Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos

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Data
2016-02-07
Autores
Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]
Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Recurso educacional
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Resumo
Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos. Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo. Temas Geradores: - Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira. - Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões. - Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos. A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue: Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura • Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa • Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos? • Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões • Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia • Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades • Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral.
Descrição
Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos.
COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de Educação
Coordenação do curso: Antônio Simplício de Almeida Neto
Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)
Citação