O papel da tomografia computadorizada na avaliação das complicações pulmonares de crianças submetidas a transplante autólogo e alogênico de medula ósseaArtigo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-10-30
Autores
Pinto, Luciana Muniz [UNIFESP]
Orientadores
Lederman, Henrique Manoel Lederman [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Demonstrar a importância da tomografia computadorizada (TC) de tórax no diagnóstico das complicações pulmonares após transplante autólogo e alogênico de medula óssea em pacientes da faixa etária pediátrica. Métodos: O estudo incluiu 158 pacientes submetidos a transplante autólogo e alogênico de medula óssea no período de Janeiro de 2008 a Outubro de 2011. Foram analisados os exames de TC de tórax realizados nessa população em um período de até 6 meses pós-transplante por um radiologista com experiência em radiologia oncológica pediátrica. Os achados de imagem avaliados foram correlacionados com a doença de base, o tipo de transplante (autólogo x alogênico) e o tempo pós-transplante. Após a confirmação diagnóstica foi realizada a análise estatística Kappa para avaliar a concordância dos diagnósticos inicialmente propostos pelo radiologista com os diagnósticos finais confirmados. Resultados: Após o transplante, 63 (39,9%) pacientes evoluíram com complicação pulmonar. As doenças de base mais frequentes observadas entre os pacientes foram as leucemias (32,9%) e linfoma não-Hodgkin (15,8%), com relação estatisticamente significante entre leucemia e a evolução com complicação pulmonar (p<0,030). Complicação pulmonar nos primeiros 30 dias foi observada em 31 (56,4%) pacientes. Os diagnósticos pela TC mais frequentes foram edema pulmonar em 29 (52,7%) pacientes, infecção fúngica em 7 (12,7%) e infecção viral em 6 (10,9%). Entre os achados pulmonares na TC, a presença de vidro fosco (p=0,050), derrame pleural (p<0,001), consolidação (p<0,001), nódulo (p=0,001), halo em vidro fosco (p=0,015) e o tempo após transplante (p=0,037) foram relevantes para o diagnóstico da complicação. A análise de concordância Kappa entre os diagnósticos propostos inicialmente e os diagnósticos finais confirmados foi de 0,675. Conclusão: A TC de tórax provou-se como importante método auxiliar para identificação da causa das complicações pulmonares.
Descrição
Citação
PINTO, Luciana Muniz. O papel da tomografia computadorizada na avaliação das complicações pulmonares de crianças submetidas a transplante autólogo e alogênico de medula ósseaArtigo. 2013. 22 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.