PPG - Bioprodutos e Bioprocessos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 72
  • Item
    Metodologia para criação de índice de hierarquização de municípios para priorização de investimentos em saneamento rural no Estado de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Maccagnan, Rodolfo Emilio Galeti [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/5220367857426337; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Considerando a premente necessidade de priorizar os recursos para investimento em Saneamento Básico, principalmente na questão do Saneamento Rural, o qual historicamente não foi priorizado pelos órgãos governamentais, e a ausência de informações especificas em relação ao saneamento rural, neste trabalho apresentamos os elementos que constituem um Índice de Hierarquização, que busca refletir a vulnerabilidade em relação a esta área especifica, a partir de indicadores objetivos, voltados às condições Ambientais, Sanitárias, de Saúde Ambiental e Socioeconômicas. Foi construído a partir da necessidade de hierarquizar os municípios, visando formular, de forma objetiva, o planejamento estratégico das ações para a universalização dos serviços de Saneamento Rural no estado de São Paulo. O resultado obtido após a aplicação deste Índice apresenta uma metodologia para a hierarquia dos municípios do estado de São Paulo em suas regiões hidrográficas. Diante do exposto, espera-se que este índice possa ser a ferramenta principal a ser utilizada pelas autoridades competentes na difícil tarefa de priorizar de maneira eficaz e transparente os investimentos nesta área.
  • Item
    Efeitos de scaffolds desenvolvidos a partir de compósitos bioativos extraídos de esponjas marinhas no processo de reparo ósseo de ratas osteoporóticas
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Cruz, Matheus de Almeida [UNIFESP]; Renno, Ana Claudia Muniz [UNIFESP]; Granito, Renata Neves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1941145984734628; http://lattes.cnpq.br/7546924431469938; http://lattes.cnpq.br/7546924431469938; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Durante o processo de reparo ósseo, cerca de 5 a 20% dos casos podem culminar em um processo de consolidação anormal e resultar em um atraso na consolidação ou não união óssea. Uma vez este quadro instalado, pode gerar prejuízos na qualidade de vida destes indivíduos, altos índices de morbimortalidade e elevados custos ao sistema de saúde. Desta forma, se faz necessário a investigação de tratamentos que apresentem potencial osteogênico e que tenham a capacidade de acelerar o processo de reparo ósseo. Dentre estes recursos, pode-se evidenciar a aplicação de biomateriais, por exemplo, os materiais bioativos, como o biovidro (BG) e dos provenientes de esponjas marinhas como a biosilica (BS) e a espongina (SPG). Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a biocompatibilidade dos compósitos de BS e BG associados ainda à SPG, por meio de estudo in vitro e in vivo, utilizando um modelo de defeito ósseo em tíbias de ratas osteoporóticas. Para o estudo in vitro, células MC3T3-E1. L929 e CHOK-1 foram analisadas através da viabilidade celular, ensaio de cometa, teste de micronúcleo e vermelho de alizarina. No estudo in vivo foram realizadas as seguintes análises: Histopatológica, histomorfométrica, Análise de colágeno e Imunohistoquímica. O estudo in vitro demostrou que, após 7 dias de cultura celular, houve um aumento significativo de viabilidade celular do grupo controle em comparação com os grupos BS, BS/SPG, BG e BG/SPG na concentração de 100%, nenhum dos materiais apresentou sinais de Genotoxicidade e os materiais apresentaram marcação por vermelho de alizarina. Para análise histológica, in vivo, 15 dias após a cirurgia, os grupos apresentaram tecido de granulação e algumas áreas de tecido ósseo neoformado. Trinta dias após a cirurgia, os grupos revelaram um tecido ósseo neoformado mais maduro e progressiva degradação do material. Todos os grupos tratados apresentaram deposição de colágeno organizado em rede após 30 dias. A análise de imuno-histoquímica demonstrou uma maior imunomarcação para Runx-2 em todos os grupos que receberam implantes de biomaterial, 15 e 30 dias após a cirurgia. Para a análise de OPG, observou-se um aumento da Imunomarcação para BS/SPG e BG/SPG em comparação com CG e BS e BG, 30 dias após a cirurgia. Desta forma, pode-se concluir que os estudos in vitro e in vivo apontaram que as amostras de BS e BS/SPG promoveram maior viabilidade celular e melhores propriedades biológicas nos defeitos ósseos na tíbia de ratas osteoporóticas, destacando o potencial dos compósitos associados a SPG para serem usados como enxertos ósseos em aplicações na medicina regenerativa.
  • Item
    Diversidade e distribuição da macrofauna bentônica na área de influência da APA Costa dos Corais - Japaratinga-AL
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Fernanda Hartmann [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; Borges, Roberto Pereira; http://lattes.cnpq.br/6542363690218845; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/7871768410675117; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O ambiente costeiro é um dos habitats mais importantes, destacando-se os recifes de corais e estuários como os ecossistemas mais relevantes. A macrofauna bentônica, composta por animais associados ao substrato, desempenha papel crucial nos ecossistemas marinhos, sendo utilizada como indicador ambiental. Mollusca, Annelida, Crustacea, e Echinodermata são grupos taxonômicos que ganham destaque por sua diversidade e abundância, sendo Mollusca o mais representativo. A área de proteção ambiental (APA) Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo, é a única Unidade de Conservação (UC) de território exclusivamente marinho. O presente estudo teve como objetivo geral a caracterização da diversidade dos organismos bentônicos de substrato inconsolidado da região de influência da APA Costa dos Corais, Japaratinga – AL, após dois anos do derramamento de petróleo, relacionando os fatores abióticos. Foram selecionadas 16 estações com 4 réplicas independentes, agrupadas em regiões (Estuário Norte, Estuário Sul, Recife raso Norte, Recife raso Sul e Recife Profundo) para analisar parâmetros físico-químicos (pH, oxigênio dissolvido, salinidade, condutividade e temperatura), sedimentológicos (granulometria, matéria orgânica e carbonato de cálcio) e comunidade macrobentônicas, identificada com o auxílio de bibliografia especializada e auxílio de especialistas em taxonomia. Estuário Sul apresentou maior média de pH (8,62) e temperatura (30,2°C) e menor média de condutividade (12,52 mS/cm) e grão médio (366,7μm); Estuário Norte teve maior média de matéria orgânica (11,5g) e carbonato de cálcio (13,39g) e menor média de pH (7,53), oxigênio dissolvido (3,30mg/l), salinidade (8,0psu) e profundidade (0,5m); Recife raso Norte apresentou maior média de oxigênio dissolvido (8,83mg/l), salinidade (36,3psu), condutividade (53,73 mS/cm) e grão médio (1266,7μm) e menor média de matéria orgânica (0,1g) e carbonato de cálcio (0,84g); Recife Profundo teve a maior média de profundidade (10m) e menor média de temperatura (28,9 °C). Entre os táxons encontrados na região estudada, Gastropoda foi o táxon mais expressivo com 80,3% de abundância entre os táxons encontrados. Com a análise de correspondência canônica utilizando os fatores bióticos e abióticos, foi possível identificar formação de cinco grandes grupos (Grupo1: Polychaeta, Scaphopoda e Echinoidea; Grupo 2: Bivalvia; Grupo 3: Malacostraca, Ophiuroidea e Sipuncula; Grupo 4: Gastropoda; Grupo 5: Polyplacophora).
  • Item
    Turismo, problemas ambientais e proposição de um sistema de governança em área protegida na Cidade de Guarujá, SP
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Aranha, Sidnei [UNIFESP]; Fontana, Caio Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1673255403692902; http://lattes.cnpq.br/6283540700345597; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Propósito: O impacto da intensa atividade turísrtica em áreas protegidas tem sido algo preocupante, especialmente em locais com importantes patrimônios culturais e naturais. Algumas tipologias de unidades de conservação (UC) brasileiras permitem o uso do solo para fins de moradia, i.e., Áreas de Proteção Ambiental (APA). Na extremidade territorial de Guarujá, uma comunidade tradicional de caiçaras habita uma praia com elevado potencial turístico e atrativos esportivos, especialmente para a prática de surf. Tais atividades sustentam economicamente a população local, que vive às margens da infraestrutura urbana. Este contexto traz alguns conflitos socioambientais, e.g., problemas sanitários, excessos de resíduos sólidos, dentre outras demandas sociais. Objetivos: Elaborar de um modelo de gestão ambiental autônomo, a partir de uma avaliação da percepção da população local, do estudo de carga e impactos negativos como esgotamento sanitário, para propor um sistema de governança ambiental (novo ou adaptado) capaz de dar autossuficiência para a comunidade tradicional da Prainha Branca. Métodos: Para alcançar os objetivos propostos, este trabalho foi dividido em duas partes principais, a saber: i) uma vasta revisão sistemática pelo método PRISMA sobre sistemas de governança ambiental em diferentes territórios do Norte e Sul globais; ii) um estudo envolvendo percepção socioambiental da população tradicional de caiçaras, a avaliação da capacidade de carga e a proposição de um sistema de governança autônomo para o turismo na região da Prainha Branca. Esse sistema está baseado em um método tarifário e será avaliado por todas as instâncias de regulação do setor. Resultados: A revisão sistemática (PRISMA) apontou diversos modelos de governança ambiental para comunidades isoladas, como por exemplo, a da Prainha Branca (Artigo 1). Dentre tais modelos, o sistema tarifário a partir de um modelo autônomo, gerido pela população local e acompanhado pela gestão pública municipal parace ser o mais adequado para a comunidade tradicional de caiçaras, que têm, sazonalmente, o seu território superexplorado pela atividade turística, extrapolando a capacidade de carga da praia. Conclusão: Caberá ao poder público a implementação de um sistema de governança que possa contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica do território (Artigo 2)
  • Item
    Alterações citogenéticas em indivíduos que fazem uso de terapia antirretroviral, portadores ou não do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Alpire, Maria Esther Suárez [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9969803499258672; http://lattes.cnpq.br/7233486130289112; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Alterações no DNA podem ser observadas através do teste do micronúcleo, uma importante ferramenta de biomonitoramento genotóxico. Este estudo utilizou células esfoliadas da mucosa bucal para avaliar in vivo portadores ou não do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e que fazem uso de terapia antirretroviral (TARV), e as possíveis alterações no DNA. Em relação aos portadores de HIV, o estudo envolveu 39 crianças e adolescentes, com idade de 0 a 19 anos, em estudo comparativo (ou transversal), duplo­cego. Um total de 20 crianças portadoras de HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV), e 19 crianças e adolescentes do grupo controle, pareados em relação ao sexo e idade foram inclusos. No estudo envolvendo adultos, foram examinados 37 indivíduos, sendo 17 do grupo profilaxia pré exposição (PrEP), que faziam uso de TARV, porém não eram portadores do vírus HIV, e 20 indivíduos do grupo controle, pareados por idade, sexo e hábitos, em estudo comparativo, duplo­cego. Os resultados demonstraram que no grupo HIV, as frequências de micronúcleos (MN) (p=0,05), células binucleadas (p=0,001) e, brotos nucleares (p=0,03); apresentaram aumentos em relação ao grupo controle. Nos parâmetros de citotoxicidade, houve aumento com diferença estatística na frequência de cariorrexe (p=0,05). Com relação ao grupo PrEP, os parâmetros de mutagenicidade também estavam aumentados, com diferença estatística significativa para as frequências de micronúcleos (p=0,0001); células binucleadas (p=0,001); e brotos nucleares (p=0,078). Nos parâmetros de citotoxicidade, houve aumento com diferença estatística na frequência de cariorrexe (p=0,001). Adicionalmente, foi realizado o índice de sistema de reparo, representado pela fórmula (CL+CR)/(MN+NB), onde ambos grupos de estudo apresentaram menor capacidade de reparo em relação ao grupo controle. Em suma, o uso contínuo destes antirretrovirais induzem danos citogenéticos e de citotoxicidade em células de mucosa oral nos indivíduos portadores independente da presença do vírus HIV.