Proposta de um programa básico para a formação do médico residente em radiologia e diagnóstico por imagem

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007-02-01
Autores
Boéchat, Ana Luiza
Sousa, Evandro Guimarães De
Moreira, Fernando Alves [UNIFESP]
Koch, Hilton Augusto
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
OBJECTIVE: To propose a model of a program of medical residence in radiology and diagnostic imaging comprising theoretical and practical training. MATERIALS AND METHODS: The program was based on a literature review and critical analysis, following recommendations from Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Brazilian College of Radiology and Image Diagnosis) and Comissão Nacional de Residência Médica (National Commission for Medical Residency), and based on the program of Accreditation Council for Graduate Medical Education. RESULTS: The present proposal has been developed for a three-year-duration program divided into modules by subspecialties or diagnostic methods. Objectives have been described and targeted proficiencies specified. Evaluation models have been presented and discussed. CONCLUSION: Changes in the current teaching-learning model have become necessary because of the increasing information availability and fast technological development in the latest years. The hierarchical organization of the knowledge acquisition process with essential programmatic contents allows an appropriate education of the future specialist. It is anticipated that the present proposal may contribute to improve the medical residency programs, thus stimulating the implementation of a countrywide model.
OBJETIVO: Propor um modelo de programa para residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, com programa básico de treinamento teórico e de treinamento em serviço. MATERIAIS E MÉTODOS: O programa foi idealizado a partir de uma análise e revisão da literatura, com base nas recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e da Comissão Nacional de Residência Médica, e tendo como modelo o programa do Conselho Americano de Regulamentação de Educação Médica para Graduados. RESULTADOS: A proposta foi desenvolvida para um programa de duração de três anos, dividido em módulos de subespecialidades ou métodos diagnósticos. Foram descritos os objetivos e especificadas as competências a serem alcançadas pelos médicos residentes. CONCLUSÃO: Mudanças no modelo de ensino-aprendizado se tornaram necessárias face ao crescente acúmulo de informações e o desenvolvimento tecnológico. A organização da aquisição de conhecimentos de forma hierarquizada, com um conteúdo programático básico, permite uma formação adequada do futuro especialista. Espera-se que esta proposta possa contribuir como subsídio para o aprimoramento dos programas de residência médica, permitindo a implementação de um modelo em âmbito nacional.
Descrição
Citação
Radiologia Brasileira. Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, v. 40, n. 1, p. 33-37, 2007.
Coleções