93% estao inseridas na area de Saúde, com predominancia da funcao como auxiliares de enfermagem (57%), e utilizavam os finais de semana como periodo de estudo, alem do presencial diurno ou vespertino. Os participantes conceituaram a avaliacao como uma forma de julgamento para o professor verificar se o conteudo foi aprendido ou nao; como processo, capaz de promover um julgamento e direcionar tomada de decisao, objetivando a melhora das praticas pedagogicas e do ensino; e, como funcao restrita de medir e classificar. Contudo, fica evidente entre os participantes a busca por uma forma de avaliacao que avalie o todo, e que a nota opuramenteo nao tem representatividade sobre a sua aprendizagem real, e ainda, a nota pode ser decorrente de condicoes emocionais e da influencia do trabalhar e estudar sobre a condicao de estresse e de aprendizagem. As estudantes trazem sugestoes de uma avaliacao de carater processual, elencam os instrumentos de avaliacao que contribuem para a sua aprendizagem, deixam claro a importancia dos objetivos e criterios da avaliacao, bem como a necessidade do retorno dos resultados da avaliacao, fornecendo ao professor indicacoes de como deve caminhar e reorientar a sua pratica pedagogica. Deixam sobressair que a avaliacao no processo de ensino e aprendizagem e importante, mas que este processo avaliativo, necessita romper com caracteristicas tradicionais, retirar o foco na avaliacao somativa ocarater quantitativoo e centrar-se mais na qualidade da aprendizagem do estudante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Criação de um questionário de conhecimento em Distrofia Muscular de Duchenne (Muscular Dystrophy Knowledge Questionnaire) - DDMKQ(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Klein, Adriana Nathalie [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Pacientes com distrofia muscular de Duchenne (DMD) apresentam durante a evolucao natural da doenca dificuldades fisicas e funcionais progressivas. Ha dependencia de um cuidador, que geralmente e um familiar proximo. Todas as decisoes referentes a complexa rotina de tratamento e enfrentamento da doenca devem ser assumidas por esses familiares, por isso processos educativos sao importantes para aumentar o conhecimento sobre a doenca em suas diversas fases. Avaliar o grau de conhecimento dos familiares perante a doenca DMD pode ser uma boa estrategia para identificar os individuos que necessitem especialmente de intervencoes educacionais, aumentando a aderencia, e efetividade do tratamento e ainda podem contribuir para avaliar a efetividade dos programas de orientacao especificos da equipe interdisciplinar. Objetivo: Elaborar um questionario de conhecimento sobre distrofia muscular de Duchenne para familiares. Metodo: Foram entrevistados neste estudo 14 profissionais envolvidos no atendimento de pacientes com DMD (G1), 13 maes de pacientes com DMD (G2) e 10 pacientes com DMD (G3). O G1 recebeu uma pergunta aberta sobre quais informacoes da doenca DMD e seus tratamentos os familiares e pacientes de DMD deveriam ter acerca da doenca. Os G2 e G3 foram estimulados a relatar todo o conhecimento que possuem sobre DMD e seus tratamentos. Todos os discursos foram transcritos e organizados de acordo com quatro categorias pre-estabelecidas para elaboracao do conteudo do questionario: Genetica, Fisiopatologia, Tratamento e Atividades de vida pratica (AVP´s). Utilizou-se a tecnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSCÆs) para a analise dos dados, extrairam-se as expressoes chaves, as ideias centrais de cada grupo, em cada categoria e montaram-se os DSCÆs, tornando possivel a elaboracao das questoes. Resultados: Foram encontradas diferencas nos DSC´s dos tres grupos, que podem ser relacionados as caracteristicas sociodemograficas e nas diferencas da logica tecnico cientifica dos profissionais da area da Saúde e a logica da percepcao do senso comum da populacao alvo (familiares de paciente com DMD e pacientes com DMD). Elaboraram-se dez questoes de multipla escolha (duas questoes sobre genetica, tres sobre fisiopatologia, quatro sobre tratamento e uma sobre AVP´s). Conclusoes: O questionario de conhecimento sobre distrofia muscular de Duchenne foi elaborado e podera ser uma ferramenta de odialogo mensuravelo do nivel de informacoes pre-adquiridas por familiares de pacientes com DMD, fornecendo dados que poderao ser interpretados pela equipe envolvida, favorecendo estrategias de enfrentamento da doenca e promovendo maior aderencia ao tratamento proposto nas diversas fases da doenca. Necessita ser validado
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo de inserção dos alunos do curso de medicina no cenário de prática: olhar dos gestores e profissionais da saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Araújo, Maria Helena de Mendonça de [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como principal proposito analisar a integracao, ensino-servico no ambito do modulo IESC do Curso de Medicina da UNIFAP, sob a otica dos gestores e profissionais da Estrategia Saúde da Familia, das Unidades Basicas de Saúde que recebem alunos. Nos objetivos especificos, pretendeu-se caracterizar as atividades desenvolvidas pelos profissionais de Saúde na IESC, assim como, identificar as fragilidades e potencialidades da articulacao ensino-servico. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, estruturada a partir de informacoes provenientes de questionarios e entrevistas, envolvendo 43 (quarenta e tres) participantes que preencheram a Escala de LiKert e, 24 (vinte e quatro) que participaram das entrevistas, realizadas nas 04 (quatro) UBS, apos aprovacao do Comite de Etica em Pesquisa da UNIFESP. Na analise dos dados da Escala de Likert, os resultados foram sistematizados e analisados em graficos e quadros e, para as entrevistas transcritas, recorreu-se a analise de conteudo do tipo tematica, organizadas em 04 (quatro) nucleos direcionadores: a) Insercao do ensino nos servicos de Saúde; b) Aprendizagem significativa nos cenarios de praticas; c) Dificuldades e potencialidades da integracao ensino e servico; d) Contribuicao da atividade profissional para o processo ensino-aprendizagem. A revisao da literatura foi realizada com pesquisa bibliografica, abrangendo fontes primarias e secundarias que continham informacoes pertinentes as questoes de interesse da pesquisa. Os resultados revelaram que os gestores e profissionais dos servicos de Saúde comprometidos em ensinar e apreender utilizando a metodologia dinamica e ativa, cujos conteudos praticos se voltam para a comunidade, reconhecem a importancia da integracao ensino-servico, onde o panorama de atuacao esta centralizado na Atencao Basica. Todavia, faz-se necessario um entrosamento entre IES e Servicos de Saúde. Ressalta-se quao importante e a insercao do aluno no cenario de pratica de forma precoce, promovendo um entendimento ampliado do conceito Saúde-doenca. Para tanto, sao imprescindiveis medidas esclarecedoras para coordenadores, gestores, docentes, preceptores sobre integracao ensino-servico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, apresenta reflexões sobre o envelhecimento populacional, os direitos do idoso, a Universidade Aberta à Terceira Idade e a qualidade de vida. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 14 egressos da UATI/UNIFESP. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados apontam a importância dos domínios: psicológico e relações sociais, da qualidade de vida, para o egresso da UATI/UNIFESP e sua melhora após a vivência no curso dessa universidade. Os relatos encontrados citam a importância do curso da UATI/UNIFESP para a sua ampliação de mundo e sua forma distinta de se relacionar com a vida. A ressignificação da vida após a participação no curso da UATI/UNIFESP também foi encontrada, assim como: o aumento da autoestima, a melhora no estado depressivo e a mudança de comportamento, com o idoso experimentando uma maior motivação no seu dia-a-dia. Os resultados confirmam a importância das relações sociais para a qualidade de vida do idoso. A pesquisa demonstrou que a Universidade da Terceira Idade tem alcançado seus objetivos de melhora na qualidade de vida, integração social, desenvolvimento pessoal e coletivo, reconstrução de novos planos de vida e transformação pessoal. É nesse contexto que ela aparece como um local propício para o desenvolvimento do potencial do idoso, seu reconhecimento como indivíduo inerente à sociedade, com suas experiências e particularidades. Esses achados são indicativos de que é possível envelhecer bem e de que a educação, oferecida por programas para a terceira idade, é um poderoso preditor de um envelhecimento feliz e com qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A visão da integração de Ensino Serviço Saúde e Comunidade (IESC), dos alunos de medicina e da equipe de Saúde das unidades básicas do Estado do Amapá(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Rodrigues, Josilene Cristina Onteiro [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2974525500021107; http://lattes.cnpq.br/9723065504877562; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepcao dos academicos do primeiro ano do Curso de Medicina sobre as acoes de integracao de ensino Saúde e comunidade (IESC), no contexto da Atencao Basica de Saúde (ABS), e da visao dos profissionais de Saúde pertencente as Unidades Basicas do Municipio de Macapa do Estado do Amapa. Retrata sobre o papel da Integracao Ensino Servico e Comunidade, como inovacao nos componentes curriculares. A IESC enfatiza, atraves do Pro-Saúde, a reorientacao da atencao e atendimento dentro das UBS, integrando e aproximando alunos academicos de medicina com a realidade da pratica assistida fora das salas de aula. A aprendizagem da IESC tem qualidade da visao do profissional aos riscos a Saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes: modo de vida, condicoes de trabalho, habitacao ambiente, educacao, lazer, cultura, acesso a bens e servicos essenciais. A pesquisa foi aplicada com 11 alunos do 1ª ano e com 12 profissionais de Saúde, que executam a atividade da IESC nas UBS, onde os alunos desempenham suas atividades de campo, a pesquisa quali-quantitativa, com aplicacao de questionario e entrevista. No decorrer dos resultados, tanto os alunos e preceptores da IESC, destacaram a importancia da aplicacao da metodologia dentro do curso de medicina da Universidade Federal do Amapa, citaram ainda as fragilidades e potencialidades deste modelo de ensino.