Terapia Ocupacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Terapia Ocupacional por Orientador(es) "Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Articulando Conceito Freirianos com experiências formativas de um estudante do curso de Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-25) Lima, David Gomes de Lorence [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/8618858408902520; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O artigo que aqui se apresenta pretende narrar três experiências que surgem de projetos de extensão da Unifesp, Campus da Baixada Santista e possíveis articulações destas com conceitos de Paulo Freire. Os projetos de extensão articulam também dentro de sua composição o eixo da pesquisa e ensino. Pensando nos conceitos de Paulo Freire e tendo em vista que estes se articulam entre si, neste texto buscou-se dar ênfase a dois deles, a dialogicidade/diálogo e horizontalidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conceitos fundamentais em terapia ocupacional: incursões sobre a produção dos países do sul(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-18) Luquete, Camilla Fernandes Passos [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/9569328458845716; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em todo campo científico-profissional faz se necessário estudos da arte que indiquem os principais investimentos teóricos e práticos, explicitando abordagens e linguagens e como suas aparições vão se dando no bojo de disputas de poderes no interior do próprio campo de conhecimento em Terapia Ocupacional, influenciados pelo tempo histórico em que a produção se situa, onde passa-se a valorizar determinados aportes em detrimento de outros. Frente a isso, o presente estudo dedicou-se a realizar o mapeamento da produção de conhecimento das Terapias Ocupacionais do Sul, observando as palavras-chave empregadas nos artigos científicos bem como os conceitos fundamentais explicitados pelos autores. Com base em uma revisão de mapeamento, recuperamos os artigos com os termos “terapia ocupacional” e “occupational therapy” nas bases de dados Lilacs, Scopus e Web of Science. O conjunto de dados foi utilizado para construir um mapa descritivo da produção de conhecimento sobre terapia ocupacional no período de 2008 a 2018. Dos artigos incluídos na pesquisa foram categorizados e extraídos os seguintes dados: título do artigo, autores, periódico em que foi publicado, país, ano de publicação, base de dados, resumo, palavras-chave e universidade de lotação dos autores. Observa-se uma pulverização do conhecimento nos descritos dos resumos de alguns artigos analisados e grande dispersão de interesses a partir da diversidade de descritores e sua baixa repetição. Nota-se que muitos trabalhos estão centrados no biomédico e algumas pesquisas se utilizam dos conceitos das áreas educacionais, relações de trabalho e políticas públicas. Conhecer o universo da produção científica nos convida a refletir como só coletivamente articulados, a Terapia Ocupacional pode permanecer sua existência no campo de disputa entre os conhecimentos científicos e como categoria profissional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências juvenis pandêmicas sob a perspectiva da Terapia Ocupacional social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Brandão, Julia Consoli Ferrari Neves [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/1763155254326129; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de CoVID-19 agravou muitas problemáticas não suficientemente enfrentadas pelas políticas públicas sociais do Brasil e afetou de forma desproporcional os diferentes grupos populacionais, dentre eles os jovens negros e periféricos. Este trabalho de pesquisa se dedicou a compreender o modo pelo qual três jovens moradores de uma das periferias e estudantes do ensino médio em uma escola pública, sendo dois meninos e uma menina, da cidade de Santos (SP) foram influenciados pelas circunstâncias da pandemia e como enfrentaram os desafios desse período em seus dados cotidianos. Para tanto, retomou-se os registros dos diários de campo realizados no período de março de 2020 a março de 2022 da própria autora que participou ativamente da vida desses três jovens, bem como 4 entrevistas individuais no mês de Maio nos anos de 2021 e 2022 e conversas coletivas realizadas nos meses finais de 2020. Os resultados demonstram como os jovens se relacionaram com suas famílias no espaço doméstico, com maior sobrecarga para os jovens que tinham irmãos mais novos e para a menina, aprofundando as desigualdades de gênero, bem como os conflitos intergeracionais decorrentes da não incorporação - ou incorporação parcial - das medidas de proteção à CoVID pelos pais, em especial, pelas figuras paternas, na escola entre seus próprios colegas, e no trabalho. Outro elemento de destaque se dá na relação com a escola, seu esvaziamento de sentido e a contradição do excesso/vazio de atividades solicitadas na dispersão de diferentes plataformas virtuais, competindo com as novas atribuições domésticas, com o trabalho remunerado e com as atividades religiosas. Por fim, assinala-se que por meio dessa proposição de caráter investigativo/interventivo pode-se criar um espaço potente de interlocução entre a jovem graduanda de Terapia Ocupacional e estudantes secundaristas, tornando-o, segundo os próprios jovens “portos seguros” em um dado momento profundamente marcado pela insegurança e por conflitos, espaço este onde pode-se (re)elaborar leituras, pensamentos e comportamentos necessários para o enfrentamento de suas realidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Expressões de gênero no processo de cuidado e prevenção durante a pandemia: leituras de um graduando de Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Braz, Leonardo Graco de Oliveira [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/6358005278159296; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo discute as expressões de gênero no processo de prevenção e cuidado durante a pandemia, o lugar desigual ocupado por homens e mulheres nas relações domiciliares/familiares e as diferentes manifestações do sexismo nas questões relativas às mudanças no cotidiano causadas pelo distanciamento físico e isolamento domiciliar. Adota-se a categoria masculinidade hegemônica para analisar o processo de formulação de cotidiano, da redução de participação social e da maneira como homens e mulheres vivem a pandemia. O recorte da investigação foi possível a partir da minha inserção como pesquisador no Projeto: “Desigualdades e vulnerabilidades na epidemia de COVID-19: monitoramento, análise e recomendações”, cujo objetivo geral foi avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 em bairros periféricos de Santos, SP, com foco nas áreas de maior vulnerabilidade. A metodologia considerou a produção de relatórios, diários de campo, participação em todas as fases da pesquisa de campo e o acúmulo de saber empírico. Os referenciais teóricos privilegiam a terapia ocupacional social e a discussão de gênero para análise do processo de limitação ou impedimento da participação social. Dentre as considerações alcançadas neste estudo destacam-se as possíveis contribuições da práxis do terapeuta ocupacional e a pertinência da inserção deste profissional no contexto de reconstrução de cotidianos interrompidos e modificados pela pandemia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Iniciação à pesquisa de jovens secundaristas: luz sobre as trajetórias de vida, escolares e planos de futuro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Souza, Esther Beneveni de [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; https://lattes.cnpq.br/5947234873773502; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa teve como foco investigar os impactos da aproximação com a pesquisa científica na trajetória escolar, projetos de vida e planos de futuro de jovens pesquisadores ainda no Ensino Médio por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). A partir da análise das publicações mais recentes sobre o PIBIC-EM e o saber empírico empregado na convivência e na troca com os estudantes secundaristas, viabilizado pela inserção da pesquisadora e da orientadora no projeto de extensão “Juventudes & Funk na Baixada Santista: território, redes, saúde e educação”, foi possível conhecer a fundo os caminhos trilhados pelos jovens até o momento e quais são os sonhos e desejos que permeiam seus planos para os próximos anos. A pesquisa aconteceu em duas escolas de Santos –SP que o projeto de extensão tem parceria. A partir da participação conjunta nas ações de extensão, a inserção no cotidiano das escolas e nas realidades dos territórios, foram sendo trazidos questionamentos e reflexões para a construção da presente pesquisa, utilizou-se como recurso a aplicação de um questionário semi-estruturado juntos aos jovens, que foi respondido de forma voluntária e sigilosa, com questões relativas às suas experiências e compreensões acerca da sua inserção no cotidiano científico e os impactos gerados nas variadas esferas da vida. Além disso, foram realizadas duas conversas coletivas com os estudantes pesquisadores, uma em cada escola de Santos, e duas entrevistas em profundidade com jovens que participaram do programa, mas já finalizaram o Ensino Médio e estão em um outro momento da vida. A análise desses dados baseou-se na sistematização das experiências desses jovens de forma que suas trajetórias individuais e coletivas sejam compreendidas, de tal maneira que possibilite e fomente novas construções e formas de ser e estar na relação entre escola e universidade. Espera-se trazer com essa pesquisa diferentes narrativas de vida através da perspectiva de jovens que vivem realidades distintas, mas que têm as ferramentas da formação sócio-política e da educação como agentes transformadores de suas possibilidades de futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A maternidade durante o ensino médio e os desafios da permanência estudantil: o acompanhamento singular e territorial de jovens/adolescentes mães de uma escola pública do Município de Santos – SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Massi, Graziela [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; https://lattes.cnpq.br/3095624786912938; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso é um desdobramento de um projeto de pesquisa mais amplo executado por pesquisadores da Rede METUIA – Terapia Ocupacional Social, nomeado: “Cuidado Ativo e Democrático: subsídios teórico- práticos para a implementação de políticas de apoio ao retorno e à permanência de jovens à/na escola no contexto (pós) pandêmico”. Mais especificamente esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de ensino médio regular da Zona Noroeste do Município de Santos e descreve dois acompanhamentos singulares e territoriais de duas jovens mães com desafios cotidianos para permanência estudantil. Dentre os resultados apresentados nesse processo, destacam-se: a existência do desejo de permanecer e concluir o ensino médio concorrendo com as demandas concretas advindas da condição da maternidade, sendo esse um período vivido por ambas de forma solitária. O trabalho apresenta a condição da maternidade atrelada aos desafios da desigualdade de gênero e das desigualdades socioeconômicas, que por um lado, torna fragilizada e escassa a rede social de suporte, por outro lado, evidencia-se uma ausência de políticas públicas sociais que protejam as jovens-mães, bem como assegurem seu direito de permanecer na escola. Enfim, compartilhamos um percurso feito com base em um compromisso técnico-ético- político que poderá contribuir para novas elaborações sobre como constituir acompanhamentos singulares e territoriais sob uma perspectiva da Terapia Ocupacional Social.
- ItemEmbargoReflexões sobre o processo formativo em terapia ocupacional social através do projeto de pesquisa-extensão "Cuidado Ativo e Democrático" na cidade de Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Lima, Fernanda Sales da Silva Mirão [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; http://lattes.cnpq.br/5708017426868336; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso é fruto do meu percurso universitário, em especial da minha participação no projeto de pesquisa multicêntrica “Cuidado Ativo e Democrático: Subsídios Teórico Práticos para a implementação de políticas de apoio ao retorno dos(as) jovens à escola no contexto (pós)pandêmico”, cujo objetivo central é aprofundar as matrizes explicativas para a problemática da evasão escolar, que foi agravada durante o período pós-pandêmico, em vistas de construir um cuidado ativo e democrático que dê conta de proporcionar o retorno e a permanência desses/as jovens à escola. É desenvolvida pela Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social, executado em São Carlos (SP), João Pessoa (PB), Petrolina (PE), Ceilândia (DF), Lagarto (SE) e Santos (SP), nesta última cidade a parceria se dá/deu com a Escola Estadual Padre Bartolomeu de Gusmão, de ensino médio. Este trabalho de conclusão de curso objetiva trazer reflexões sobre o percurso formativo em Terapia Ocupacional Social através da minha experiência nessa pesquisa-extensão, em que busco descrever e analisar como as metodologias empregadas no projeto, suas etapas e ações, contribuíram na minha formação, trazendo reflexões acerca das contribuições pessoais e coletivas ao projeto e alguns de seus desdobramentos, em vistas de discutir também o conjunto de saberes sobre as tecnologias sociais em terapia ocupacional social. No corpo do texto abordarei brevemente sobre o campo da educação para a terapia ocupacional e seu entrelaçamento com o campo social. Por se tratar de uma pesquisa-participante, com o emprego de diferentes recursos metodológicos que culminou em um conjunto rico de informações coletadas por toda a equipe da pesquisa no núcleo de Santos, não farei uma discussão muito esmiuçada sobre todos os dados coletados, mas trarei discussões e descrições sobre esses processos num geral, com reflexões a partir especialmente da minha experiência em cada uma das etapas. Para tal, abordarei do fomento à participação dos jovens pesquisadores às atividades acadêmicas; dos mapeamentos feitos e das buscas ativas aos/às jovens em processo de evasão; das aplicações dos questionários; das entrevistas em profundidade; da consecução dos acompanhamentos singulares e territoriais, da articulação das redes dentro e fora da escola, dos photovoice e encerrarei trazendo alguns apontamentos que percebi, ao longo do percurso, fomentado por nossas diversas discussões em grupo e também partindo da minha própria análise sobre esses processos, do que pode-se deixar como contribuições à continuidade da pesquisa no tema e de como esse processo contribuiu para a minha formação enquanto terapeuta ocupacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologias Sociais na escola pública com jovens: sobre as invenções coletivas e fazeres singulares(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-28) Silva, Daniela de Andrade da [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; https://orcid.org/0000-0002-9654-8593; https://orcid.org/0000-0002-7093-2730; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A presente pesquisa está vinculada às ações desenvolvidas junto a jovens populares urbanos por meio de um Projeto de Extensão “Juventudes e Funk na Baixada Santista: Territórios, Redes, Saúde e Educação” em parceria com Escolas Públicas na cidade de Santos. Justificativa: Tecnologias sociais podem ser entendidas como procedimentos, técnicas, metodologias e recursos que são desenvolvidos junto à comunidade (no caso desse projeto, com os alunos da escola que a extensão acompanha desde 2014) e potencializam suas capacidades, visando a transformação social desses sujeitos através das ações propostas nas atividades e oficinas realizadas. Objetivo: (re)conhecer algumas das contribuições do projeto de extensão na formação dos estudantes da graduação e também visa pontuar algumas discussões e explicitação das contribuições da Terapia Ocupacional Social na criação das tecnologias sociais, explicitando as contribuições dessa área de conhecimento e também apontando alguns dos desafios imbricados pelo trabalho interdisciplinar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que reuniu material a partir de diferentes fontes, a saber: acesso e sistematização do banco de atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2014 a 2019, disponíveis no @drive do projeto de extensão, leitura e análise dos diários de campo dos estudantes de graduação dos cursos de psicologia, serviço social e terapia ocupacional participantes do projeto juventudes e funk; entrevistas com 4 extensionistas da extensão que se disponibilizaram a participar da pesquisa ; Os resultados foram analisados a partir da descrição, composição e comparação das informações coletadas , à luz dos referenciais teóricos que fundamentam os temas-guia do trabalhado, de maneira a permitir e relacionar tecnologias sociais, juventude e adolescência, escola e terapia ocupacional social. Resultados: Foram construídas três eixos analíticos: situando contextos singulares: escola pública e universidade, apresentaremos as singularidades dos campos onde foram planejadas e executadas as atividades da extensão; componentes para o fazer grupal que discutirá como se dava a dinâmica do grupo e as singularidades dos vínculos criados entre os participantes e os executores das oficinas e sua importância para a condução dos objetivos da oficina; os sentidos dos espaços criados pelo projeto de extensão e a potência dos afetos à leitura da terapia ocupacional social no qual a discussão se dá em torno das oportunidades de debates e compreensão destes lugares provocados pelas atividades previamente planejadas e como os afetos que atravessam estes encontros foram sendo acolhidos, entendendo as contribuições da terapia ocupacional social no âmbito da produção de cuidado, um cuidado democrático. Conclusões: Localizar e nomear contribuições do núcleo específico da Terapia Ocupacional Social em um campo interdisciplinar é uma tarefa complexa embora necessária, mas de fato só é possível quando parte da realidade concreta e da escuta sensível dos atores envolvidos na ação, e nesse sentido a escuta de extensionistas de outras áreas foi fundamental para o caminhar desse processo.