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Efeitos Secundários da tributação do setor automotivo: Impactos para segurança dos usuários

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Monografia 2022 - Matheus José V2 (1)-2.pdf (815.9Kb)
Data
2022-07-27
Autor(a)
Ferreira, Matheus José da Silva [UNIFESP]
Orientador(a)
Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadado
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Resumo
A tributação do setor automotivo no Brasil implica na redução da frequência de trocas de automóveis e na adoção de veículos mais modernos. Consequentemente, a frota média brasileira apresenta idade maior do que esperado por um dos maiores produtores de automóveis no mundo, com menos aparatos de segurança como freios ABS, controle de estabilidade ESP e airbags. Logo além de um impacto primário no bem-estar dos consumidores espera-se também um impacto secundário para a segurança dos usuários desse meio. Nesse sentido o problema de pesquisa dessa monografia é: Qual a magnitude do impacto da tributação do setor automotivo para a segurança dos usuários? Para medir esse impacto será calculado o quanto acidentes em automóveis sem airbags, ESP e ABS possuem maior mortalidade que veículos que possuam essas tecnologias. ESP e ABR são itens de segurança que evitam acidentes, logo não seria possível calcular o impacto desses itens na segurança dos passageiros, por outro lado, o Airbag é um item de segurança que visa proteger os ocupantes dos veículos em caso de acidentes. Sendo assim, será avaliado se veículos com airbags possuem acidentes com menores lesões aos condutores e menores taxas de mortalidade.
Palavras-chave
Airbag
Carros
Tributação
Veículos
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64997
Coleções
  • Ciências Econômicas [187]

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