Estudo comparativo entre o efeito da metformina e o contraceptivo oral combinado em mulheres com síndrome dos ovários policísticos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-08-28
Autores
Proquere, Livia Pegorer [UNIFESP]
Orientadores
Soares Junior, Jose Maria Soares Junior [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Comparar o efeito da metformina e do anticoncepcional oral em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos. A análise entre os dois tratamentos foi através da avaliação do padrão menstrual, do hirsutismo e do perfil hormonal analisado. MATERIAIS E Métodos: Foi realizado uma revisão de prontuários das pacientes acompanhada na Disciplina de Endocrinologia Ginecológica da Escola Paulista de Medicina. Foram incluídas as pacientes que tinham o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos (conforme o último critério Androgen Excess – Polycystic Ovary Syndrome Society , 2006), idade de 15 a 40 anos, e que aderiram à mudança de estilo de vida. E foram excluídas aquelas que tinham outras comorbidades associadas, ou tinham feito uso de medicações hormonais ou outros tipos nos últimos 6 meses, com desejo de gravidez ou grávidas e, com antecedente de câncer de mama, ovário ou endométrio. Essas pacientes foram divididas em dois grupos: Metformina e anticoncepcional oral. Dentre os parâmetros analisados estavam: Índice de massa corpórea, padrão menstrual, perfil hormonal laboratorial. Foram avaliadas no início do tratamento e a partir de seis meses de tratamento.Resultados: Não houve diferença significante, clínica ou laboratorial, entre os dois grupos analisados antes do início da intervenção. O índice de massa corpórea não se alterou em nenhum grupo após 6 meses do uso de medicação. O grupo anticoncepcional oral obteve melhor xii resposta em relação ao padrão androgênico, avaliado através do índice de Ferriman e acne, e índice de ciclos menstruais (ICM). O grupo metformina também obteve resposta favorável em relação ao ICM, porém com menor repercussão. Em relação ao padrão laboratorial, hormônio luteinizante (LH) e androgênios, a melhor resposta coube novamente ao grupo anticoncepcional. A metformina revelou resposta maior para a resistência a insulina, analisada através do HOMA-IR. Conclusões: O tratamento com ACO foi mais efetivo para melhora do padrão menstrual e hirsutismo, assim como para queda do andrgenio e LH sérico. Porém, o melhor tratamento para a resistência a insulina foi o uso de metformina.
Descrição
Citação
PROQUERE, Livia Pegorer. Estudo comparativo entre o efeito da metformina e o contraceptivo oral combinado em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. 2013. 36 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.