dc.contributor.author | Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP] | |
dc.contributor.author | Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP] | |
dc.date.accessioned | 2016-03-08T15:04:31Z | |
dc.date.available | 2016-03-08T15:04:31Z | |
dc.date.issued | 2016-02-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39162 | |
dc.description | Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos. | pt |
dc.description | COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de Educação | |
dc.description | Coordenação do curso: Antônio Simplício de Almeida Neto | |
dc.description | Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico) | |
dc.description.abstract | Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos.
Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo.
Temas Geradores:
- Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira.
- Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões.
- Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos.
A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue:
Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura
• Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa
• Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos?
• Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira
Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões
• Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia
• Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades
• Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados
Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral. | pt |
dc.description.sponsorship | Outra | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] | pt |
dc.relation.ispartofseries | Especialização em Educação em Direitos Humanos | |
dc.rights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Direitos humanos | pt |
dc.subject | Sociedade brasileira | pt |
dc.subject | Sociedade | pt |
dc.subject | Cultura | pt |
dc.subject | Diversidade | pt |
dc.title | Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos | pt |
dc.type | Recurso educacional | pt |
unifesp.extensao | Comitê de Formação Inicial e Continuada (COMFOR) | |