Terapia Ocupacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Terapia Ocupacional por Orientador(es) "Botteon, Luana Marçon [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As implicações da mercadorização do brincar nos processos de imaginação lúdica sob a perspectiva da terapia ocupacional: uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Aguiar, Marina De Nadai Bertochi [UNIFESP]; Botteon, Luana Marçon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5006923416374499; http://lattes.cnpq.br/7131754683509821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A partir da terapia ocupacional, o brincar é entendido como uma ocupação significativa e fundamental para o desenvolvimento biopsicosocial. O brincar é a primeira ocupação assumida pela criança e também a principal em sua vida, entretanto essa atividade perpassa por diversos fatores pessoais, ambientais e sociais, sendo um desses fatores o capitalismo neoliberal. Nessa sociedade o brincar é desenvolvido a partir de brinquedos industrializados com o papel exclusivo de produção do desenvolvimento infantil e preparação das crianças para o mundo adulto, deixando de lado a liberdade, o lúdico e as fantasias. O presente estudo pretende entender melhor as possíveis implicações do brincar a partir dessa imposição da sociedade e o papel do terapeuta ocupacional nesse contexto. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram realizadas buscas a partir do Scielo, Google Acadêmico, Repositório UNIFESP e Pepsic.
- ItemRestritoRedes de Cuidado na Infância: Reflexões de uma Experiência como Extensionista e Possíveis Contribuições da Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Rossi, Yasmim [UNIFESP]; Botteon, Luana Marçon [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/5006923416374499; http://lattes.cnpq.br/6300462659755547; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa propõe tecer uma reflexão acerca das redes envolvidas no cuidado dispensado às crianças em seu cotidiano e espaços de vida. O trabalho desenvolveu-se a partir de recortes de diários de experiência produzidos enquanto estudante de terapia ocupacional e participante de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Trata-se de um estudo cartográfico, e para tanto, foram feitas análises qualitativas das vivências no projeto de extensão, bem como uma revisitação de conteúdos referentes ao cuidado histórico de crianças e adolescentes. A partir da releitura dos diários e demais materiais bibliográficos, pretende-se discutir as diferentes facetas envolvidas na tessitura de redes de cuidado à infância, e o papel do terapeuta ocupacional na articulação dessas redes.